Diferenças Entre Arroz Branco e Integral

O arroz branco, que podemos chamar de tradicional, faz parte da mesa de boa parte das famílias brasileiras. A mistura de arroz e feijão é uma das características da culinária brasileira, que se mantém em todas as regiões. Porém, de um tempo para cá o arroz tradicional vem perdendo espaço em algumas mesas, principalmente, das pessoas que estão querendo perder uns quilos extras. O alimento é considerado um vilão e os nutricionistas aconselham a troca pelo arroz integral.

O que os nutricionistas não aconselham de jeito nenhum, pelo contrário, fazem campanha contra é a troca do arroz e feijão por lanches com pão, sanduíches ou simplesmente uma fruta.

A verdade é que um almoço e um jantar que tenha os pratos, na medida certa, arroz, feijão, verduras cruas ou refogadas e uma carne, é completa em termos de vitaminas. Neste prato, estão compostos fenólicos, vitaminas, fibras, minerais, proteínas, gorduras essenciais e proteína. E quando você troca esse prato por um lanche composto de pão com queijo, seja ele branco ou integral, algumas folhas e outros produtos, não darão as mesmas vitaminas.

As Comparações Entre Arroz Integral e Arroz Branco

É bem provável que se você foi a um nutricionista para fazer uma dieta ou leu alguma dieta em uma revista ou site, provavelmente a orientação foi a de trocar arroz branco pelo integral. Realmente, existe  uma grande diferença entre um e outro, afirmam os nutricionistas. E eles dizem mais, são bem grandes essas diversidades.

O arroz integral é recomendado pelos nutricionistas pelos benefícios que ele pode dar a saúde. Por exemplo, o alimento pode ajudar no controle da glicemia, o que na prática significa prevenir a diabetes. E não é só isso, ajuda na redução dos níveis séricos de lipídios, que são gorduras e que com isso auxila a diminuir a pressão arterial. Sendo assim, o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo, diminui.

Algumas Diferenças Ponto a Ponto, Entre Arroz Branco e Arroz Integral. Veja!

  1. O amido está presente em maior quantidade no arroz branco, na verdade é um dos seus principais componentes e se trata de um carboidrato. Se trata de uma substância que tem o “poder” de influenciar no aumento do açúcar no sangue. No arroz integral serão encontradas as seguintes substâncias: amido resistente, pectinas, hemiceluloses, celulose. Todas fibras insolúveis e solúveis. Essas substâncias garantem alguns benefícios, que seriam: controle da glicemia, melhora da constipação, a criação de um substrato as bactérias intestinais. Tudo isso, logicamente representa um ganho muito grande para a saúde do homem. E não é só isso, com essas substâncias se aumenta a absorção e ativação de minerais e vitaminas, melhora o sistema imunológico, a modulação hormonal, entre outras vantagens.
  2. A proteína é outra substância encontrada em maior quantidade no arroz integral, sendo que possui aminoácidos, como o aspartato, a lisina e o glutamato. O conteúdo pode ter prolamina, globulina, albumina e glutelina.
  3. Os lipídios também estão em maior quantidade no arroz integral e possuem gorduras que têm um papel importante no organismo, principalmente para os hormônios. Além disso, são boas para os processos fisiológicos do corpo. O colesterol pode ser reduzido com essas gorduras e um aumento do colesterol HDL, que sim, esse é bom para o organismo. A redução do colesterol ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares.
  4. Os minerais também podem estar presente em maior ou menor quantidade no arroz, em ambos. O que faz a diferença é o solo em que foi plantado. Os principais minerais encontrados no arroz são: magnésio, potássio, fósforo e silício. E também apresentam em maior quantidade no arroz integral do que no arroz branco.
  5. As vitaminas encontradas em ambos os tipos de arroz são: vitamina E e vitamina B, ambas, em maior concentração no arroz integral. Dão mais energia e tem efeito antioxidante, que ajuda a prevenir o câncer e combater o envelhecimento, entre outras vantagens.
  6. Compostos fenólicos: neste caso, nem arroz branco e nem arroz integral, os riscos nesse composto são os arroz tipo preto e vermelho. Eles possuem vários benefícios para saúde, como o efeito antioxidante, que ajuda a prevenir  doenças crônicas , envelhecimento, câncer e diabetes.
  7. Ácido fítico ou fitato tem uma excelente concentração de fósforo. Ele está associado a outros minerais que possuem menor absorção, que são eles: ferro, zinco, cálcio, entre outros.

Em resumo, de fato, o arroz integral pode oferecer mais para a saúde das pessoas do que o arroz branco, porque contém maior concentração de minerais e vitaminas. Além disso, ainda pode colaborar para a estética.

O Arroz Integral faz Bem: Veja 5 Dicas

A principal diferente entre o arroz branco e o arroz integral é a casca, que do primeiro é mais fina. Porém, é nesse detalhe que está toda a diferença quando o assunto é benefícios para o corpo, para saúde. Desde de redução da gordura que fica concentrada na barriga até o a prevenção de doenças cardiovasculares. Veja porque trocar o arroz branco pelo arroz integral!

  • O teor das fibras é a principal diferença que existe entre os tipos de arroz, no caso do integral tem o dobro do arroz branco. Para você ter uma ideia, 50 gramas de arroz branco é igual a 1,2 mg de fibras. No arroz integral essa quantidade de fibras é igual a 2,1 mg. E as fibras, como nós sabemos auxiliam o sistema digestivo a exercer um bom funcionamento porque diminuem a velocidade da absorção de lipídios e da glicose pelo nosso corpo. Em consequência, você se sente saciado por mais tempo e evita acumular aquela gordurinha na barriga.
  • O arroz integral faz bem ao coração. Ela auxilia na missão de desinflamar as artérias e com isso o sangue circula normalmente.
  • Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, quem consome arroz integral além de ter menos chances de engordar, diminui o risco de hipertensão e também mantém a barriga menor.
  • É rico em vitamina B e tem muitos minerais.
  • O arroz integral é rico em proteínas que dão mais energia para o corpo, sendo uma boa fonte de ferro, potássio e fósforo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.