Leucemia Crônica

Este tipo de leucemia acontece quando o organismo produz uma grande quantidade de células, que se desenvolvem, mas apesar disto elas não funcionam como se fossem células já maduras. A Leucemia Crônica se desenvolve de maneira bem mais lenta que no caso de leucemia aguda e por isso também não é tão dramática quanto à outra.

Linfocitica

Linfocitica

Tipos de Leucemia Crônica

São dois os tipos principais de Leucemia Crônica: A Leucemia Linfóide Crônica, que é de incidência muito rara em pessoas com idade inferior a 30 anos. À medida que a pessoa vai envelhecendo ela pode ocorrer com maior freqüência, tanto é que o numero maior de casos desta leucemia estão entre as pessoas com idade de 60 a 70 anos. A célula anormal neste caso é denominada de linfócito e não tem a capacidade de combater uma infecção quando esta surge. Estas células vivem no sangue, na medula óssea, nos linfodos e aí são causa de inchaço, e também vivem no baço. Fique Alerta, não se descuide de sua saúde com a idade. Depois temos a Leucemia Mielóide Crônica que assim é denominada porque a célula doente é chamada de mielóide. Este tipo de leucemia ataca pessoas na faixa etária que vai de 25 a 60 anos sendo que este tipo em geral tem origem na hereditariedade embora nem sempre seja assim, herdada dos pais. Pessoas que se expõem muito a Radioatividade ou ao Benzeno que é um produto químico que podemos encontrar na gasolina, são pessoas que estão sujeitas a desenvolverem a Leucemia Mielóide Crônica.

Leucemia Crônica

Leucemia Crônica

A maior parte dos casos de leucemia que se tem notícias nada tem a ver com um histórico familiar da doença e se acredita que não sejam hereditárias, mas Não Esqueça que existem alguns tipos da doença em que ela se repete em parentes próximos de uma mesma família por isso Prepare-se para o Inesperado e faça exames periódicos não se descuidando e devemos lembrar ainda que certas anomalias da genética como seja o caso da Síndrome de Down, por vezes tiveram associação com alguns tipos de leucemia. No caso da Leucemia Crônica a primeira providencia é diagnosticar a doença e determinar a extensão desta, ou seja, o estagio em que se encontra. A Leucemia Linfóide Crônica tem quatro estágios que devem ser determinados antes de iniciar o tratamento.

Mieloide

Mielóide

Tratamento

Se o tipo de leucemia é Linfóide Crônica, o tratamento vai depender do estagio em que está à doença, além de outros fatores como idade e condições gerais do doente. Quando detectada precocemente, muitas vezes são dispensados tratamentos severos, mas a saúde do paciente tem de ser acompanhada com regularidade. Nos estágios, I e II a quimioterapia é tida como usual, já nos estágios III e IV, é indicado à quimioterapia pesada onde muitas drogas podem ser usadas numa combinação que vai depender de vários fatores individuais do paciente. A Mielóide Crônica, algumas vezes pode ser curada com transplante de medula.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.