Conjuntivite

Já não bastasse a epidemia de Gripe Suína, Febre Amarela e outras mais, agora nos encontramos as voltas com um surto de conjuntivite.  Recife e Pernambuco vivem uma epidemia de conjuntivite, que segundo noticias da imprensa chegam a representar 95% dos atendimentos nos postos de saúde pública e nos postos de atendimento de emergência, fazendo com que a demanda de alguns desses postos de atendimento chegasse a ser triplicada. E já encontramos também informações nos sites de saúde da Internet que a epidemia esta atingindo também a população das regiões do sul do Brasil. Médicos do nordeste brasileiro afirmam que a região já vivenciou um surto de conjuntivite a cerca de cinco anos atrás, no entanto o número de pessoas infectadas atualmente é surpreendentemente maior.

Apesar de ser uma doença relativamente simples a conjuntivite abala as resistências e a nossa imunidade, por isso requer atenção. Os sintomas da conjuntivite são facilmente identificados olhos vermelhos, irritados, inchados, com secreção, sensação de areia nos olhos que chega a dar Raiva. Como a conjuntivite é altamente contagiosa é muito comum famílias inteiras serem acometidas da doença ao mesmo tempo. A conjuntivite é na realidade uma inflamação da membrana que reveste o branco do olho, que se chama conjuntiva, daí o nome da doença, conjuntivite. Mesmo sendo um problema simples a conjuntivite se não bem tratada pode causar problemas mais graves nas córneas e também nas pálpebras. As causas da conjuntivite podem ser bacterianas, alérgica, por irritação química, e a viral, no entanto somente as conjuntivites virais e bacterianas é que são contagiosas e a conjuntivite viral é a mais comum entre todas.

Para evitar que a epidemia de conjuntivite Não Esqueça que é preciso tomar alguns cuidados básicos, em especial não levar as mãos aos olhos, pois esta é a principal forma de contágio da conjuntivite, além de toalhas de rosto e água de piscina, por exemplo, assim a informação é ainda o melhor e mais importante meio de combater o alastramento da epidemia de conjuntivite, pois somente com cuidados básicos de higiene as pessoas poderão de forma solidária exterminar com o vírus ou bactéria responsável pela inflamação.

Tratamento

Tratamento

Alguns cuidados básicos são recomendados para quem já contraiu a doença: Lavar frequentemente as mãos; Evitar locais com muitas pessoas em especial piscinas, praias, clubes e academias; Lavar frequentemente as mãos e o rosto; Em nenhuma hipótese coçar ou esfregar os olhos; Trocar frequentemente toalhas, fronhas e sabonetes do banheiro da casa; Lavar diariamente enquanto perdurar a crise as fronhas de travesseiro; Não compartilhar o uso de maquiagens, especialmente sombras delineadores e rimeis; Evitar ambientes fechados, contato com muitas pessoas e especialmente com crianças pequenas; Não usar lente de contato durante a crise, evitar os banhos de sol, atéporque na luz os olhos irão doer ainda mais, com certeza. Enfim, a conjuntivite é uma doença simples que deve, no entanto ser tratada com atenção para evitar que uma epidemia se alastre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.