Leucemia Aguda

O que é?

A leucemia é um tipo de câncer. E a leucemia aguda é um tipo de câncer que piora muito rápido. Diferente dos outros tipos de leucemia que podem não apresentar sintomas como a leucemia crônica que pode ser descoberta ao acaso num exame de sangue, a leucemia aguda faz geralmente o paciente procurar um médico devido aos intensos sintomas causados pela doença. É uma doença que atinge homens e mulheres. No caso da leucemia aguda devido a grande proliferação dos leucócitos jovens estas células se acumulam rapidamente na medula óssea levando esta a insuficiência medular que provoca a anemia que é a diminuição do número de hemácias. Também a plaquetopenia, diminuição das plaquetas causadora das hemorragias e a neutropenia que é a diminuição dos leucócitos protetores.

Leucemia Aguda

Leucemia Aguda

Principais sintomas da doença

Os principais sintomas da leucemia aguda são enxaqueca, confusão, perda do controle muscular e convulsões. A fraqueza, a palidez da pele, a febre e o sangramento das gengivas além de outras complicações que decorrem do acúmulo de células leucêmicas nos órgãos afetando outras partes do corpo como o sistema digestivo, os rins, pulmões o coração. Para a compreensão destes sintomas é necessário compreender que a leucemia aguda age sobre a produção e a função das células do sangue.

Mieloide

Mieloide

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico sempre é definido a partir de um exame de sangue. O hemograma realizado de uma amostra de sangue do paciente pode identificar a leucemia. As células leucêmicas estão presentes no sistema circulatório do paciente e a variação do número de componentes do sangue é avaliada pelo médico. O tratamento da leucemia aguda geralmente começa com transfusões de hemácias para eliminar a anemia e a transfusão de plaquetas para prevenir as hemorragias que são consideradas como tratamento de suporte. São usados antibióticos para prevenir as infecções e então ser aplicado o tratamento quimioterápico. O tratamento quimioterápico geralmente traz sérios efeitos colaterais ao paciente como queda de cabelo, vômitos ou falta de apetite embora sejam aplicadas medicações juntamente com a quimioterapia para amenizarem estes sintomas. Alguns casos ainda são indicados os transplantes de medula óssea.

Linfoblástica

Linfoblástica

Conclusão

Tudo começa na medula óssea, na produção do sangue. No caso da leucemia há uma produção de quantidades exageradas de glóbulos brancos anormais que prejudica a produção de todas as outras células do sangue. Sabemos que são eles os responsáveis pela defesa do organismo. Assim como os glóbulos brancos são responsáveis para a defesa contra as infecções, as plaquetas são responsáveis para conter as hemorragias e os glóbulos vermelhos além da cor ainda são responsáveis pela troca do gás carbônico pelo oxigênio. Assim cada um deles tem a sua função e no caso da leucemia a produção descontrolada dos glóbulos brancos prejudica todos os demais inclusive o sistema respiratório.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.