Dieta que Previne o Infarto

Faz Mal

Não é segredo e muito menos surpresa para ninguém que as dietas das pessoas nessa era de modernidade é bastante calórica e gordurosa, o que aumenta muito o risco de ter doenças e complicações no futuro, ou até mesmo no presente. Doenças cardíacas, antes eram exclusividades das pessoas mais idosas, mas hoje, é uma realidade de todas as faixas etárias. Como o tempo virou escasso, as pessoas tendem a se apegar a refeições práticas e normalmente prontas, o que prejudica muito a saúde por conter conservantes, corantes, serem pobres em vitaminas e outras substâncias essenciais para o nosso corpo, e ricas em substâncias como açúcar, gorduras e outras que em excesso, podem causar complicações sérias no corpo.

A Dieta do Infarto

Embora hoje todos tenham acesso contínuo a informações sobre alimentações saudáveis e dietas apropriadas sem sair de casa e ir ao nutricionista, essa comodidade não se aplica apenas às consultas médicas, a preguiça de preparar alimentos frescos e que fazem bem se tornou um mau hábito de grande parte das famílias modernas. Já que é pouco eficaz ficar lançando dicas e dietas para cuidar do corpo, esta vai ser diferente, essa dieta irá ensinar qual deve ser sua alimentação diária para acelerar o processo de ter doenças cardíacas e ter um infarto ainda jovem.

No Café da Manhã

Faça o estilo breakfast americano e encha o prato de ovos fritos e bacon, ou então semelhantes tão gordurosos quanto eles, esqueça sucos, frutas, pães integrais e queijos brancos e se jogue nos refrigerantes e salgadinhos de milho pela manhã. Assim, além de prejudicar seu estômago, ingere bem mais gorduras e açúcares.

No Lanche Antes do Almoço

Barra de cereal?  Frutinha básica? Nada disso, coma uma barra de chocolate branco, rico em gorduras saturadas que são culpadas por aumentarem os riscos de doenças cardiovasculares, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), e que ao contrário dos chocolates pretos, não possui substâncias oxidantes em sua composição.

No Almoço

Passe longe de carnes brancas e qualquer coisa verde ou colorida, a única cor válida é a do queijo cheddar e das batatas fritas do seu fastfood pedido naquele seu lugar preferido. Caso esteja em casa, prepare um macarrão instantâneo, que é rico em sódio e gorduras, pois alguns deles são fritos para que se conservem por mais tempo. O indicado de sal para se ingerir por dia é 2 gramas, e o macarrão instantâneo contém pelo menos o dobro disso. Faça um suco daqueles que vêm em pó nos saquinhos, eles são ricos em açúcares e adoçantes, e possuem apenas 1% da fruta que anunciam ser feitos. Ou seja, o suco é feito com água, açúcar/adoçante e corantes, mas ainda assim você põe um pouco mais de açúcar pra ficar gostoso.

Lanche da Tarde

Coma um pacote de salgadinhos de milho ou de biscoitos recheados, regados a refrigerante é claro.

No Jantar

Faça um daqueles pratos prontos comprados em supermercados que são aquecidos no microondas ou no forno. Ricos em conservantes, gorduras e sódio, eles vão bem com sucos de caixinha, que não fogem a regra de serem ricos em açúcares.

Para o Lanche da Noite

Que tal mais uma barra de chocolate? Ou pode ser também aquelas barras de cereal feitas com chocolate e outras coisas para darem sabor artificial.

Você Sabia?

Sabe o sódio tão citado na dieta anterior, mais conhecido como sal de cozinha, é bastante usado para conversar alimentos, carnes e até corpos de animais e pessoas? O sal desidrata o alimento, o que impede bactérias de se proliferarem ali e já foi muito usado em um processo que era comum no Egito, a mumificação. Depois que o corpo era aberto e livrado das vísceras, do cérebro, do coração e de outros órgãos, os egípcios mergulhavam o corpo em um recipiente cheio de natrão, uma espécie de sal, para desidratá-los e matar possíveis bactérias. E como naquele tempo eles não tinham geladeiras ou frízeres, também usavam para conservar os alimentos por mais tempo.

O sal hoje, nos oferece outras funções além de conservar alimentos, como, por exemplo, temperar e dar um gostinho a mais na comida, mas esse produto usado e ingerido em excesso pode causar sérios problemas de saúde, segundo o cardiologista Heno Lopes “quando o sal entra no corpo, ele é absorvido pelo intestino e vai direto para o sangue. Se é consumido em grande quantidade, cai na mesma proporção nos vasos sanguíneos. Como a água no corpo é sugada pelo cloreto, o organismo, na tentativa de manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão arterial para aumentar o fluxo de sangue circulando”. O excesso de sal pode causar problemas como pressão arterial ala, problemas nos rins, arritmia e infarto.

Gorduras Trans e Seus Males

Provavelmente, você já encontrou vários alimentos industrializados que traziam na embalagem a frase “0% Gordura Trans”, mas nem todos sabem o que ela é, ou qual o mal que ela representa. Esse tipo de gordura é usado no processo industrial para dar consistência sólida a óleos vegetais. Seu consumo excessivo aumenta o colesterol total e o ruim, o LDL e diminui o colesterol bom, HDL e como a gordura também vai parar na corrente sanguínea, ela pode criar placas na veia ou artéria que impedem a passagem do sangue, obrigando o coração a trabalhar mais rápido e aumentar o fluxo, para tentar suprir as necessidades sanguíneas do resto dos órgãos do corpo.

Essas placas de gorduras são responsáveis por paradas cardíacas, infartos, cirurgias de ponte de safena (é uma cirurgia onde se retira uma parte veia safena da perna e religar artérias rompidas ao coração, o que devolve a circulação normal do sangue e evita um possível infarto fatal.).

Há vários alimentos que estão constantemente ligados às dietas mais modernas, principalmente de jovens e crianças, que contém essa gordura e deveriam ser evitados a todo custo, alguns exemplos são: biscoitos, principalmente recheados e waffers, bolos e tortas já prontos e pré-prontos, pães, sorvetes cremosos, chocolates, achocolatados, margarina, pipoca de microondas, macarrão instantâneo, lasanhas prontas, salgadinhos de milho, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.