As Pimentas Mais Ardidas do Mundo

Quando colocamos a pimenta na boca ela arde porque possui as chamadas capsaicinódes. Essas substâncias que tem nome esquisito não têm cheiro nem sabor, mas estimulam as células nervosas da boca, produzindo aquela sensação de ardente, como se a boca estivesse pegando fogo o. As capsaicinóides são produzidas por glândulas localizadas nas placentas das pimentas é aquela parte de tecido esbranquiçado onde ficam localizadas as sementinhas.

A “temperatura” de cada espécie desse fruto depende da concentração de capsaicinóides que ela possui uma pode ser bastante ardida e outra não. Wilbur L. Scoville o farmacologista que foi homenageado pela Unidade de Calor Scoville (SHU) uma unidade específica para se medir o ardor, ele foi o pioneiro na medição do poder de fogo desse condimento. Antigamente as pimentas eram usadas apenas na índia como especiaria e, na era das navegações, as pimentas acabaram se espalhando para o mundo todo. O que se torna “interessante” na pimenta é o efeito quente/picante instantâneo.

“O SHU de cada pimenta é obtido após testes bioquímicos em máquinas com líquidos de alta pressão. O Guinness Book, o “livro dos recordes”, já apontou em uma de suas edições a californiana red savina habanero como a pimenta mais ardida do mundo, atingindo a marca de até 580 mil SHU. Só para comparar, a nossa “quentíssima” e popular malagueta atinge cerca de 200 mil SHU. Num ranking completo das espécies mais poderosas, é provável que a malagueta conseguisse um lugar entre as dez primeiras. Mas, como ela é pouco conhecida fora do Brasil, não entrou na lista mais confiável que encontramos sobre o assunto”.
Á seguir, vamos mostrar as 5 pimentas classificadas campeãs classificadas na escala de Scoville. Veja!

As Atuais Campeãs na Escala Scoville

1º: Trinidad Scorpion, Butch- Em abril de 2011, foi desenvolvida numa empresa australiana a Trinidad Scorpion Butch T, com base em um fruto de Trinidad e Tobago. Em laboratórios é como esse tipo de aprimoramento, as pimentas são fáceis de planta, possuem sementes abundantes e o cruzamento entre variedades selvagens cria híbridos ainda mais ardidos que os originais. A Scorpion atinge cerca de 1,1 milhão na escala Scoville, Isso significa que, para não possuir o sabor picante, ela precisa ser diluída 1,1 milhão de vezes em água e açúcar. “É tão forte que é preciso usar luvas para manipulá-la! Deve ser matéria-prima para molhos e gás pimenta”.

PUNGÊNCIA: 1.107.000

2º: Bhut Jolokia – Chamada de Naga Jolikia (ou Ghost Chili), conhecida também como pimenta-fantasma, pimenta diabo ou pimenta inferninho, pois você não faz ideia de como queima. “O efeito bombástico da pimenta começa na língua. Quando alguém morde a pimenta, ela se rompe e libera a capsaicina, seu composto químico ativo mais importante. A substância estimula os receptores de calor e de dor presentes em toda a língua. O cérebro interpreta esse ardor como se a língua tivesse sido queimada. E faz com que os receptores opióides do sistema nervoso simpático produzam endorfina – responsável pela sensação de bem-estar”. É da família das nagas, nativa da Índia e de Bangladesh e cultivada há séculos. Seu efeito não é tão instantâneo, na verdade, piora cada vez mais, podendo permanecer o efeito queimação por hora.

PUNGÊNCIA: 1.001.000

 7 Pot Barrackpore: Esta variedade é da área Chaguanas de Trinidad. Ele construiu um mito quase como qualidade. Nas regiões do Caribe também é conhecido como 7 pote como um pod é dito para fornecer calor suficiente para apimentar sete potes de ensopado. Mais uma variedade de resultado de cruzamentos entre híbridos. Barrackpore é uma cidade da Índia.

PUNGÊNCIA: 987.000

 Moruga Laranja: Parece um pimentão retorcido. Também de Trinidad e Tobago, é usada industrialmente
para fazer pós superpicantes.

PUNGÊNCIA: 981.000

 Moruga Vermelha: “Como sua parenta laranja, é moída e transformada em pó. Esta variedade é bem popular no Haiti”.

PUNGÊNCIA: 952.000

Outras Mais conhecidas

Agora conheça outras pimentas que são conhecidas, e também consideradas ardidas. Para você ter uma referência, confira a pontuação das pimentas mais populares:

Malagueta: Apresenta frutos alongados verde (imaturos) e vermelho (maduros). É muito utilizada como molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de carnes, peixes, em acarajé e em feijoadas, como complemento, lembrando que é opcional.

PUNGÊNCIA: De 60.000 a 100.000

Tabasco: Origem do Chile. É encontrada também na Louisiana, onde existe uma grande companhia de pimentas que se tornou famosa meu seu nome. É uma pimenta bastante picante e saborosa.

PUNGÊNCIA: De 30.000 a 50.000

Pimenta-de-cheiro: “A presenta frutos alongados, arredondados, triangulares, campanulados e retangulares, que, quando maduros, variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho até preto”. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes, principalmente peixes. É típica da culinária baiana e nordestina, sua presença é obrigatória em pratos como o xinxim de galinha e os bobós.

PUNGÊNCIA: De 10.000 a 50.000

Dedo-de-Moça: “Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro). Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo no nome de pimenta calabresa. É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos”.

PUNGÊNCIA: De 5.000 a 15.000

Jalapeño: Origem do México. Apresenta frutos cônicos de coloração verde escuro a verde claro quando maduros e vermelhos e quando imaturos. É uma pimenta fresca, processada na forma de molho líquido, desidratada, conservas ou em pó. Bastante conhecida no México e Estados Unidos seu nome foi em homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz, no México. É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle.

PUNGÊNCIA: De 2.500 a 5.000

Biquinho: Tem origem no continente americano, além do nome de Pimenta Biquinho em outras regiões do país ela é também chamada de Pimenta de Bico.Seu nome científico é: Capsicun Chinese, da família Solanaceae (que é a mesma do tomate, berinjela e pimentões).

PUNGÊNCIA: 1.000

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.