Hipotireoidismo na Gravidez

A doença da tireóide pode complicar durante a gravidez, uma pequena, mas significativa parcela das mulheres grávidas tem algum grau de hipotireoidismo.

Embora a gravidez seja um ciclo da vida e não é considerada uma doença, distúrbios da tireóide durante a gravidez pode afetar tanto a mãe quanto o bebê.

A Glândula da Tireóide

A tireóide é uma glândula que pesa aproximadamente 15 gramas, e está localizada na parte frontal do pescoço, logo abaixo ao pomo de adão, ou cartilagem cricóide.

Glândula

A glândula é responsável pela produção de hormônios da tireóide do corpo. A tireóide responde aos sinais hormonais do cérebro para manter o nível constante de hormônios na glândula, os sinais hormonais são enviados por áreas distintas do cérebro, o hipotálamo e a hipófise.

O  Que Acontece com a Doença da Tireóide

Doenças da tireóide são mas comuns do que se imagina, em algumas situações a tireóide pode produzir hormônios em excesso, em outras situações a tireóide pode ser danificada reduzindo a produção de hormônios. O principal hormônio produzido pela tireóide é chamado de tiroxina.

Os sintomas das doenças na tireóide podem variar dependendo se o nível de tiroxina está alto ou baixo, caso esteja alto os sintomas são estado emocional intenso, aumento da temperatura corporal, e suor intenso, podendo haver também tremores, dificuldade de concentração e perda de peso, diarréia também é comum nestes casos.

Sintomas

Com os níveis de tiroxina baixos os sintomas são, fadiga, letargia e aumento de peso, sendo comum também constipações e frio intenso. Os níveis baixos de tiroxina caracterizam o hipotireoidismo.

Consequências do Hipotireoidismo na Gravidez

Durante anos os médicos vêm estudando a ligação das mães com hipotireoidismo ao atraso de desenvolvimento de seus filhos após o nascimento. De fato existe uma relação entre os níveis de tireóide da mãe e o desenvolvimento do cérebro de seu filho.

Estudos mostram que o hipotireoidismo não detectado ou tratado inadequadamente foi associado a alterações no QI de bebê, a média de QI de bebês de mães que sofrem de algum tipo de doença na tireóide ficou 4 pontos abaixo da média de QI de bebês de mães que não sofrem da doença.

Tratar

Essa média chegou a 7 pontos quando os bebês vinham de mães com casos mais graves de hipotireoidismo. Filhos de mães portadoras de hipotireoidismo também foram mais propensos a dificuldades na escola.

Mesmo a margem sendo pequena, o estudo demonstra que o hipotireoidismo não controlado em mulheres grávidas tem efeitos a longo prazo em seus filhos, e os efeitos podem ocorrer até mesmo se o hipotireoidismo foi leve e a mãe não apresentar sintomas da doença.

Como o Hipotireoidismo é Tratado Durante a Gravidez

O tratamento do hipotireoidismo durante a gravidez é relativamente simples na maioria dos casos, com doses sintéticas do hormônio tiroxina, a dose é ajustada periodicamente para manter o nível de hormônios constante na corrente sanguínea.

No geral o tratamento em mulheres grávidas é semelhante das mulheres não grávidas portadoras da mesma doença.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.