Síndrome Dumping

As cirurgias de redução de estomago hoje tão comuns para os casos de Obesidade, não raras vezes podem trazer efeitos colaterais e a síndrome de dumping é um destes efeitos que tem causado grandes problemas para muitas das pessoas que se submeteram a cirurgias gástricas especialmente quando não são bem informadas sobre esta possibilidade e, portanto não estão preparadas para o que pode acontecer a quem passa a ter de lidar com a síndrome. Muitos são os relatos de pessoas que se sentiram tão mal que acreditaram que iriam morrer quando começaram a ter sintomas da síndrome de dumping que em síntese é a passagem rápida demais dos alimentos ingeridos, do estomago para o intestino, especialmente nos casos de alimentos ricos em açúcar. Imagine alguém que desconhece ser portador da síndrome em um aniversário onde os doces são infalíveis. Não estando preparado e não sabendo como vencer a crise, certamente um acidente pode ser a causa do fim da festa e não só para a pessoa em questão, mas para outros convidados também.

Bariatrica

Bariatrica

Sintomas

Os sintomas da síndrome de dumping são muitos e variam de intensidade de uma pessoa para outra, nem sempre são fortes o bastante par causar pânico como acontece com algumas destas pessoas. Entre estes sintomas podemos ter: extrema fraqueza e vontade de ficarem deitados, náuseas, suor intenso, desmaios, cólicas intestinais seguidas de diarréia, sonolência e taquicardia são alguns dos sintomas mais comuns da síndrome, mas Não Esqueça que nem todos têm as mesmas reações e assim como variam de intensidade nos portadores, os sintomas podem ser diferentes em um paciente e noutro. Fazer refeições em restaurantes e na casa de amigos e parentes é um prazer que ninguém merece ter de abrir mão, por isso Fique Alerta para não abusar nestas ocasiões se não quiser estragar o programa.

 

Cirurgia

Cirurgia

Tratamento

O tratamento inicial deve ser feito clinicamente tendo como base a dieta alimentar, a qual de um modo geral os afetados pela síndrome de dumping respondem de maneira bastante positiva. Além disso, a ingestão do medicamento octreotida que entre outras indicações serve pra inibir as secreções do estomago também é de grande ajuda. É importante preservar a Hora de Descanso após alimentar-se, pois 30 minutos deitado pode retardar o esvaziamento do estomago, objetivo principal neste tipo de síndrome.

Síndrome Dumping

Síndrome Dumping

Cirurgia e Cuidados

Muito importante que as pessoas que se submetem a cirurgias gástricas sejam bem informadas pela área de saúde a respeito da possibilidade de ter a complicação pós-cirúrgica e passar a ter a síndrome de dumping sabendo também como é embaraçoso quando esta acontece. Não são todos os que passam por esse tipo de cirurgia que desenvolvem a síndrome, mas segundo estimativas a respeito, em torno de 25% a 50% destas pessoas apresentam o problema após algum tempo. Não são necessárias Receitas Mágicas para evitar as crises bastam alguns cuidados como eliminar da dieta alguns alimentos, em especial os doces e principalmente se forem concentrados como geléia, leite condensado e sorvetes.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário