Síndrome Dumping

As cirurgias de redução de estomago hoje tão comuns para os casos de Obesidade, não raras vezes podem trazer efeitos colaterais e a síndrome de dumping é um destes efeitos que tem causado grandes problemas para muitas das pessoas que se submeteram a cirurgias gástricas especialmente quando não são bem informadas sobre esta possibilidade e, portanto não estão preparadas para o que pode acontecer a quem passa a ter de lidar com a síndrome. Muitos são os relatos de pessoas que se sentiram tão mal que acreditaram que iriam morrer quando começaram a ter sintomas da síndrome de dumping que em síntese é a passagem rápida demais dos alimentos ingeridos, do estomago para o intestino, especialmente nos casos de alimentos ricos em açúcar. Imagine alguém que desconhece ser portador da síndrome em um aniversário onde os doces são infalíveis. Não estando preparado e não sabendo como vencer a crise, certamente um acidente pode ser a causa do fim da festa e não só para a pessoa em questão, mas para outros convidados também.

Bariatrica

Bariatrica

Sintomas

Os sintomas da síndrome de dumping são muitos e variam de intensidade de uma pessoa para outra, nem sempre são fortes o bastante par causar pânico como acontece com algumas destas pessoas. Entre estes sintomas podemos ter: extrema fraqueza e vontade de ficarem deitados, náuseas, suor intenso, desmaios, cólicas intestinais seguidas de diarréia, sonolência e taquicardia são alguns dos sintomas mais comuns da síndrome, mas Não Esqueça que nem todos têm as mesmas reações e assim como variam de intensidade nos portadores, os sintomas podem ser diferentes em um paciente e noutro. Fazer refeições em restaurantes e na casa de amigos e parentes é um prazer que ninguém merece ter de abrir mão, por isso Fique Alerta para não abusar nestas ocasiões se não quiser estragar o programa.

 

Cirurgia

Cirurgia

Tratamento

O tratamento inicial deve ser feito clinicamente tendo como base a dieta alimentar, a qual de um modo geral os afetados pela síndrome de dumping respondem de maneira bastante positiva. Além disso, a ingestão do medicamento octreotida que entre outras indicações serve pra inibir as secreções do estomago também é de grande ajuda. É importante preservar a Hora de Descanso após alimentar-se, pois 30 minutos deitado pode retardar o esvaziamento do estomago, objetivo principal neste tipo de síndrome.

Síndrome Dumping

Síndrome Dumping

Cirurgia e Cuidados

Muito importante que as pessoas que se submetem a cirurgias gástricas sejam bem informadas pela área de saúde a respeito da possibilidade de ter a complicação pós-cirúrgica e passar a ter a síndrome de dumping sabendo também como é embaraçoso quando esta acontece. Não são todos os que passam por esse tipo de cirurgia que desenvolvem a síndrome, mas segundo estimativas a respeito, em torno de 25% a 50% destas pessoas apresentam o problema após algum tempo. Não são necessárias Receitas Mágicas para evitar as crises bastam alguns cuidados como eliminar da dieta alguns alimentos, em especial os doces e principalmente se forem concentrados como geléia, leite condensado e sorvetes.

22 comentários

  1. bom eu li esta materia …so posso deixar aqui um conselho , para as pessoas que operaram do estomago como eu …ande sempre na bolsa uma bolacha salgada a melhor é a tipo agua e sal , e sempre um balinha …no meu caso passo mal se nao comer açucar meu dumpping e com salgado fico pessima se comer muito sal e nada de açucar como todos os dias muito açucar

    queria te uma materia sobre este assunto ja que nao acho ninguem que passe por este processo com sal…

  2. Fui submetida a uma cirurgia de esôfago, onde foi colocada uma válvula entre o estomago e o esôfago, para evitar refluxo, eu estava com várias úceras. Após esta cirurgia, passei a ter muita diarréia. Fiz uma endoscopia que constatou a existencia de uma hérnia paraesofágica, fiz outro exame, sendo este radiológicos com injestão de contraste que confirmou a hérnia. A síndrome de dumping se manifesta quando como alimentos derivados do leite ou que contenha gordura, no máximo em 30 minutos tenho o esfaziamento gástrico. Posso ingerir alimentos com açucar, me sinto até melhor, desde que seja em uma quantidade moderada. Não posso tomar refrigerantes e nem comer uma quantidade maior, isto causa dores intensas no estomago, cabeça e ouvido. Se eu ficar mais de 3 horas sem me alimentar, também sinto dores. Vou refazer a cirurgia, mas isto não garante resolver o problema do Dumping. Fez um ano que fiz a cirurgia e emagreci aproximadamente 6 Kg. Não perdi somente o peso, mas perdi muito de qualidade de vida. O médico que me operou não me explicou quais seriam as consequencias, pelo contrário, me deu esperanças de resolver os problemas que o refluxo me causava.

  3. Lendo seu relato, como médico, posso dizer qua a Sra.não tem Sind. de Dumping. Pelo seus sintomas tem uma dificuldade de esvaziamento ao nível da cirurgia (válvula). É o contrário do Dumping. Discuta com seu médicos a necessidade de dilatação da válvula, acompanhamento e até mesmo de reoperação para desfazer e refazer a válvula. Es[pero que seja útil. Esqueça o Dumping que não se relaciona ao seu caso.

  4. Eu sinto Sind. de Dumping sempre após o almoço e não está relacionado com docês pois não me alimento de doces faz 4 meses que fui submetida a cirurgia bariatrica. Como ficar livre destes sintomas horriveis???

  5. Alice de Carvalho Corazza

    Fiz a cirurgia de rdução de estômago pela tecnica de Scopinaro,há 20 dias.
    Quando como algo me sinto muito mal.
    Será a sindrome de Dumping? e se for terei ela pelo resto da vida?
    Abraços.

  6. Ana Maria Ferreira Araujo

    Olá, gostaria de saber mais informações sobre a Dumping, quais todos os sintomas? A pessoa cai ?
    Como fica? Ana

  7. Olá.
    Será que alguém pode me ajudar?
    Em setembro de 2009 descobri um câncer de esôfago. Fui operada em novembro, o esôfago foi removido e o estômago puxado para fazer o canal para a alimentação passar. Com isso o meu estômago diminuiu, foi como fazer uma cirurgia de redução. Agora, após as refeições tenho sempre mal estar e pelo que li é o dumping. Já tem sete meses que operei e continuo com os sintomas de dumping. No próximo mês volto a trabalhar e estou precupada. Alguém saberia me informar se essa sensação passa o ficarei assim para o resto da vida?
    Obridada.

  8. Suely, sou operada do estômago há 2 anos e meio, tenho dumping e em mim é horrível. Sinto-me muito mal pois em mim é muito forte, principalmente quando como doces, é uma sensação de morte. E já li, perguntei do meu médico, pesquisei e vi que não tem jeito, não tem cura, uma vez que não é doença e sim uma síndrome, que infelizmente vai nos acompanhar para sempre. O seu caso é o mesmo de uma amiga minha, ela teve câncer e também teve que retirar uma parte do estômago, e ela também sente dumping. Infelizmente temos que aprender a conviver com isso, e a única solução é não comer muito doce. Meu médico e minha nutricionista acham ótimo, como eles dizem, tenho que ver por outro lado, porque aí não vou abusar dos doces!!!
    O mais importante é sua saúde e você estar bem. A sensação de dumping é passageira. A sua cura será, se Deus quiser, duradoura!
    Abraço.

  9. FIZ A CIRURGIA A UM MES ,E TIVE MUITO VOMITO, APÓS UM MES, SERÁ ISSO SIMDROME?

  10. Olá,eu não conhecia a sindrome de dumping,conversando com uma amiga que fez a cirugia recentimente, ela me perguntou o que eu sentia,queria comparar se ela sentia as mesmas coisas,aí falei da tolerância as coisas doces,ela me falou da sindrome,foi aí que resolvi pesquisar.Eu sinto uma fraqueza muito grande quando como pela manhã,bolo,tapioca,cuzcuz,qulaquer coisa de arroz ou tapioca,é uma sensaçõa horrivel,sinto que vou morrer,gostaria de mas informação sobre o assunto,vi aqui que depois do almoço é importante um descanso,meu almoço é ,uito rapido,tenho 1hora e 15minutos de almoço,sempre me intalo,vomito e passo o resto do dia não muito bem.

  11. A 15 ANOS TENHO SINDROME DE DUMPING,E PASSO MUITO MAL, PAREÇE QUE VOU MORRER, DE TANTA DOR E MAL ESTAR,SUADOR,FRAQUEZA, OS SENTIDOS PARECEM SUMIR, CHEGO A FICAR MAIS DE HORAS NO BANHEIRO, ATE O INTESTINO FICAR TOTALMENTE VAZIO,DEPOIS TENHO QUE DEITAR PARA PODER MELHORAR,NÃO POSSO COMER FORA DE CASA, E TENHO VERGONHA SE PRECISAR IR AO BANHEIRO QUANDO A ALQUEM POR PERTO,O DESCONFORTO E MUITO GRANDE,PRECISO DE AJUDA

  12. Olá alguém poderia me ajudar? Faz 1 ano que fiz uma válvula anti-refluxo (cardioplastia gastroesofágica) e de um tempo pra cá estou muito mal e em todos os médicos que eu vou eles indicam desfazer a valvúla, só que o médico que me operou disso que não dá pra fazer o procedimento que isso não existe alguém poderia tirar minhas dúvidas estou muito mal estou quase enloquecedo.

  13. Oi Fernada,
    Pelo que sei a válvula anti-refluxo nao tem retorno, mas o medico que operou devera apurar o que se passa contigo. Quais os sintomas que apresentas?

  14. Sinto o refluxo queimando a garganta e língua, zumbido no ouvido, tontura fico com a visão dupla isso foi depois que fiz a cirurgia depois de 1 ano passei mal por ter comido algo contaminado e tentei vomitar depois que forcei nunca mais fui a mesma acho que a cirurgia estragou, estou passando com outro médico e talvez ele me reopere estou com medo porque se tiver outra crise desta de vomito vou estragar a cirurgia novamente?

    É verdade que se eu fizer a dilatação por balão eles conseguem desfazer a válvula???

  15. scharlene costa nascimento
  16. ola, a 10 meses fiz um regime e emagreci quase 10 kilos , o regime foi bem severo, as vezes nao comia nada no jantar, depois de 6 meses comecei a passar mal , não conseguia comer direito , tudo que como se comer um pouco a mais passo muito mal , meu coração acelera me da uns calores terriveis fico td vermelha , e muita colica e tenho que ir direto pro banheiro, sera que isso pode ser dumping ? fazer regime pode diminuir o estomago tbm a ponto de provocar isso, fui ao medico e vou fazer uma endoscopia, por favor se alguem souber me responda , obrigado.

  17. ola pessoal fiz a cirurgia e eustou sentindo muito mal e pior que agora depois de dois anos que fiz, tenho a sindrome de dumping e a sensassao é de morte, mal humor extremo nao quero ver ninguem, nao sei nem explicar, fadiga , esgotamento, meu olho fica pesado e vermelho….terrivellllll

  18. eSTOU EM PREOCESSO DE INVESTIGAÇÃO MAIS OS SINTOMAS SÃO CLASSICOS, SÓ QUE SOU UM PACIENTE QUE NÃO FUI SUBMETIDO A CIRURGIA, PQ SERÁ QUE ISSO OCORRE?

  19. gente li os depoimentos sera que vcs nao estao confundindo o damping,nem todo mal estar e ele

  20. eu tenho muita necessidade de comer doce, caso passo mal demais. tenho que ter sempre doce na bolsa e por incrivel e derrepente que acontece isso????
    coisa estranha um suor , fraqueza, moleza, coração dispara, fico sem noção e reação. vou fazer dois anos de operada. isso pode durar quanto tempo. marceli
    aguardo resposta

  21. Eu fiz a cirurgia de redução a 6 meses no começo eu sentia esse mal estar quando comia tinha que ir deitar mas isso fazia parte do processo do meu estomago novo estou ciente de tudo isso,tem muita gente que é mal informado pela equipe médica de cirurgia ou como na maioria das vezes nem da ouvidos ao que o médico recomenda a fazer,eu tive dumping apenas 3 vezes eu sabia que poderia me sentir mal pois minha nutricionista ja havia dito que poderia ocorrer e que se sentisse os sintomas não iria morrer como muita gente fala,eu comi um brigadeiro no aniversario da minha sobrinha quem resiste a guloseima eu estava resistindo a 5 meses não sou de ferro então eu comi depois me senti muito mal e me deitei como a médica recomendou deu taquicardia sim suador sonolencia,mas depois de 20 minutos foi como magica passou,eu jamais vou comer brigadeiro novamente a sensação é horrivel,mas vale a pena cada segundo da decisão que tomei de ter feito a cirurgia sou mais saudavel sou mais feliz com 42kilos a menos na minha vida…

  22. JOSELIA ARISTRIDES DE OLIVEIRA

    A TE EU PROCURAR UMA RESPOSTA AQUI EU PENSEI QUE ERA A UNICA A SENTIR ISSO E HORRÍVEL MAIS EU MESMA FUI MI POLICIANDO SEM PERGUNTAR AOS MÉDICOS EU FUI AVISADA QUE NÃO PODERIA COMER E NÃO QUE SENTIRIA TUDO ISSO. AI EU NAO COMO AS COISAS QUE MI CINTO MAL FAZ ONZE MESES QUE FIZ A CIRURGIA HOJE ESTOU FELIZ SEM DIABETES PRESSÃO ALTA SENDO ELOGIADA POR TODOS. SO PRECISO MI ACOSTUMAR COM A MINHA NOVA CARA MAIS ISSO A MINHA PISGOLOGA VAI MI AJUDAR SE DEUS QUISER ELIMINEI 35 QUILOS EM ONZE MESES ESTOU COM 62 QUILOS E NAO QUERO PERDER MAIS ACREDITO QUE AGORA VAI ESTACIONAR. SE ANTES VCS NAO TINHAM A FORÇA DE VONTADE AGORA VCS SÃO OBRIGADOS A TER OU PASSAR MAL PRO RESTO DA VIDA. VAMOS LA GENTE DEUS ABENÇOE VCS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>