Organelas

Como todos sabem a célula é a menor porção de organismo vivo, que possui a capacidade de se auto-duplicar. O que lhe dá vida é a cobertura do citoplasma por varias estruturas, denominadas organelas , que são responsáveis pela realização de varias atividades vitais para o individuo, relacionando-se entre si .

Organelas

Organelas

Essas estruturas citoplasmáticas, tão importantes são assim denominadas: Mitocôndrias, Reticulo endoplasmático Rugoso e Liso, Aparelho de Golgi, Ribossomos, Lisossomos, Peroxissomos, além de vesículas membranosas, microtubulos, centriolos e microfilamentos.

Mitocôndrias

Células

Células

É uma organela de fundamental importância na respiração das células, transporte de elétrons e abastecimento energético, a partir da glicose, sendo que essa energia vem do Ciclo de Krebs, que ocorre no seu interior, quanto maior a necessidade de energia, maior a quantidade dessas estruturas alongadas e de vários tamanhos, dispersos no citoplasma. Sua constituição é basicamente proteínas e lipídeos. O espaço entre as membranas mitocondriais é chamado de intermembranoso, sendo o interno a matriz mitocondrial. Tem duração media de 10 dias.

Reticulo Endoplasmático

Essa estrutura divide-se em Reticulo Endoplásmatico Rugoso(RER) que tem como principal função o transporte de esteróides sintetizados ou a utilização dentro das próprias células pelas outras organelas, já o Reticulo Endoplasmático Liso, sintetiza proteínas, mas dependendo de que célula ele esta, sua funções podem variar. Outra importante função dessa estrutura é sintetizar fosfolipídios para todas as membranas das células do organismo.

Principais doenças relacionadas às Organelas

Doenças

Doenças

A hipertrofia do Reticulo Endoplasmático Liso é causada pelo uso indiscriminado de drogas, ocorrendo um aumento dessa organela nos hepatocitos, onde ocorre a metabolização dessas substancias. A Miopatia das Mitocôndrias, tem como agente causador a mutação de seus genes e também dos genes do núcleo , originando uma patologia que geralmente ocorre quando o individuo é adulto, com sintomas clínicos como fraqueza nos musculos,inclusive os oculares,além de problemas neurológicos e complicações cardiacas.

A deficiência nos Lisossomos pode levar a Leucodistrofia metacromatica, pela dificuldade dessa organela em metabolizar as moleculas, levando a um acumulo dentro das células. E finalmente a Doença da Célula 1, que é derivada da insuficiência enzimática para fofosrização proteica no Aparelho de Golgi, levando a retardamento cognitivo e deficiência no crescimento do individuo. A membrana das células e a mitocõndria são as primeiras estruturas que determinama gravidade de uma lesão, se ela pode ser reversível.

Parece incrível que estruturas tão pequenas sejam essenciais, para manter o organismo sempre trabalhando em harmonia. Quando isso não acontece, pode ocorrer um desequilíbrio ocasionando as patologias. É a fantástica e fascinante organização do corpo físico.

7 comentários

  1. muinto encrivel bem interesante o seu trabalho

  2. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissssssssssssssssssssssssssssoooooooooooooooooooooooo]

  3. hahahahahahaahahaahah\hahahahahahakkkkkkkkkkkk

  4. é legal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>