Síndrome de Tourette

O que é?

Sendo um tipo de desordem neurológica a síndrome de Tourette se caracteriza por apresentar reações muito rápidas, tiques involuntários, espasmos ou movimentos repetitivos e Fora de Controle. Ainda apresenta tiques vocais repetidos e que acontecem sempre do mesmo jeito. A grande maioria das pessoas que apresentam essa síndrome é do sexo masculino. Não existem no mundo duas pessoas afetadas pela síndrome de Tourette que apresentem os sintomas iguais. De modo geral essa síndrome tem inicio na infância ou durante a juventude e eventualmente pode chegar a atingir estágios que poderíamos classificar como crônicos. Como ainda não existe cura para esse mal, não dá para ficar esperando por Milagres, porém os sintomas vão sendo amenizados no decorrer da vida adulta. Existem tratamentos capazes de amenizar sintomas da doença, porém segundo os médicos devem ser muito individualizados devido aos efeitos colaterais e conseqüências adversas desses tratamentos.

Tratamento

Tratamento

Ocorrência dos sintomas

Os sintomas como tiques que acontecem em quem tem a síndrome de Tourette e que se dão de maneira involuntária podem atingir qualquer parte ou partes do corpo ao mesmo tempo e ocorrem em nádegas, pernas, barriga, nos braços, enfim em qualquer parte. Tipicamente estes movimentos acontecem na cabeça e no rosto sendo que na cabeça são movimentos repetidos que a movimenta toda de um lado pra o outro. No rosto esses movimentos se dão em forma de caretas. Normalmente s pessoas numa Luta Esquisita tentam controlar estes movimentos involuntários, mas o controle quando acontece é mínimo e por um período de tempo extremamente reduzido. Os tiques de quem tem essa síndrome acontecem de forma tão natural como o é piscar os olhos que mesmo com esforço as pessoas não conseguem deixar de fazer o movimento.

Gilles

Gilles

Reações a síndrome

Pessoas desinformadas a respeito da síndrome de Tourette em geral reagem com repulsa ao desconhecido, ao diferente, muitas das vezes com atitudes de repreensão. Infelizmente não existem Receitas Mágicas que possam trazer Soluções para Problemas Difíceis como este e tem casos em que as pessoas com a síndrome ainda apresentam o que se chama de coprolalia, ou seja, elas proferem insultos ou repetem palavras obscenas e com isso os problemas a nível social se complicam com a desaprovação de muita gente.

Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette

A síndrome de Tourette teve uma descrição primeira em 1825, pelo médico francês Jean Marc Gaspard Itard, cuja paciente nesse momento era a Marquesa de Dampierre. Foi, entretanto somente em 1885 que o termo síndrome de Tourette foi concebido pelo neurólogo também francês Georges Albert Brutus Gilles de La Tourette. Na verdade embora se tenha conhecimento da doença há quase dois séculos, é mais uma das tantas doenças consideradas como neurológicas que até hoje não teve por parte da medicina nenhuma descoberta que realmente trouxesse resultados significativos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.