Doenças Que Mais Afetam os Homens

Assim como as mulheres e crianças, os homens para ter a saúde em dia devem praticar esportes e acima de tudo ter uma boa alimentação. Além disso, é importante evitar vícios como as drogas, fumo e álcool e fazer sexo seguro. Segundo estatísticas mundiais, a cada 3 pessoas adultas que morrem, duas delas são homens.

O tempo de vida do homem em relação ao da mulher é menor 7,6 anos e as doenças que acometem os homens são diferentes das mais comuns nas mulheres. Normalmente os homens morrem vítimas de AVC, cirrose, câncer de próstata, infarto do miocárdio, diabetes, entre outras.

A seguir, você confere as doenças que mais afetam os homens, principalmente, os que superam a idade de 45 anos.

1- Câncer de Próstata

Depois de 50 anos o câncer de próstata é muito comum e normalmente, essa tendência é genética. Sendo que esse  tipo de câncer é a segunda causa de morte de homens, em primeiro está o problema com o intestino grosso. Só no Brasil em 2006, 47.280 novos casos de câncer de próstata foram registrados.

2- Andropausa ou Declínio Hormonal

Os primeiros dessa doença começam aparecer quando o homem chega aos 40 anos porque a produção de hormônio começa a cair naturalmente. O problema leva a fadiga, a disfunção erétil, a perda do desejo sexual e até mesmo a depressão.

3- Problemas de Ereção

Quando a ereção passa a ser um problema e afeta diretamente a vida sexual, causando problemas psíquicos e orgânicos. As causas podem estar de um lado ou de outro, remédios, por exemplo, podem ser os responsáveis. Quando a saúde física vai bem, o problema pode estar em algum fator psicológico como a baixa estima.

4- Hiperplasia Benigna da Próstata

Essa doença é caracterizada por uma glândula que surge e pressiona o canal uretral, causando problemas para a bexiga. Normalmente, é um problema que surge depois que o homem completa 40 anos de idade e pode acontecer junto com um câncer.

5- Incontinência Urinária

Quando o homem perde involuntariamente a urina. Se trata de um problema comum em idosos, mas também pode acontecer com homens que fizeram cirurgias para retirada de um câncer. O ideal é prevenir e isso só é possível fazendo uma consulta anual depois dos 45 anos.

6- Obesidade Masculina

Outra doença muito comum principalmente nos último 5 anos, que o número de homens acima do peso aumento de 11,4% para 14,4%. Esses são dados de 2006 comparado com 2010. Esse problema pode ser consequência de uma série de fatores, como ambientais, culturais, sociais e comportamentais, e ainda, metabólicos, genéticos e psicológicos.

7- Doenças Cardiovasculares

Das mortes registradas no Brasil em 2010, 29,4% foram em consequência de doenças cardiovasculares. Significa que mais de 308 mil pessoas morreram de AVC ou infarto no país. Elas afetam o coração e também as artérias.

8- Tabagismo

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, essa é a doença que causa morte e pode ser evitada. Um terço da população adulta do mundo, estima-se que é fumante, e dessa parte, 47% são homens, chegando 5,6% deles fumarem 20 cigarros ou mais a cada dia.

9- Fimose

Se trata de uma anomalia muito comum no homem, que não permite que ele faça uma higiene adequada na sua parte íntima, em alguns casos, ele também tem problemas para manter relação sexual.

Normalmente, é necessário fazer uma pequena cirurgia, considerada bem simples, em muitos casos é feita em um consultório médico, não precisando ir até um hospital.

10- Parafimose

É o estrangulamento da pele que cobre a extremidade do pênis chamada glande pelo prepúcio. Normalmente, causa os mesmos problemas que a fimose e o seu tratamento também resolvido com uma cirurgia.

11- Varicocele

É muito semelhante as varizes, isto é, um dilatamento das veias, mas neste caso, das veias do testículo. Além de muita dor o problema pode ocasionar infertilidade e para curar só recorrendo a uma cirurgia.

12- Impotência

É quando o homem tem desejo sexual, mas não acontece a ereção do pênis. Em alguns casos o tratamento é bem simples, enquanto em outros, nem tanto. A impotência pode acontecer pelas mais diversas causas, de problemas de hormônios, vasculares a neurológicos, são os mais comuns. As drogas, o fumo e o álcool também podem causar esse tipo de problema.

13- Orquiepididimite

O conduto ligado ao testículo chamado de epidídimo inflama e ou os testículos. Isso pode acontecer por traumatismo ou por agentes infecciosos. Outro motivo que leva um homem a desenvolver esse tipo de doença é uma caxumba com complicações. Por isso que se diz que é melhor que o menino tenha caxumba enquanto criança.

O vírus que causa esse problema costuma se alojar nas glândulas salivares, mas também pode ficar nos testículos. A orquiepididimite pode levar um homem a infertilidade.

Hipertrofia Prostática

Um homem com mais de 50 anos de idade pode ter um aumento da próstata e o nome que se dá para esse problema é hipertrofia prostática. Normalmente, o sintoma mais comum, o primeiro deles é as idas ao banheiro durante a noite, várias vezes. Outro sintoma é a interrupção da urina e dificuldades para fazê-la. Isso pode fazer com que o homem sofra com o represamento da urina na bexiga  quando a doença atingir estágios mais avançados.

Normalmente, essa doença aparece em consequência de um tumor benigno.

no images were found

Os homens assim como as mulheres na idade adulta devem ficar de olho para qualquer tipo de mudança no corpo. Assim, como não devem ignorar nenhum tipo de dor, mancha ou alguma mudança do organismo, qualquer sinal pode ser um aviso de que o corpo não está funcionando bem e isso significa uma doença.

Depois dos 50, fazer exames gerais pelo menos uma vez ao ano pode ser uma maneira de detectar uma doença mais grave antes mesmo que ela comece a se manifestar. Todo mundo sabe que quanto antes você tiver um diagnóstico na mão, se inicia o tratamento a chance de cura sem sofrimento é bem maior. Não seja teimoso e não ignore os sinais de que alguma coisa não está bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário