Temperos Que Afastam Doenças

Muitas doenças podem ser prevenidas ou até mesmo combatidas com procedimentos simples, com a inclusão de alguns temperos em sua rotina para que eles possam atuar de uma boa forma no seu organismo, trazendo vários benefícios. Cada tipo de tempero possui uma composição, que ajudará o corpo humano em algo.

Muitos estudos foram feitos para poder comprovar a eficácia destes alimentos quando ingeridos e muitas das vezes estes temperos previnem em mais de uma doença. Então, conheça oito temperos que ajudam a prevenir ou a eliminar algumas doenças e saiba o melhor jeito de consumi-los.

http://www.youtube.com/watch?v=bGMu-R1yHpc
Alho:

Este é um tempero bastante comum na cozinha brasileira, é muito difícil você entrar na casa de alguém e não encontra sequer uma cabecinha de alho. Este é um tempero bastante aromático e que dá um sabor diferente para os alimentos que são feitos com ele.

Estudos que foram feitos por uma Universidade de Washington, nos Estados Unidos, relataram que os compostos que formam este tempero podem prevenir doenças intoxicantes, como aquelas que podemos pegar através de alimentos que foram infectados. Este benefício poderia ser usado até mesmo para limpar os utensílios da coxinha, com o tempero. Quando é consumido cru, o alho libera enzimas que podem eliminar certas toxinas do seu organismo. É recomendado que se consuma um alho cru por dia, desta forma ele pode ser colocado em saladas frias.

Orégano:

Este tempero é bastante comum, ele é bem conhecido por ser colocado em cima da pizza para finalizá-la, mas também é usado em muitas outras receitas. Esta é uma erva que foi originada do mediterrâneo e como a maioria delas carregam substâncias que podem acabar com tumores que são proliferados nas glândulas da próstata.

Ainda não se sabe ao certo como as substâncias deste tempero ajudam para que as células cancerígenas se suicidem. A dica é salpicar esta erva por cima dos alimentos ou deixá-la a de molho no azeite por um tempo, depois retire a erva e use este óleo com o seu sabor. O orégano combina bem com berinjelas, pizzas, molhos, saladas frias, queijo e pães.

Alecrim:

Este é um tempero que não é tão usado como os outros, ele não pode ser usado em excesso, pois pode causar irritação no intestino da pessoa. A Faculdade de Ciências Farmacêutica da Universidade de São Paulo fez um estudo onde eles testaram esta erva em um animal que possuía diabetes e os seus compostos fizeram como que os riscos de complicações com essa doença diminuíssem, como o estresse e várias inflamações.

Além de ajudar na diminuição dos riscos do diabete, ele também ajuda a inibir a multiplicações do vírus causadores da gripe. Este tempero deve ser evitado por mulheres gestantes e pode ser combinado com chás, queijos, massas, carnes e peixes.

Açafrão:

Este é também um tempero que não é usado com tanta frequência como o alho, mas é muito importante o seu consumo diário. São indicadas duas gramas diárias, mas também não se deve exagerar e grávidas também devem o evitar. Foram feitas muitas análises com este tempero na Universidade dos Emirados Árabes Unidos e foi concluído que ele pode ser um grande aliado na luta conta o câncer de fígado.

Ele serve como um quimioterápico, mas mais leve, que inibe a proliferação das células que causam o câncer. Além de combater o câncer, ele também possui a capacidade de prevenir o envelhecimento precoce e é um antioxidante que possui a capacidade de proteger o DNA. Este condimento combina com vegetais cozidos e com carnes vermelhas.

Curry:

Este é um tempero que cada vez vem se tornando mais popular na cozinha do brasileiro e isso é muito bom. Não há recomendações oficiais, mas comer este condimento uma vez ao dia a cada dois dias pode lhe dar os benefícios existentes nele. A Curcumina é um composto encontrado neste pó ,que é amarelado e um pouco picante, este composto faz com que o sistema imunológico fique mais forte, aumentando as proteínas que protegem o nosso sistema contra bactérias e vírus. Ele comina bastante como peixe, arroz, aves, molhos e cozidos em gerais.

Salsa:

este tempero é uma erva que é bastante usada no país e pode ser conhecida apenas como salsinha. Estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro apontaram que a popular salsinha pode ajudar a prevenir a trombose que é a formação de coágulos no sangue, além disso, é antioxidantes e anti-inflamatórias aumentando o calibre dos vasos sanguíneos.

A salsa também pode evitar o aparecimento de alguns cânceres, como o do pulmão. Para a sua ingestão pode ser feita uma infusão de uns vinte gramas da erva em um litro de água, que pode ser usado para o preparo de vários pratos, sendo uma boa combinação com batatas, saladas e carnes.

Pimenta-do-Reino:

Este é um condimento que pode ser encontrado em pó ou em grão. É mais recomendado e que você triture a pimenta-do-reino, conservando melhor os seus benefícios. Este condimento pode ser conhecido também apenas como pimenta e é usado na medicina oriental.

Este condimento é indicado para combater a obesidade. Segundo as pesquisas que foram publicadas em uma revista científica, o beneficio da perda de peso é devido ao composto piperina, que reduz a atividade das células de gordura. Quem possui gastrite deve tomar cuidado com ela. Esse tempero combina com molhos, carnes, patês e legumes.

Colorau:

Este é um condimento que não possui sabor, é um corante natural que pode ser usado em muitas receitas. Ele tem um tom avermelhado ou amarelado e possui carotenoides que protegem os tecidos do nosso corpo, prevenindo contra o envelhecimento. Este tempero é originado da semente urucum e seu chá ajuda a combater a prisão de ventre e outros problemas estomacais. Mas é importante lembrar que a casca do urucum não pode ser ingerida, pois pode causar uma irritação no pâncreas e no fígado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.