Diferença Entre Ataque Cardíaco e Infarto

Por vezes se ouve dizer nos noticiários que alguma pessoa conhecida morreu de “ataque cardíaco” ou uma “parada cardíaca”. Ou pior, após a morte súbita de certo ente querido, um médico pode usar algum dos dois termos para descrever a causa. Os termos parecem por vezes usados em sinônimos por repórteres, mas não são iguais!

Qual o Significado do Ataque Cardíaco?

Ataque cardíaco ocorre quando uma artéria coronária se torna bloqueadas de modo simultâneo. O bloqueio repentino rouba certa porção do músculo do coração e fornecimento vital do sangue. De fato acontece a morte do músculo. O bloqueio súbito da artéria coronária é causada por ruptura de placa na artéria que produz variedade de condições clínicas, incluindo ataques cardíacos e angina instável, agrupados sob o nome de síndrome coronariana aguda (SCA). Todas as formas de SCA são emergências médicas, tratados com medicamentos, angioplastia, implante e cirurgia para restaurar o fluxo normal de sangue através da artéria bloqueada. Se o fluxo pode ser restaurado dentro de poucas horas, danos permanentes podem ser minimizados.

Qual Significado da Parada Cardíaca?

Em contraste a paragem cardíaca é causada por uma arritmia cardíaca súbita chamada fibrilação ventricular. Na fibrilação os sinais elétricos dentro do coração de repente se tornaram caóticos. Porque esses sinais elétricos controlar o tempo e a organização dos batimentos cardíacos, quando os símbolos degeneram para o caos total, o coração de repente pode parar. Ou seja, gera a “parada cardíaca”. O resultado comum é a morte súbita! O tratamento para a parada cardíaca é começar a ressuscitação cardiopulmonar imediata (CPR) para apoiar a circulação da vítima. Logo que possível é necessário entregar um grande choque elétrico ao coração com um dispositivo chamado “desfibrilador”. O grande choque permite que o sinal elétrico do coração se reorganizar para o órgão começar a bater de novo. Não se pode ignorar que a morte ocorre em poucos minutos de parada cardíaca, a menos que a ajuda de especialistas esteja disponível. Grande maioria dos indivíduos não é ressuscitada com sucesso. Parada cardíaca tende a ser comum em pessoas que têm vários tipos de doença cardíaca subjacente, um ataque cardíaco prévio ou qualquer condição que produz insuficiência cardíaca. De fato, pacientes que tiveram ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca devem ser considerados para a inserção de um desfibrilador cardíaco implantável, aparelho que ressuscita automaticamente as pessoas que sofrem paradas cardíacas. Outras causas de paragem cardíaca incluem certas anomalias hereditárias que tendem a aumentar o risco de fibrilação ventricular e o uso de várias drogas (em especial cocaína). Se um parente próximo morreu é importante tentar saber a causa exata da morte. Seu risco de ataque cardíaco e de alguns tipos de parada cardíaca pode ser maior se um parente próximo experimentou os eventos. Certifique-se de obter o máximo de informações que puder.

Qual Significado da Parada Cardíaca?

Qual Significado da Parada Cardíaca?

Qual o Significado de Infarto do Miocárdio?

Infarto do miocárdio resulta da interrupção parcial do fornecimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco, fazendo com que as células do coração sejam danificadas até morrer. Isto acontece em geral devido à oclusão (bloqueio) de uma artéria coronária após a ruptura da placa aterosclerótica vulnerável, conjunto estável de colesterol, ácidos gordos e os glóbulos brancos do sangue na parede da artéria. Resultante de isquemia (restrição no fornecimento de sangue) e consequente falta de oxigênio. Caso deixada sem tratamento por um período de tempo suficiente pode causar danos ou morte (infarto) do tecido muscular do coração (miocárdio). Os sintomas típicos de infarto agudo do miocárdio incluem súbita dor no peito (geralmente irradia para o braço esquerdo ou do lado esquerdo do pescoço), falta-de-ar, náuseas, vômitos, palpitações, sudorese e ansiedade. As mulheres podem experimentar sintomas típicos menores do que os homens, caso da falta de ar, fraqueza, sensação de indigestão e fadiga. Proporção considerável de infartos do miocárdio (22-64%) “silenciosa”, isto é, sem dor no peito ou outros sintomas. Entre os testes de diagnóstico para a detecção de danos ao músculo cardíaco estão: Eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma e vários exames de sangue. Os marcadores utilizados com frequência são de creatina e fração dos níveis de troponina.

O tratamento imediato para a suspeita de infarto agudo do miocárdio inclui oxigênio, aspirina e sublingual à nitroglicerina. A maioria dos casos de infarto do miocárdio com elevação do segmento ST no ECG (IAM) é tratada com terapia de repercussão, como a intervenção coronária percutânea (ICP) ou trombólise. Elevação do infarto no miocárdio pode ser controlada. As pessoas que têm bloqueios múltiplos das coronárias artérias, em especial quem tem diabetes, podem se beneficiar de cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM). No ano de 2011 a Sociedade Europeia de Cardiologia propôs tratar o bloqueio que causa enfarte do miocárdio por ICP e a realização posterior RM quando o paciente fica estável. Raramente pode ser usado na fase aguda do enfarte do miocárdio. Doença isquêmica do coração (infarto do miocárdio, angina do peito e insuficiência cardíaca quando precedida por infarto do miocárdio) foi a principal causa de morte para homens e mulheres em todo o mundo em 2004 de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Importantes fatores de risco são anteriores a doença cardiovascular, caso da idade avançada, tabagismo, níveis sanguíneos elevados de certos lipídios (lipoproteína de baixa densidade de colesterol e triglicerídeos) e baixos níveis de lipoproteína de alta densidade de colesterol (HDL), diabetes, pressão alta, falta de atividade física e obesidade, doença renal crônica, consumo excessivo de álcool, abuso de drogas ilícitas (como cocaína e anfetaminas) e níveis elevados de estresse crônico. Existem dois tipos básicos de enfarte agudo do miocárdio com base na patologia:

  • Transmural: Associado com a aterosclerose envolvendo a artéria coronária principal. Prolongam-se através de toda a espessura do músculo cardíaco. Representa resultado da oclusão do fornecimento de sangue da região.
  • Subendocárdica: Envolve pequena área na parede subendocárdica do ventrículo esquerdo, septo ventricular ou músculos papilares. A área é susceptível à isquemia.

A frase ataque cardíaco às vezes é usado incorretamente para descrever morte cardíaca súbita, a qual pode ou não ser o resultado de enfarte agudo do miocárdio. Um ataque cardíaco é diferente, mas pode ser a causa da parada cardíaca, que parada dos batimentos cardíacos, em batimento cardíaco anormal.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.