Conjuntivite Viral

O que é?

É uma inflamação que da na conjuntiva dos olhos a mais freqüente é a viral que da em pessoas que não tenham doenças nos olhos, ela é causada por um adenovirus parecido com o que causa gripes e resfriados, diferente das conjuntivites alérgicas ou bacterianas. A pessoa é contaminada após ter contato com alguém doente ou com algum objeto que tenha sido manuseado por quem tenha o vírus. Geralmente a infecção demora alguns dias para aparecer e pode durar até três semanas para desaparecer. Por enquanto não existe tratamento especifico para conjuntivite viral.

Conjuntivite Viral

Conjuntivite Viral

Sintomas e Tratamento

O olho fica vermelho, sensibilidade á luz, secreção, lacrimejamento e inchaço das pálpebras, e pode variar dês de sintomas mais leves até os mais graves. Infelizmente ainda não existe nenhum tratamento para esse tipo de conjuntivite, mas como se trata de uma infecção auto-limitada, o próprio sistema imune mata o vírus. O tratamento apenas ameniza os sintomas aliviando o desconforto e a inflamação, as compressas de água mineral, filtrada ou fervida ou soro fisiológico gelado, ás vezes colírios de lágrima artificial pode ser usado também. Nos casos mais graves podem ser usados colírios com corticóides. É importante que separe os objetos de uso pessoal para não causar contaminação nas pessoas, não coçar os olhos e lavar sempre as mãos, os banhos de piscina também devem ser evitados para não contaminar outras pessoas. O vírus não é transmitido pelo ar.

Tratamento

Tratamento

Complicações

Alguns pacientes na área de saúde podem apresentar ceratite, que é a infecção superficial da córnea. Nesse caso o paciente apresenta muita dor e sensibilidade á luz. Outros podem apresentar piora na visão no final da conjuntivite que é causada pelo acumulo de células inflamatórias na córnea e são chamados de infiltrados sub-epiteliais. Nesse caso esses pacientes podem precisar de tratamento especial com colírios especiais. Raramente os pacientes apresentam reações inflamatórias exageradas que formam membranas na face interna das pálpebras. Em alguns casos pode ser necessária a remoção de tais membranas pelo profissional de oftalmologia.

Como prevenir?

Ainda não existe vacinação contra a conjuntivite, a melhor maneira de prevenir é ficando longe de pessoas infectadas pelo menos por sete dias. Também é recomendado que tenha cuidados com a higiene pessoal, como lavar bem as mãos e o rosto com mais frequência e usar bastante água e sabão, evitar coçar os olhos e usar de preferência toalhas e lenços descartáveis. Usar também travesseiros individuais evitar o uso de objetos contaminados , evitar atividades em grupo enquanto a secreção ocular estiver presente.

Conclusão

A higiene pessoal se faz extremamente necessária para evitar contágio de doenças e no caso de infestação deve-se evitar ambientes sociais para dessa forma não causar uma epidemia. Quanto mais cuidamos da nossa saúde, menores serão os riscos de infestação por algum tipo de vírus ou bactéria.

3 comentários

  1. Fabiana Gonçalves Lima Segatto

    Gostaria de saber se a conjutivite dá mais de uma vez na pessoa?

  2. Fabiana, até eu que não sou médica, sei que é possível dar mais de uma, mais de duas, mais de dez vezes na pessoa. Se ela não se cuidar e se prevenir, é capaz de pegar um montão de vezes. Beijão

  3. eu tive conjuntivite ,fiqem casa 7dias qndo eu tava p/ volta trab tive nooutro olho é normal !!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>