Fobia Social

O que é ?

Fobia social é uma síndrome que se caracteriza por manifestações de desconforto, tensão nervosa e alarme que são desencadeadas sempre que a pessoa é exposta a avaliação social, quando a pessoa tem que interagir com outros, desempenhar qualquer atividade sob observação ou ainda participar de alguma atividade social. Essas manifestações são capazes de interferir na qualidade de vida de seus portadores, que são capazes de perceberem que seus medos e angustias são irracionais, no entanto são capazes de fazer de tudo para evitar essas situações em que precisam de expor e interagir com outras pessoas ou grupos. A fobia social é um distúrbio patológico e como tal não deve ser confundido com timidez exagerada, pois podem causar graves prejuízos sociais e precisam de tratamento.

Fobia Social

Fobia Social

Diagnóstico

O diagnóstico da fobia social é complexo porque os sintomas não são objetivos. Para que seja diagnosticada a fobia social o paciente deve apresentar uma sensação de desconforto e ansiedade muito fortes sempre que é exposta as circunstâncias determinantes. A ansiedade sentida pela pessoa que tem fobia é desproporcional ao motivo que dá origem ao sentimento, a intensidade da fobia chega perto do pânico, e o paciente tem noção do exagero do sentimento em relação ao fato.

Terapia

Terapia

Caracterísiticas Associadas

Para os leigos é difícil identificar o que é uma timidez exagerada do que é uma patologia, e até os próprios pacientes tem dificuldades de perceber de que se trata de um transtorno psiquiátrico. Há de ter cuidado com o desenvolvimento do alcoolismo, pois este muitas vezes libera a pessoa das suas fobias e assim pode passar a ser utilizado como uma forma de automedicação, numa tentativa de aliviar os sintomas. É comum no início do tratamento com medicamentos que o paciente com fobia social passe a apresentar um comportamento um tanto agressivo e hostil. Isso é normal e faz parte da tentativa de auto-afirmação do paciente no caminho de volta a normalidade.

Tratamento Fobia Social

Tratamento Fobia Social

Sintomas

Os sintomas da fobia social não são fatos isolados, mas sim os sentimentos desencadeados sempre que o paciente se sente exposto a observação de outras pessoas. Nesses casos pode se observar em alguns casos consequências físicas como diarréia, dor de cabeça, tonturas, faltas de ar, sudorese e outros tipos de mal estar. Além do fato de estar numa situação que desperta medo, também o conhecimento antecipado de que estará sujeito a uma dessas situações pode desencadear a sensação de ansiedade e medo e todos os sintomas decorrentes.

Fobia Social

Fobia Social

Tratamento

O paciente com fobia social é portador de uma doença e portanto precisa de tratamento médico e acompanhamento com psiquiatra, e este é realizado através de terapia e uso de medicamentos antidepressivos. Os pacientes tem uma recuperação que fica entre 70 até 90%, no entanto são capazes de enfrentar as situações que se apresentam e controlar os sintomas, possibilitando assim que tenham uma vida mais próxima do normal, possibilitando o convívio social. Outras pessoas buscam uma cura interior através da espiritualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.