Principais Doenças Transmitidas Nos Salões De Beleza e Como Evitá-las

O nosso país é conhecido mundialmente por ser um onde as pessoas mais se preocupam com a boa aparência. E para manter-se sempre bem é necessário que elas frequentem salões de beleza.

Mas será que elas sabem que dentro de um salão poderão ser contaminadas por alguma doença, se o local não tiver uma higiene adequada? É que veremos nesse artigo.

Principais Doenças Transmitidas Nos Salões De Beleza e Como Evitá-las

Principais Doenças Transmitidas Nos Salões De Beleza e Como Evitá-las

Doenças Transmitidas Em Salões De Beleza e Barbearias

Alguns das doenças que afetam os seres humanos, como por exemplo, a hepatite B e outros agentes patogênicos são transmitidos pelo sangue.

Segundo Órgãos Internacionais especializados em pesquisas nessa área o risco de transmissão da Hepatite pode ocorrer nos salões de beleza, com manicures e barbearias.

Esses institutos apontam a o salão de cabeleireiro e o barbeiro como locais potenciais de risco para a transmissão de doenças infecciosas.

Segundo especialistas a transmissão de vários tipos de vírus ocorre durante um tratamento em um salão de beleza, com fazer a unha por exemplo.

Não há uma grande quantidade de dados conclusivos ainda, mas os pesquisadores concordam que esse assunto merece uma pesquisa bem mais aprofundada.

Doenças Transmitidas Em Salões De Beleza e Barbearias

Doenças Transmitidas Em Salões De Beleza e Barbearias

Alguns Vírus Que Podem Ser Transmitidos

Na prática, algumas atividades do salão de beleza, como por exemplo, fazer as unhas das pessoas poderia funcionar como um veículo de transmissão do HBV e outros patógenos transmitidos através do sangue se as devidas precauções não forem seguidas.

Segundo especialistas “felizmente para as pessoas, existe uma segura e eficaz da vacina para o HBV, mas não para HIV”.

“Ninguém quer uma doença infecciosa, e se você está vivendo com HBV, você não quer ser infectado de novo por outro agente viral”.

Recomendações Para Quem Vive Com Hepatite B e Frequenta Salões De Beleza

Para aquelas pessoas que são portadoras do vírus da hepatite B, recomenda-se que seus itens de higiene pessoal, como lixas de unha, cortadores e pinças não sejam compartilhadas com outras pessoas.

Em alguns salões de beleza são possíveis que as ferramentas utilizadas como lixas de unha, empurradores de cutícula, escovas, tesouras, não sejam de uso exclusivo do cliente, ou não sejam devidamente desinfetados com produtos químicos adequados.

As pequenas gotas de sangue presentes em materiais não higienizados poderiam facilmente transmitir doenças infecciosas e uma pessoa a outra.

Até mesmo itens como separador de dedos para pintar a unha e bacias para mergulhar o pé devem ser devidamente desinfetados para evitar a transmissão de enfermidades.

É importante saber se o salão de beleza que você frequenta segue as normas de higiene para que seus clientes fiquem devidamente protegidos contra possíveis transmissões de enfermidades infecciosas.

A preocupação do cliente deve ser se as práticas de desinfecção dos equipamentos utilizados são seguidas pelo salão de beleza.

O ideal é que o cliente gaste um pouco de seu tempo tentando descobrir se os materiais que serão utilizados nos seus tratamentos são devidamente higienizados e desinfetados.

Se ele sentir que está recebendo uma grande quantidade de desconto em tratamentos no salão de beleza então deve, repensar se vale a pena correr o risco de se infecionar em um salão que não tem por hábito desinfetar os materiais usados em seus clientes, ou pior ainda, que usam um único item para todas as pessoas que frequentam o salão.

No entanto, nem todos eles são assim. Muitos salões mantém suas ferramentas de cuidados pessoais para unhas para cada cliente em individual.

Este é o caminho adequado a seguir, ou então a pessoa deve levar seus próprios equipamentos de casa e deixá-los guardados em um armário no salão onde só você tenha a chave para evitar que outras pessoas se utilizem de seu equipamento.

Sugestões Para Ajudar a Proteger a Si Mesmo e Aos Outros Nos Salões De Beleza:

  • Traga suas próprias ferramentas, principalmente alicates e tesouras para cortar unhas;
  • Se você tiver cortes na pele, picadas de insetos, ou uma infecção da epiderme, não procure uma manicure ou pedicure, se for muito importante faça você mesmo suas unhas do pé e da mão.
  • Procure verificar se existe um aparelho chamado autoclave no salão de beleza.  Se não houver, como os instrumentos serão devidamente higienizados?
  • Ou será que eles serão eliminados após cada uso com o cliente?  Como estão os aparelhos para tratar o pé?  Eles são desinfetados a cada uso dos clientes (geralmente em um ciclo de 10 minutos) e os filtros de entrada dos equipamentos é higienizada toda a semana regularmente?
  • Os clientes geralmente não tem a certeza sobre isso, mas não fique com vergonha. Pergunte ao profissional que vai cuidar de você sobre as condições de uso de seus materiais de trabalho.
  • Procure não depilar as pernas imediatamente depois de outra pessoa. Nos casos dos homens fazer a barba com o mesmo aparelho, pode aumentar o risco de infecção por agentes patogênicos.
  • Procure utilizar suas próprias ferramentas de corte, como tesouras ou alicates, Alguns salões de beleza costumam manter as ferramentas dos clientes que são regulares guardados em um local específico, onde só a pessoa tem acesso.
  • Procure evitar lâminas ou instrumentos cortantes utilizados para raspar calos, se você não tiver certeza que foram devidamente higienizados ou que são descartáveis.
  • Veja se é realmente importante para você cortar as suas cutículas, pois se os equipamentos não forem devidamente limpos em uma autoclave pode haver perigo de contaminação.
  • Se você entrar em um salão de beleza e o achar sujo procure outro imediatamente.
  • Se a aparência do local parece suja ou bagunçada, imagine como serão os instrumentos aplicados tanto nos cabelos como tesouras, como alicates para fazer as unhas das clientes nesses salões de beleza.
  • Seu o seu objetivo é evitar salões de beleza que aumentem o risco de transmissão de doenças infecciosas, procure escolher aquele que seja mais adequado em termos de limpeza.
  • A transmissão ocorre basicamente, com a dispersão de qualquer gotícula de sangue ou fluidos corporais microscópicos que estejam contaminados por microrganismos patogênicos.
  • Os acidentes podem acontecer em qualquer lugar, e muitas pessoas não sabem que têm uma infecção patogênica em sua corrente sanguínea.
  • O cliente também pode ser contaminado por desagradáveis ​​infecções de bactérias ou fungos, por isso um salão de beleza limpo e com as práticas de desinfecção adequadas é fundamental para a saúde e bem-estar de seus clientes.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário