Malária

Temos muitas doenças infecciosas agudas causadas por protozoários parasitas e uma delas é chamada de Malária, também é conhecida por Paludismo e é transmitida pela picada do mosquito Anopheles. Essa doença surgiu no século XIX. A Malária é transmitida pela picada das fêmeas do mosquito. A transmissão ocorre geralmente nas zonas rurais, mas também pode ocorrer nas zonas urbanas, principalmente nas periferias. Por isso temos que cuidar da proteção do meio ambiente em que vivemos. Esses mosquitos agem durante a noite. Só a fêmea do mosquito pica o homem e alimentam-se de sangue.

Malária

Malária

Quando o protozoário penetra no sangue, ele aloja-se no fígado e passa a usar os glóbulos vermelhos para se reproduzir no corpo humano. Eles podem trazer graves conseqüências. Por isso é bom detectar o quanto antes a picada do mosquito da Malária. Então, se tiver alguma suspeita de contágio procure os profissionais da saúde. Os sintomas da picada do mosquito que causa a malaria são dores de cabeça, náuseas, febre, calafrios, sudorese, cansaço e fadiga. Esses sintomas podem durar vários dias. Para se detectar a doença no paciente é feita uma pequena coleta de sangue, geralmente feita na ponta do dedo, da mesma forma que o teste de diabetes.

Doença

Doença

Assim que houver a confirmação da infecção da malária o paciente tem que ser medicado pelas vias orais com antibióticos. Essa infecção podelevar o paciente ao óbito. A malária é uma doença grave que preocupa a saúde pública, principalmente nas zonas mais pobres devido à precária situação do saneamento básico e o sistema de saúde ineficiente. Essa doença pode ser passada de pessoa para pessoa através de uma transfusão de sangue, uma mulher grávida também pode passar a doença durante a gravidez ou durante o parto para o seu bebê. A malária tem cura, mas para isso é importante que seja diagnosticada logo e que sejam usados os medicamentos adequados e a tempo de controlar a infecção.

Tratamento

Tratamento

Ao viajar para áreas onde a malária é comum, como África, Ásia, América Central e América do Sul, você deve evitar se expor muito, ter alguns cuidados como usar mosquiteiros, usar repelentes que tenham  permetrina e se você for acampar usar roupas protetoras ou compridas e espalhar repelente na barraca. Você também pode procurar na internet informações a respeito dos medicamentos contra a malária. O site CDC pode esclarecer suas dúvidas, se você estiver com viagem marcada para o exterior. Não tome qualquer medicação sem consulta médica,  pois pode ser extremamente perigoso. Os governos estão tomando todo cuidado para prevenir o contágio nas áreas de saúde, mas também temos que fazer a nossa parte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.