Fotos Pratos de Comida

Não é uma sensação e sim uma constatação, assim que as redes sociais entraram em cena, a fotografia ficou praticamente obrigatória. Se faz foto de tudo para postar nas redes sociais, inclusive dos pratos de comida no restaurante.

A mania de fotografar pratos de comida é tão forte e parece tão irresistível, que até mesmo em restaurantes elegantes, muitos clientes não conseguem resistir a tentação de registrar a apresentação do que lhe foi servido. Depois o destino é certo: Facebook, Instagram e Twitter.

A mania de tirar fotos dos pratos de comida não é exclusividade dos brasileiros, no mundo todo, as pessoas “criaram” esse hábito. Porém, já avisam os especialistas em etiqueta à mesa, fazer fotos dos pratos de comida no restaurante não tem nada de educado.

Fotografar Sem Incomodar

Tudo que vira um hábito acaba parecendo tão natural, que automaticamente não é mais visto como um problema, mas pode ser sim e ao mesmo tempo, pode ser amenizado. Uma pessoa quando está decidida a fazer uma foto de um prato de comida, deve pelo menos seguir algumas regrinhas para ser o mais discreta possível.

O que muita gente que tem o hábito de tirar fotos em restaurante do que vai comer ainda não percebeu, que o que é prazeroso e divertido para ele, pode ser desagradável para quem está próximo. Então, a primeira dica é: quer tirar foto do seu prato de comida, pode tirar, mas faça isso sem incomodar o cliente ao seu lado. Para começar, tire todo o som do telefone, cliques e outros barulhos e também o flash e se tem que fazer, que faça rápido e de uma única vez e não fique tentando o melhor ângulo.

Os Problemas das Fotos de Pratos de Comida

Segundo alguns críticos de gastronomia, que por trabalho vão as restaurantes experimentar os pratos e com isso, presenciam cenas e mais cenas de pessoas que fotografam antes de comer, esse hábito chegou ao extremo. Para essas pessoas, as fotos estão fugindo do controle e se percebe que para alguns clientes, o registro é mais importante do que saborear o prato.

Fotos de Comida nas Redes Sociais

Fotos de Comida nas Redes Sociais

As fotos de pratos de comida em restaurantes ou em qualquer outro lugar, porque se faz isso em casa também, aumentou, a medida que os smartphones se tornaram mais populares, além das redes sociais. Ficou tudo muito fácil. Tão fácil, que nos Estados Unidos, alguns restaurantes já proíbem que os clientes façam fotos dos pratos.

Para muitos donos de restaurante, essa mania é muito desagradável, principalmente, quando atrás daquele prato tem um chef, que gostaria que a comida fosse saboreada e não fotografada.

Para todos os críticos de cozinha, donos de restaurante, chefs e pessoas que não aprovam as fotografias de prato de comida, o único modo de amenizar é não usar o flash. Esse sim, seria o grande vilão desse hábito criado pelas redes sociais.

Regras Para Tirar Fotos de Pratos de Comida

O ideal mesmo é não fazer isso, nada de sair por aí tirando fotos de pratos de comida em restaurantes. Mas, se a vontade é muito grande e irresistível, o primeiro conselho é: bom senso. Nunca se esqueça que a pessoa ao seu lado pode estar querendo almoçar ou jantar sem ser incomodada por um flash estourando na sua cara.

Então, se você quer mesmo fazer as fotos, comece escolhendo uma mesa do restaurante que tenha boa iluminação para poder dispensar o flash. Depois saboreie o prato, para depois pensar em postar a foto nas redes sociais.

Normalmente, para quem está a sua volta o que mais irrita nas fotos, garantem os críticos gastronômicos, é o flash e para quem está junto com você à mesa, o fato de ficar esperando para começar a comer, enquanto a foto vai para as redes sociais.

O respeito tem que ser com quem está ao seu lado e com quem está dividindo a mesa com você. A verdade é que os smartphones tendem a separar as pessoas, enquanto elas estão juntas. É bem simples observar quantas pessoas estão em restaurantes, mas com telefones nas mãos interagindo com alguém que não está fisicamente, enquanto quem está, ou faz o mesmo ou fica aguardando a atenção que sobra.

A Fotografia Pode Fazer Perder o Momento

O problema de deixar de vivenciar um momento em prol de fazer uma foto e depois postá-la na rede virou quase unânime em todas as formas de lazer. Em alguns instantes dá para acreditar que para muitas pessoas, melhor do que estar fazendo determinada coisa é fotografá-la e dividir nas redes sociais.

No restaurante não é diferente, o prato chega e ao invés de observá-lo, apreciá-lo, comentar com quem está ao seu lado e saboreá-lo, muitas pessoas preferem ignorar todo mundo a sua volta, fotografar, postar e alguns vão além, conferem de minuto a minuto se recebem curtidas.

Os psicólogos dizem que as redes sociais aguçam a necessidade de se mostrar das pessoas, que passa a ser mais importante do que vivenciar. Se a comida estava boa não importa tanto quanto que a foto ficou boa e vários amigos curtiram.

Evite Problemas nos Restaurantes

Se a sua intenção é de fazer fotos, evite problemas. Saia de casa lembrando que muita gente não gosta de gente que faz foto, essas pessoas se sentem incomodadas. Mesmo sem flash, procure saber antes se o restaurante que você está indo permite que sejam feitas fotos. Muitos começam a proibir e seria muito constrangedor ter que guardar o telefone bem na hora de fazer o clique. Não será nada agradável ser chamado a atenção na frente dos outros clientes.

Por outro lado, alguns clientes que amam ir aos restaurantes para registrar os pratos de comida em primeiro lugar, começam a ter implicância com os estabelecimentos que proíbem a prática. Para eles, isso é antipático e desnecessário. Mas, caso você não goste da rejeição, o melhor é não ir ao restaurante que a faz, mas se for, não tentar fazer a foto a qualquer preço, seria passar de todos os limites do bom senso.

Alguns restaurantes, mesmo não gostando nada das fotos dos clientes, optaram por não proibir, pois a mania é tão grande, que eles perderiam clientes. Além disso, alguns até consideram uma boa publicidade, quando as pessoas tiram fotos dos pratos e postam na rede falando positivamente.

Um comentário

  1. Olá, gostaria de receber as atualizações deste site. Obrigado e Feliz natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>