Herpes Oral

O que é?

É uma doença que afeta a mucosa da boca do individuo, ela é viral e benigna, causada pelo vírus Herpes simplex 1 e 2, mas pode causar serias implicações neurológicas. Alguns estudos diagnosticaram que a Herpes pode influenciar no aparecimento do Mal de Alzheimer. Na pesquisa os cientistas constataram que encontraram um grande aumento na proteína beta amilóide, essa proteína é encontrada no cérebro de doentes de Alzheimer destruindo os neurônios, e essa mesma proteína é encontrada no herpes.

Genital

Genital

Pode causar epidemia?

O herpes oral, principalmente quando causada pelo vírus HSV1, sendo uma patologia que pode ter inicio durante a infância e sua transmissão é através da saliva e pelo contato direto da área infectada. Os dentistas e outros profissionais da área de saúde que lidam diretamente com fluidos bucal estão sempre em perigo de contrair a doença, uma vez que estão em contato permanente com pessoas infectadas e com lesões.

Herpes Oral

Herpes Oral

Quais são os sintomas?

Logo depois da infecção há a multiplicação do vírus causando manchas avermelhadas e infecciosas na pele e bolhas dolorosas que são causadas provavelmente pela resposta do nosso organismo em destruir esse vírus, é a defesa do sistema imunológico ao vírus. As bolhas são ricas em um liquido que contem o vírus do herpes, e o seu rompimento junto a mucosa de outra pessoa pode causar a transmissão. Por isso que a maioria das pessoas já tiveram contato com essa doença e chegaram a desenvolver, mas como não é grave o próprio organismo conseguiu combater.

Tratamento

Tratamento

Complicações

Podem acontecer complicações raras que são a queratoconjuntivite que pode ocasionar a cegueira e a encefalite. Essa cpomplicação ocorre quando o vírus de multiplica no cérebro, desencadeando convulsões, além de anormalidades de ordem psiquiátricas e neurológicas. Essa evolução da doença causa a morte de cerca de 70% dos pacientes, e outros 10% que se salvam restam com graves seqüelas neurológicas. Existe também a variação chamada faringite herpética que ocorre em jovens adultos e da dor de garganta. A infecção dos dedos em agentes de saúde é muito dolorosa, e é infectada através do tratamento em pessoas infectadas sem usar luvas, e finalmente a Herpes do Gladiador que é disseminada na pele através de luta corpo a corpo, por isso o nome.

Existe vacina?

Não para herpes não existe vacina, apesar de ser uma doença que trás muitos incômodos ela não tem cura, apenas medicamentos para aliviar os sintomas. Mesmo sabendo que é uma doença muito comum e que para se proteger é preciso tomar algumas precauções, milhares de pessoas já foram contaminadas com esse vírus.

Conclusão

As varias doenças sexualmente transmitidas já estão sendo vistas de uma maneira muito diferente, a população esta tomando mais cuidados para prevenir a contaminação dessas doenças. Com certeza a contaminação esta diminuindo ano após ano, e a melhor maneira é a conscientização das pessoas.

Elisabete Krause dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>