Como é Feito o Patê De Ganso?

A culinária é uma das formas que encontramos de descobrir milhares de gostos e sensações. Todos os dias são inventados novos pratos com novas iguarias e de repente aquela carne misturada em uma panela com aquele tempero causa um novo sabor e logo vira tendência no mundo inteiro. Existem inclusive profissionais especializados em descobrir novas misturas e elaborar novos pratos exclusivos para restaurantes em todas as partes do planeta. Comida sempre foi e sempre será um negócio promissor e quanto mais interessante e saborosa a comida for, mais famosa e valiosa se tornará.

Como é Feito o Patê De Ganso?

Como é Feito o Patê De Ganso?

Diante o incontável número de pratos que existem, os exóticos ganham cada vez mais espaço e fãs que se encantam pelos gostos diferentes e outros que buscam até se aventurar em comer uma carne crua ou um petisco vivo. Dentre as mais variadas opções de comidas que temos, vamos encontrar o patê de ganso ou foie gras como é mais conhecido na culinária. Esse item é considerado uma das maiores iguarias francesas e da mesma forma como ele é cobiçado por milhares de pessoas, outras, no entanto possuem total aversão a esse tipo de comida, devido o seu processo de preparo. Se é ou não correta a forma de fabricação do patê de ganso cada um vai ter que decidir por conta própria, e você também logo mais abaixo quando explicarmos melhor como funciona.

O foie gras é hoje um alimento requintado, caro e servido nos melhores restaurantes como acompanhamento de queijos e vinhos. Quem gosta, garante que é um delicioso petisco  com uma consistência amanteigada e um sabor gostoso bem mais suave e não tão forte como acontece com produtos fabricados à base de fígado normal de pato ou de ganso. Mas vamos conhecer um pouco melhor sobre essa iguaria polêmica.

A Polêmica Da Preparação Do Fígado De Ganso

Foie Gras em francês significa “fígado gordo” e essa é exatamente a melhor definição para o processo do patê. Antes da fabricação em si desse petisco existe toda uma preparação do fígado do animal para que esse engorde e gere um fígado bom o suficiente para o manuseio da iguaria. O problema é que esse processo é na verdade uma grande tortura feita com os patos e gansos, o que faz com que milhares de pessoas abominem por total esse tipo de alimento além das diversas organizações de proteção aos animais, brigando na justiça para exterminação dessa prática.

A criação dos patos e gansos é semelhante a qualquer outra nos primeiros quatro meses de vida dos animais, isso porque eles nesse período ainda não estão em sua fase adulta e qualquer prática fora do habitual pode danificar o órgão ou até mesmo causar a morte do bicho. Nesse período os patos e gansos são alimentados com ração a base de amido e são criados soltos, o faz com que fortaleça o esôfago e aumente um pouco o tamanho do fígado da ave.

A Polêmica Da Preparação Do Fígado De Ganso

A Polêmica Da Preparação Do Fígado De Ganso

Após o quarto mês de vida, eles são presos em gaiolas pequenas e em grandes quantidades para evitar que haja muito movimento e dessa forma, o desgaste de caloria ingerida. Então começa um verdadeiro processo de tortura onde entre 12 e 18 dias, as aves são forçadas a ingerir cerca de 3 quilos de alimento por dia. A alimentação é feita basicamente por maisena misturada com gordura de porco ou de ganso. Para se ter uma noção da quantidade ingerida forçadamente por esses animais, os três quilos dessa mistura equivalem a 12 quilos de macarrão para nós humanos.

Como é sabido, ingerir toda essa quantidade forçadamente é impossível então para isso são utilizados canos de metal com aproximadamente 30 centímetros que são  enfiados na garganta da ave até o estômago. Esse processo leva apenas alguns segundos o que faz com que as aves debatam-se mais e a tortura torne-se bem mais violenta que parece. Esse processo faz com que o fígado da ave possa atingir praticamente 10 vezes o seu tamanho normal por desenvolverem uma doença chamada esteatose hepática.

A Busca Da Ilegalidade

Por fazer com que exista todo esse sofrimento para gerar um alimento caríssimo e consumido por poucos, várias organizações já entraram com pedidos em justiças nacionais para a suspensão da legalidade desse alimento. Na própria França, de onde é originado o patê de ganso, no final de 2003 um grupo de protetores dos direitos dos animais, baseando-se nas leis nacionais, publicou uma emenda em busca de aprovação para proibir o foie gras porém não foi aprovado devido a constituição europeia abrir muita margem em suas leis que fazem com que os produtores desse alimento, sintam-se legalizados.

Em alguns países, esse alimento foi totalmente proibido tanto em produção como em venda, podendo um estabelecimento ser condenado em caso de quebra dessa conduta. Em 2004 o então governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger assinou uma lei onde proibia a venda e o consumo do foie gras no estado, porém essa prática ainda era permitida em outros locais dos Estados Unido, até em julho do ano passado o governo  federal aboliu totalmente o produto do país e qualquer restaurante ou estabelecimento que for contra a lei estará sujeito ao pagamento de uma multa no valor equivalente a 1.700 reais, podendo estender-se a mais caso a quantidade de foie gras encontrada seja de grande porte.

Problemas Para Quem Consome

E não são apenas os patos e gansos que sofrem com esse problema, nós humanos também pois apesar de muito apreciado o consumo de foie gras pode gerar alguns problemas de saúde para quem o consome.

Como falamos mais acima, o alimento é um fígado doente, portanto não estamos consumindo algo saudável. Certa de 85% das calorias do patê de ganso está em forma de gordura saturada o que faz com que ele se caracterize como um alimento prejudicial ao nosso metabolismo.

Como sabemos muito bem, o consumo de alimentos com excesso de gordura saturada no nosso organismo pode gerar problemas cardiovasculares, aumento do colesterol, aterosclerose, doença coronária no coração e o conhecido AVC. Então mesmo sendo um alimento rico, requintado e muito consumido em alguns países do mundo, o foie gras não é exatamente uma das melhores opções que podemos encontrar e comer sem culpa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.