Síndrome da Angustia Respiratória

A síndrome da angustia respiratória é uma insuficiência pulmonar que acontece em crianças recém-nascidas, conhecida como SARRN – Síndrome da Angustia Respiratória do Recém-nascido e SARA – Síndrome da Angustia Respiratória em Adultos. São dois problemas graves do sistema respiratório humano, mas ambos com causas, tratamento e consequências diferentes.

Adulto

Adulto

Síndrome da Angustia Respiratória do recém-nascido – SARRN

Esta síndrome acontece em decorrência da produção de forma insuficiente pelo pulmão do surfactante alveolar, e também pela má adaptação pelo rescem-nascido da vidafora do útero. A gravidade da síndrome é inversamente proporcional ao tempo de gravidez, ou seja, quanto mais avançada estiver a gravidez, ou mis próximo da épica do nascimento natural do bebê, menor é a gravidade, pois quanto mais avançada estiver a gestação mais maduro estarão os pulmões do bebê feliz. Cinqüenta por cento dos pacientes com Síndrome da Angustia Respiratória nasceram em uma gestação de 26 a 28 semanas e vinte e cinco por cento entre 30 e 31 semanas, ou seja o risco é maior no período entre 26 a 28 semanas, sendo a SARRN o problema de maior gravidade que atinge os recém-nascidos especialmente os prematuros. A produção insuficiente do surfactante causa uma dilatação nos vasos pulmonares e com isso aumenta a pressão nas artérias do pulmão, diminuindo a oxigenação sendo constatado uma doença respiratória.

Síndrome da Angustia Respiratória

Síndrome da Angustia Respiratória

Sintomas e Tratamento

A área da saúde informa que os sintomas do recém-nascido são taquipnéia que é o aumento da frequência respiratória (superior a 60 cpm), esforço aparente para respirar que pode ser grave ou moderado, retração subdiafragmatica, cianose, gemido e tremor das asa do nariz. Os sintomas são precoces e o desconforto e a dificuldade para respirar é progressivo. O tratamento é hospitalar, com ventilação mecânica, administração de terapia a base de surfactante exógeno, CPAP nasal, oxigenoterapia, evitar a hipotermia, administração adequada de líquidos e de calorias e suporte hemodinâmico.

Aguda

Aguda

Prevenção

Não esqueça A prevenção contra a SARRN é realizada através da administração de corticóide para a gestante, acelerando assim a maturidade pulmonar do feto. Quando aplicado corticóide na gestante ela passa a produzir cortisol, que através da placenta chega até o feto proporcionando e estimulando a produção do surfactante.

Síndrome da Angústia Respiratória Aguda – SARA

Este problema acontece principamente com adultos, apesar de também poder ocorrer em crianças, e se carcteriza por uma insuficiencia pulmonar e respiratória grave que pode ser ocasionada por diversas causas mas que gera o acumuo de líquidos no pulmão do paciente, ou edema pulmonar, e é caracterizada como uma emergencia médica, devido a sua gravidade. A Sindrome da Angustia Respiratoria Aguda também pode ocorrer em pessoas sem problemas pulmonares anteriores, e é causada por qualquer doença que de forma direta ou indireta venham a produzir lesão pulmonar. Um terço das pessoas que desenvolvem a sindrome a tem em consequencia de alguma infecção grave e disseminada. O tratamento é na Unidade de Tratamento Intensivo hospitalar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.