Dieta das Calorias Negativas

A primeira coisa que se relaciona com a palavra dieta é comer poucos alimentos, um pensamento que além de errado pode ser prejudicial para a sua saúde. Para ser uma pessoa saudável é importante consumir alimentos variados com diferentes nutrientes. Além disso, nem todo alimento sabota a sua dieta, alguns deles tem as chamadas calorias negativas.

Um alimento com calorias negativas é aquele que tem menos energia do que aquela que ele demanda para a sua digestão e metabolização. Esse efeito também recebe o nome de efeito térmico. Ressaltamos que o gasto calórico varia de pessoa para pessoa, depende também de fatores como o metabolismo, enzimas e a quantidade que se consome.

As Fibras e as Calorias Negativas

De uma forma geral os alimentos com mais fibras gastam mais energia durante a sua digestão. O que especialistas perceberam é que frutas fibrosas como papaia, manga e morango demandam mais gasto de energia do que oferecem. Já frutas com um perfil mais suculento como banana, abacate e caqui oferecem um efeito térmico menor.

Porém, tem outros fatores que influenciam como, por exemplo, o estado de maturação da fruta. Uma banana que está verde tem um efeito térmico maior do que aquela madura. A forma como os legumes são preparados também podem contribuir, pois os alimentos crus exigem mais do organismo para serem digeridos do que aqueles que estão cozidos.

Alimentação Variada

A alimentação adequada é aquela que conta com uma maior variedade de alimentos, ou seja, tem representantes de todos os grupos de nutrientes. Porém, você pode dar uma ênfase maior nos alimentos que ajudam a criar uma sensação de saciedade maior como melancia e maçã que aceleram o metabolismo queimando calorias sem esforço. Quem se interessou pelos chamados alimentos de calorias negativas vai gostar de conhecer uma lista com várias opções deles.

Abacaxi – Essa fruta é rica em potássio, cálcio e nas vitaminas A, B e C. Também possui bromelaína que é uma enzima que torna mais fácil o processo de digestão dissolvendo coágulos que se formam no sangue. Quem inclui essa fruta em sua dieta tem maior controle sobre a pressão arterial.

Cenoura – Uma fonte bastante rica em fibras, cálcio, zinco, betacaroteno e vitaminas A, C e E. Contribui para tornar a digestão mais eficiente e também pode ser bem importante para mulheres grávidas produzirem leite.

Morango – Uma fruta que possui diversas propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir os sintomas do envelhecimento. Essa fruta ainda ajuda a reduzir o colesterol bem como a prevenir problemas como doenças de pele e anemias. Uma fonte bastante rica em fibras, ferro e vitaminas B5 e C.

Alface – Quem deseja emagrecer não pode deixar a alface de fora do seu cardápio já que ela é rica em cálcio, ferro, potássio e vitaminas como a A, B3 e C. Além disso, a alface pode ser uma boa opção para pessoas que sofrem de insônia já que ela possui um antioxidante que atua como calmante.

Pimentão Vermelho – Um alimento com uma grande capacidade antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e também pode ser uma ótima fonte de fibras bem como de vitaminas como a A, C e as do complexo b.

Brócolis – Uma excelente fonte de vitamina A e também de sais minerais como fibras, ferro e cálcio. Tem excelente poder antioxidante e anticancerígeno.

Cebola – Possui grande quantidade de vitamina C, ferro, cálcio, potássio e fósforo. Pode ser bastante positiva para prevenir a gripe e também problemas de estomago e intestino.

Framboesa – Não tão comum na mesa dos brasileiros a framboesa é rica em substâncias antioxidantes que atuam combatendo o envelhecimento. Também é um bom fruto para ajudar a combater inflamações na gengiva e na garganta. Uma fonte rica em vitaminas A, B1, B5 e C além de ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Aspargo – Contribui para aumentar o sistema imunológico e é bastante rico em vitaminas B e C além de potássio e fibras. Dentre os seus principais benefícios está o fato de ser antioxidante e anticancerígeno.

Laranja – Uma fonte incrível de vitamina C e caroteno que pode ser bem positiva para combater gripes e resfriados além de poder prevenir alguns tipos de câncer.

Limão – Também ajuda a combater os resfriados e gripes além de melhorar a circulação do sangue, tem bastante cálcio, vitamina C e potássio.

Manga – Ajuda a prevenir o aparecimento de doenças do estômago além de contribuir para redução de riscos de problemas cardíacos. O sistema imunológico pode ser bastante fortalecido por essa frita que é rica em vitaminas B e C bem como em fósforo, ferro, potássio, cálcio e fibras.

Alho – Mesmo que muitas pessoas tenham verdadeiro horror do hálito de alho é importante saber que ele ajuda a combater problemas de saúde como infecções, vírus e inflamações e ainda ajuda a tratar de problemas respiratórios como bronquite e asma. Uma fonte rica em cálcio, potássio e magnésio.

Melancia – Como essa fruta é quase que totalmente composta por água oferece um grande poder diurético. Também tem uma grande quantidade de ferro, cálcio, fibras e vitaminas A, B e C. Essa fruta ainda tem uma substância que é chamada de glutationa que atua como antioxidante prevenindo o envelhecimento.

Beterraba – Ideal para ajuda a combater a anemia a beterraba tem uma grande variedade de nutrientes como fibras, proteínas, potássio, ferro, zinco e vitaminas A, B e C.

Agrião – Indicado para retardar o processo de envelhecimento já que é rico em ferro, vitamina C, iodo e betacaroteno (que é um poderoso antioxidante). Além disso, o agrião também contribui com o sistema respiratório.

Pimenta – Pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e ainda possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Quem sofre de enxaqueca pode contar com a pimenta para ajudar a resolver. Além de antioxidante é rica em vitamina C.

Maçã – Uma fruta que traz inúmeros benefícios para a sua saúde porque é rica em magnésio, cálcio, cobre, vitaminas como B, C e E além de zinco. Tem uma substância conhecida como peticina que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue. Essa fruta ainda ajuda no processo de digestão bem como a tratar resfriados. Possui uma ação antioxidante interessante em relação as células cancerígenas.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.