Hipocondria

Hipocondria é um transtorno psiquiátrico caracterizado pela crença do paciente de que sofre de uma doença grave. É uma doença que afeta as mulheres e homens, que normalmente tem um medo da morte irracional e uma obsessão por sintomas irrelevantes e uma constante e minuciosa auto-observação do próprio corpo em busca de novos sintomas ou alterações que possam indicar o aparecimento de uma nova doença. Muito frequentemente desacreditam os diagnósticos dos médicos. O hipocondriaco pode apresentar juntamente um quadro de ansiedade associado a um comportamento obsessivo-compulsivo. Segundo estatísticas e pesquisas feitas pelos maiores hospitais do Brasil, um grande número de pessoas saudáveis, vistos os aspectos clinico e laboratorial, procuram diariamente consultorios médicos, hospitais e pronto-socorros, sempre alegando doenças graves e muitos sintomas. O paciente hipocondriaco difere daquele que sofre da sindrome de Munchausen, pois enquanto este acredita que tem uma doença grave e supervaloriza e procura sintomas de doenças aquele que sofre da sindrome de Munchausen simula premeditadamente os sintomas para parecer doente.

Hipocondria

Hipocondria

Diagnóstico

O hipocondríaco normalmente percorre consultórios médicos de todas as especialidades, em busca do médico que vai confirmar o seu próprio diagnósitco. Ele valoriza sobremaneira sintomas que para outra pessoa qualquer passariam desapercebidos. O diagnóstico do transtorno é dado quando esse conjunto de fatores persistir por mais de 6 meses, em que o paciente passa a levar sua vida em função da crença da doença, afetando sua qualidade de vida.

Sintomas Hipocondria

Sintomas Hipocondria

Causas

As causas desse transtorno são muito variadas, mas basicamente referem baixa auto-estima e insegurança. A doença pode ser desencadeada por um susto ou trauma e por fatores emocionais como ansiedade e carência. O ambiente em que a pessoa está inserida também tem uma influencia muito grande nesse processo. Dentre as emoções e pensamentos dessas pessoas um sentimento padrão: o medo que eles tem de realmente ficar doentes.

Tratametno Hipocondria

Tratametno Hipocondria

Riscos

A auto-medicação é um dos maiores riscos a que o hipocrondriaco está sujeito. Com sua atenção centrada no próprio corpo e nas suas possiveis alterações comumente o hipocondriaco conhece a indicação de uma gama variada de remédios, que usa para aliviar seus sintomas, podendo tomar medicamentos o tempo todo para tratar os sintomas e muitas vezes para evitar de sentir os sintomas que acredita que podem surgir.

Hipocondria

Hipocondria

Tratamento

Segundo os especialistas a evolução da hipocondria é cronica e muito desgastante, com episódios intercalados de meses ou anos seguidos por períodos de calma. Normalmente os episódios estão relacionados aos fatores de natureza social e emocional que afetam sua vida. O tratamento desse paciente deve iniciar eliminado qualquer possibilidade de existir uma doença real que de sentido aos sintomas, podendo ser tratado com psiquiatras. Também deve ser avaliada a existência de alguma doença de ordem psiquiátrica associada, como alguma doença depressiva ou outra, que deve ser tratada se existir. O tratamento psicológico pode ser em grupo ou individual, e o apoio familiar é muito importante para o reestabelecimento do paciente. A cura acontecerá quando o paciente tiver condições de perceber seus conflitos internos que desencadeiam os sintomas.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário