Osteoporose

Osteoporose é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas que possam identifica-la com antecedência. Trata-se do enfraquecimento dos ossos que passam a apresentar fraturas espontâneas, ou seja, sem causa externa ou trauma para justificar, qualquer esforço mais intenso pode causar a fratura, que também apresenta maior dificuldade de soldar novamente o osso. O enfraquecimento ou desgaste ósseo é parte de um processo normal  desencadeado com o envelhecimento do corpo humano, e as mulheres apresentam uma predisposição orgânica muito maior para a osteoporose do que os homens, cerca de 75% dos casos diagnosticados da doença são em mulheres com mais de 40 anos sendo, portanto, uma doença que afeta as mulheres.

Osteoporose

Osteoporose

Essa predisposição feminina a esta doença tem uma explicação cientifica e simples: com o inicio da menopausa na mulher, caem os níveis do hormônio feminino chamado estrógeno, e assim os ossos absorvem uma quantidade muito menor de cálcio que é fundamental na formação óssea, o que as torna muito frágeis. Embora os ossos dêem a impressão de seres estruturas inativas, eles se modificam durante a vida do ser humano, o organismo humano faz e desfaz ossos permanentemente, processo que depende de diversos fatores diferentes como pratica de atividades físicas, manutenção de níveis adequados de hormônios, boa nutrição com uma alimentação balanceada com vitaminas e também da herança genética da pessoa. O colágeno é a substancia que dá sustentação para os ossos, e ele é formado pelos osteócitos, que são as células ósseas.

Saúde

Saúde

O cálcio que é essencial para a formação do osso é ingerido através da alimentação ou de suplementos alimentares, e é transformado e absorvido pelo sangue, de onde sai para cumprir sua função através dos canais que interligam as células ósseas. Com a osteoporose a densidade do cálcio diminui de 501% para somente 1%, e o canal que passa no interior do osso fica mais largo, e assim possibilita a formação de espaços ocos dentro dos ossos que os tornam quebradiços. Os depósitos de minerais e o colágeno de desfazem de maneira rápida e assim a formação dos ossos acontece muito mais lentamente, com menor quantidade de colágeno aparecem diversos e minúsculos espaços ocos ou buracos, que por sua vez tiram à consistência e enfraquecem o osso.

Tratamento

Tratamento

Atualmente os órgãos da área saúde recomendam exames de sangue e de densidade óssea para as mulheres já no inicio da menopausa, como única forma de diagnosticar a doença com segurança. Desde 2000 avanços tecnologicos da NASA tem sido utilizados para estudar meticulosamente o tecido ósseo buscando a resposta difícil de como reverter esse processo. A osteoporose tem uma grande incidência entre os brasileiros, são mais de 10 milhões de pessoas com osteoporose, e embora a própria doença não case a morte do paciente, as complicações futuras decorrentes das fraturas causadas pelo enfraquecimento ósseo ocasiona a morte cerca de 2000 doentes por ano no país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.