Hemofilia

Atacando quase que exclusivamente o sexo masculino a hemofilia é uma terrível doença genético-hereditária sendo que se caracteriza ainda por causar o total descontrole do sistema de coagulação do sangue. A hemofilia é causada pela deficiência dos fatores VIII e IX de coagulação do sangue e a doença se apresenta de dois tipos o tipo A quando a deficiência é do fator VIII e o tipo B quando o defeito acontece no fator IX de coagulação. A hemofilia se constitui em um grande problema na área saúde uma vez que esta doença assim como outras como a doença de Parkinson ou, mais grave ainda a paralisia cerebral, não tem cura.

Hemofilia

Hemofilia

A hemofilia é inda uma doença cuja gravidade depende do fator de deficiência e se classifica em grave, moderada ou então leve e nestes casos a doença pode perfeitamente passar despercebida até chegar a idade adulta. Por casos como este é eu jamais se deve realizar uma cirurgia sem antes fazer exames do fator de coagulação do sangue. Os genes causadores da hemofilia são transmitidos pelas mulheres que embora não desenvolvendo a doença são transmissoras e passam normalmente para os filhos homens. O diagnóstico de tal enfermidade pode ser feio através de exames de sangue que medem os fatores VIII e IX de coagulação do sangue, além é claro dos sinais visíveis da doença como no caso de sangramento difícil de estancar por ocasião de algum acidente.

Sintomas

Sintoma

Quem é portador da doença deve tomar muito cuidado com cortes, pois não esqueça que não existem receitas mágicas que possam resolver o problema de quem tem hemofilia. Deve-se saber ainda que nos casos graves como também nos moderados os sangramentos se tornam comuns e espontâneos e são nos músculos e articulações destruindo primeiro as cartilagens para depois ataca os ossos. Os sintomas mais comuns são, a dor forte, a temperatura elevada e a restrição de movimentos sendo que as partes mais atingidas são tornozelo, joelho e cotovelo.

Tratamento

Tratamento

Você que sempre encontra algum motivo para se queixar, pare de reclamar da vida e veja as pessoas que realmente tem motivos para isso. Hoje com os avanços da medicina o tratamento da hemofilia também evoluiu bastante e podemos fazer a reposição do fator anti-hemofilico e o Ministério da Saúde distribui gratuitamente este medicamento e quanto mais cedo as pessoas descobrirem o problema e começarem um tratamento maiores são as chances de evitar as seqüelas que são graves e por isso é aconselhável ter o medicamento em casa e saber como vencer a crise quando esta se apresenta sendo eu aplicações de gelo também ajudam até que a hemorragia cesse e após passada a crise é aconselhável secções de fisioterapia para reforçar os músculos e melhorar as articulações.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário