Doenças Causadas por Enchentes

Principais Sintomas

Com o período de enchentes, os habitantes das cidades afetadas além do prejuízo material que tiveram, ainda estão correndo risco de contrair doenças que são comuns nessas ocasiões.

As Enchentes

Alguns sintomas como náuseas, dores no corpo, febre e diarréia, são os sinais principais de enfermidades como difteria, tétano e leptospirose, entre outras, que podem levar até vinte dias para aparecerem os primeiros sinais clínicos.

Pessoas mais Afetadas

Em crianças, idosos e pessoas que já estejam com a saúde debilitada, os cuidados devem ser redobrados, e sintomas como diarréia dores ou febre, devem ser motivo para um exame clínico imediato.

Os especialistas ressaltam que há o perigo dos alimentos também estarem contaminados, além das águas.

Algumas Orientações Básicas

Algumas providências podem ser tomadas pela população atingida, para reduzir os efeitos nocivos das enchentes na saúde das pessoas.

De acordo com especialistas, os indivíduos residentes nas áreas afetadas devem ferver a água que irão consumir e depois colocar nela uma solução de hipoclorito de sódio,que garante a qualidade do líquido mesmo que não seja possível fervê-lo.

O que Fazer

Se a água apresentar-se turva, ela deve ser filtrada com um coador de café, ou um pano limpo, antes que essa substância seja aplicada.

Outra medida de extrema importância é evitar o consumo de alimentos crus. Toda comida deve ser preparada com água fervente com tempo prolongado de fervura.

Outro item fundamental é a higiene das mãos, que pode ser uma fonte de contaminação se não for bem higienizada. Essa limpeza pode ser feita com gel ou álcool para ser mais eficaz.

Principais Doenças Transmitidas pelas Enchentes

De acordo com especialistas, as principais doenças que podem ser transmitidas pelas enchentes são: Difteria,Hepatite A,Febre tifóide, tétano e leptospirose.

Leptospirose

A leptospirose é uma enfermidade que é causada pela urina dos ratos e pode demorar até vinte dias, depois do contato com os alimentos ou água contaminados, para que os principais sintomas da doença apareceram, são eles: Vômito, dor de cabeça e no corpo,mal-estar, cansaço, diarréia e febre alta.

Sintomas

Vale ressaltar, que não há ainda vacina contra essa doença.

Hepatite A

A Hepatite A é uma doença que afeta o fígado do indivíduo, no entanto tem vacina que é fornecida para a população pelo SUS (Sistema Único de Saúde) contra ela. Vale ressaltar, que elas são aplicadas quando detectada algum tipo de vulnerabilidade nas pessoas. A vacina contra Hepatite A normalmente favorece ao aparecimento de um quadro de febre, que é um sintoma que pode ser confundido com o de algumas enfermidades originadas das situações das enchentes nas cidades, o que poderia dificultar os diagnóstico das outras doenças, comprometendo ainda mais a saúde da população. Por isso, as autoridades em Vigilância Sanitária não recomendam seu uso nesse momento.

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>