O Sonambulismo Tem Algum Risco?

Como seres humanos, estamos passíveis a diversos distúrbios com características psicológicas e outras físicas. Podemos desenvolver apenas um destes ou uma cadeia por muitos distúrbios terem ligação direta uns com os outros. Muitas vezes conseguimos identificar prematuramente e dessa forma o tratamento se torna mais fácil e menos doloroso, porém na maioria dos casos, os distúrbios, principalmente os de característica psicológica só são detectados tardiamente. Isso pode acontecer por falta de conhecimento no assunto, que acomete a maioria dos casos, ou por falta de sintomas mesmos, já que muitos desses distúrbios surgem de uma forma camuflada e só percebemos quando nosso organismo está totalmente descontrolado.

O sonambulismo é um bom exemplo desse tipo de distúrbio e se encaixa tanto com características de problemas físicos quanto psicológicos. Ninguém adquire o sonambulismo aleatoriamente, ele se desenvolve por uma série de fatores que acarretam problemas no cérebro e fazem com que pessoas falem, se movimentem e algumas se tornem até perigosas enquanto dorme. É um problema antigo, que não discrimina classe social e muito menos gene de qualquer indivíduo.

Como ainda existem diversos mitos, preconceitos e falta de conhecimento sobre o assunto, vamos então conversar um pouco mais sobre o sonambulismo, como acontece, porque acontece e principalmente, quais os tratamentos para esses casos. O sonambulismo não é a principio um problema para quem tem, porém pode sim tornar-se perigoso em casos de falta de tratamento.

O Sonambulismo Tem Algum Risco?

O Sonambulismo Tem Algum Risco?

O Que é Sonambulismo

Utilizando a didática popular, podemos dizer que sonambulismo é a capacidade que um indivíduo desenvolve em realizar atividades de ordem motora enquanto dorme. Quem é acometido por esse problema é chamado de sonâmbulo. Um sonâmbulo ele pode comer, fazer necessidades como urinar, andar por um ambiente, realizar tarefas comuns do dia a dia e até mesmo sair de casa, isso enquanto dormem, enquanto se encontram em um estado inconsciente.

A medicina define o sonambulismo como um “despertar incompleto”. Isso porque neste distúrbio, o cérebro acorda parcialmente, mas sem que a pessoa consiga despertar fisicamente. Casos de sonambulismos são bem curiosos e por isso geram muitos mitos, piadas e curiosidade entre as pessoas, porém apesar de aparentemente se engraçado ver um sonâmbulo em “atividade”, esse tipo de problema é bem mais complexo do que se pode imaginar.

O Que é Sonambulismo

O Que é Sonambulismo

Quando Acontece o Sonambulismo

Não se pode deixar de ressaltar que o sonambulismo é sim um distúrbio de ordem psicológica, porém ele não se desenvolve devido a um determinado problema, ele na verdade só se fortalece devido a isso. Uma pessoa tem a tendência de despertar sintomas de sonambulismo a partir dos 8 ou 9 anos de idade, sendo nessa parte, muitas vezes identificado como pesadelo ou alguns casos do que podemos chamar de “sonambulismo popular” que são aqueles casos de distúrbio de sono, mas apenas temporários, como a apnéia do sono.

Alguns casos, quando o jovem atinge a puberdade, o distúrbio desaparece e por isso muitos não tratam do sonambulismo desde o início. Então podemos concluir que um indivíduo não desenvolve o sonambulismo quando adulto, esse problema vem mascarado desde a infância, porém muitos casos não são analisados e tratados e só afloram novamente quando o individuo já alcançou a sua fase adulta.

Porque Acontece o Sonambulismo

Os problemas de sonambulismo acontecem devido a um problema funcional, provocado por uma arritmia cerebral que na maioria dos casos é hereditária. Apesar de se desenvolver mais abertamente entre os 8 e 9 anos, uma bateria de exames direcionados feitos em uma criança a partir do terceiro ano de idade, já pode identificar esse tipo de problema.

Como citamos mais acima, o cérebro de uma pessoa sonâmbula desperta, porém de forma inconsciente não levando assim o corpo inteiro despertar da mesma forma. Isso acontece na fase mais profunda do sono e por isso muitas pessoas que sofrem de sonambulismo tem dificuldade de acordar.

É Perigoso Acordar Um Sonâmbulo?

Não é perigoso e é extremamente aconselhável pelos médicos. Uma pessoa que sofre de sonambulismo não tem consciência das suas atitudes nesse estado e por isso podem acabar por sofrerem algum tipo de acidente devido sua condição. Uma queda de escada, acidentes com objetos de vidro ou pontiagudos e qualquer outro tipo de movimento ou atividade que possamos correr o risco de sofrer danos físicos estão mais propensos a acontecer com sonâmbulos, fato esse que nos leva a não deixar uma pessoa com esse problema de pé ou dormindo.

Existem mitos que dizem que o sonâmbulo quando acordado pode perder a memória ou pode ter algum tipo de problema cardíaco. Algumas crenças dizem ainda que o sonâmbulo torna-se perigoso ao tentarmos acordá-lo, porém isso não passa de crença popular e não existe. O que acontece é que pelo fato do sonambulismo acontecer na fase mais profunda do sono, como citamos mais acima, uma pessoa que sofre com esse distúrbio ficará um pouco confusa sobre a situação, sem saber exatamente o que acontece. O mais indicado para casos de sonambulismo, é você conduzir a pessoa ainda dormindo, de volta para cama. Muitas dessas, não vão lembrar-se de nada no dia seguinte.

Como Tratar

Tratar o sonambulismo não é complicado e pode ser feito logo que identificado o problema. Indicamos que todos os pais que perceberem um distúrbio no sono do seu filho, submeta-o a exames para verificar desde cedo se não existe esse problema e trata-lo logo no início, o que fará com que raramente ele apareça na fase adulta.

Agora se você já está buscando tratamento nessa segunda fase da sua vida, uma boa anamnese resolverá o seu problema. Em casos mais extremos, o médico indicará o tratamento através de remédios tranquilizante acompanhados de sessões de psicoterapia comportamental. Esta última, aliada a cognitiva comportamental, fará com que o problema se resolva rapidamente e até mesmo sem medicamento.

Pode ser um tratamento feito a longo ou curto período, dependendo da intensidade do seu sonambulismo, por isso ressaltamos sempre que a descoberta e o tratamento feito cedo evita diversas outras complicações. Lembramos também que o tratamento para o sonambulismo não é eficiente se os familiares não ajudarem, já que não existe acompanhamento 100% e o médico precisará da ajuda familiar para analisar o comportamento do sonâmbulo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.