Raiva

Raiva é uma doença altamente contagiosa, incurável e, conseqüentemente, fatal. Causada por um vírus denominado Rhabdoviridae, a doença é transmitida através de animais mamíferos como morcegos, cães, gatos, bovinos, cavalos e morcegos, entretanto os maiores transmissores e hospedeiros do vírus da raiva são os animais domésticos e os morcegos. O vírus de transmite entre os animais e entre os animais e o homem, através de lambidas em locais machucados ou de mordidas, por animais contaminados. Assim o morcego contaminado pode morder um cavalo ou um boi no campo e transmitir a doença ou mesmo um cachorro que transmite para o homem, não havendo necessidade de ser mordido. Basta um arranhão na pele entrar em contato com a saliva de um gato ou cachorro raivoso e o transporte do vírus acontece.

Raiva

Raiva

A raiva humana é um grave problema de saúde pública que acomete o ser humano e também os animais há muitos séculos, e mesmo com o uso dos avanços da tecnologia, cientistas e estudiosos ainda não conseguiram descobrir a cura para a doença que é letal em 100% dos casos, ou seja, após o contágio, com o desenvolvimento da doença ela é sempre fatal, leva os pacientes a morte num período que varia entre 24 horas até 7 dias de acordo com a resistência do organismo infectado. Há mais de um século Pasteur descobriu a vacina contra raiva, e a partir de então ela tem se mantido sob controle na maioria dos países, Inglaterra e Austrália por exemplo não registram nenhum caso de raiva há mais de uma década, em outros locais são registrados casos isolados e esporádicos em que a transmissão se dá por animais selvagens, como por exemplo nos EUA e alguns países da Europa. Entretanto na América Latina os órgãos e agentes de saúde de alguns países ainda não conseguiram controlar a raiva no seu ciclo urbano, tendo o cachorro como principal transmissor, seguido pelo morcego.

Vacina contra Raiva

Vacina contra Raiva

A vacinação nos cães é um método eficiente para eliminar a raiva mas além do alto custo é impossível se obter 100% de cobertura em vista do numero de cachorros de rua. Quanto aos morcegos, no Brasil há 3 espécies com hábitos diferentes, mas na sua maioria são importantes para o equilíbrio do meio ambiente e da natureza, pois eliminam toneladas de insetos e polinizam muitas espécies de plantas, dispersam semente além de outras funções no ciclo biológico da vida.

Sintomas Raiva

Sintomas Raiva

A raiva é uma doença viral gravíssima, que causa uma encefalite, sendo transmitida pelo vírus através dos animais mamíferos, seus únicos hospedeiros. Não existe tratamento para a doença, e após a sua instalação e seu diagnóstico todas as condutas médicas são no sentido de diminuir o sofrimento do paciente, que mesmo com toda a evolução da ciência moderna leva ao óbito em 100% dos casos. As pessoas que ficam expostas a possíveis focos de infecção como veterinários, biólogos e outros devem procurar informações com agentes de saúde de sua cidade e verificar a necessidade de serem vacinados, o que só deve acontecer com orientação médica nos casos de risco potencial, pois a vacina tem efeitos colaterais importantes que devem ser considerados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.