O Que é Gravidez Psicológica?

O Que é Gravidez Psicológica?

Também conhecida como pseudociese, a gravidez psicológica, é um fenômeno raro, acontecendo em 1 para cada 20 mil gestações. Essa mulher acredita que esta grávida efetivamente.

O Que é Gravidez Psicológica?

O Que é Gravidez Psicológica?

Quando a mulher encontra-se nesse fenômeno ela sofre influências psíquicas, físicas e sociais, sendo a influência dos aspectos psicológicos o maior. Assim que os sintomas físicos surgem, é desencadeado por uma ação psicossomática da paciente, ou seja, os sintomas surgem como consequências decorrentes de uma ação onde o corpo pode apresentar alterações físicas de uma gravidez normal, gerando assim uma reação psicológica a uma série de conflitos inconscientes. Esses conflitos podem estar ligados a reação aos conflitos sobre o papel social da mulher, ou à restituição de uma perda material e conflitos ainda referentes à sua feminilidade.

Em outros casos, quando e menos grave, a gravidez psicológica aparece como um distúrbio físico isolado, já nos casos mais graves, como um delírio decorrente do funcionamento da personalidade borderline ou psicótica, devido a antecedentes psiquiátricos, um grave transtorno de personalidade sintomas psiquiátricos como humor relativo e instável, problemas com a impulsividade e identidade.

Na maioria dos casos de gravidez psicológica, a causa está nos intensos desejos ou temores de engravidar.

Há Mulheres Exatas Sujeitas à Gravidez Psicológica?

A espécie de relação que a mulher tem como parceiro conjugal e com a sua família, a construção social sobre a gravidez e maternidade e um diagnóstico de infertilidade, influenciam diretamente no acontecimento do problema, que atinge qualquer mulher, independente da idade, das condições sociais, sem ou com histórico prévio de doenças psiquiátricas.

Há Mulheres Exatas Sujeitas à Gravidez Psicológica?

Há Mulheres Exatas Sujeitas à Gravidez Psicológica?

Em relação a questão social, considerando o papel perante a sociedade, e os significados de fantasias na sociedade a respeito da maternidade e da gravidez, tona-se claro o quantos esses elementos contribuem para o surgimento desse fenômeno, a gravidez psicológica. Quadros de transtornos de humor e depressão, podem estar associados, porem, sobretudo, experiências amorosas mal sucedidas, envolvendo a separação, o abandono e a gravidez.

Pesquisas mostram que o transtorno da gravidez psicológica ocorre mais com mulheres casadas e que vivem em conflitos conjugais. Existem também o surgimento do fenômeno, com mulheres que teve um aborto provocado ou espontâneo.

Quais Os Sintomas De Uma Gravidez Psicológica?

As mulheres que sofre com a gravidez psicológica realmente acreditam que estão grávidas, fazendo com que elas vão a procura de um obstetra. Os sintomas desse fenômeno pode ser explicados por conta de algum conflito psicológico que estimula a hipófise e o hipotálamo, por sua vez, geram um aumento de prolactina no sistema endócrino, oque produz os sintomas de uma gravidez de verdade como o aumento da sensibilidade, os enjoos matinais, lactorreia, distensão abdominal e o aumento das mamas, porém não existe feto, apesar de em algunas casos, a mulher sentir uma movimentação fetal.

Em alguns casos, depois do diagnóstico de gravidez psicológica, é comum algumas mulheres não aceitarem esse diagnóstico. Sendo assim elas devem fazer avaliações psiquiátricas ou psicológicas.

Como a Família Pode Ajudar?

Os fatores familiares estão relacionados intimamente aos casos de gravidez psicológica. Muitas mulheres que se encontram em uma gravidez psicológica estão sofrendo com problemas no relacionamento com o parceiro, ou até mesmo, eles não estejam vivendo um relacionamento estável, estão em crise.

Uma boa ajuda é encaminhar o casal para um atendimento psicoterápico. Uma questão social que também provoca a gravidez psicológica, é o papel sócio-econômico da mulher perante a sociedade e a família. Sendo assim, neste caso, é necessário que haja o apoio e acompanhamento da família, principalmente em relação a exigências da família e a diminuição das pressões, seja em torno da superação da condição de origem da gravidez psicológica, ou seja  e torno da gravidez.

Qual o Tratamento Feito Em Casos De Gravidez Psicológica?

Um acompanhamento médico é fundamento para a paciente, onde será avaliada a necessidade de encaminhamento para psicólogos e psiquiatras. Em alguns casos, dependendo da evolução e do quadro em que a paciente se encontra, o tratamento é feito na base de medicamentos sintomáticos e dosagem de hormônios.

O tratamento de gravidez psicológica costuma ter mais efeito quando é feito uma psicoterapia de apoio, ou uma psicanálise, com foco para a realidade. Porém, em casos em que seja confirmado o diagnostico de psicose, pode ser que seja necessária uma medicação com antipsicóticos.

Quando a Mulher Supera a Gravidez Psicológica, Ela Pode Voltar a Sofrer Com Esse Problema?

Essa “doença” é um fenômeno complexo, sendo assim difícil de descartar a possibilidade de uma recaída. Dependendo de fatores como a psicose, para algumas mulheres existe a maior possibilidade de acontecer. Já para outras, quando o tratamento é feito com medicamentos associados à psicoterapia, as chances são menores, havendo um bom prognóstico, principalmente em casos que existe o envolvimento e apoio da família.

Mais…

A gravidez psicológica também acontece por outros dois fatores diferentes, como já dito o desejo enorme de se tornar mãe, ou uma mulher que tem pavor só de pensar em ter filho e principalmente na responsabilidade que um filho trás. Sendo assim o subconsciente da mulher passa a se manifestar, gerando uma gravidez psicológica. Gravidez da qual, é semelhante a uma gravidez comum, de verdade, os sintomas são os mesmo, os enjoos chegam, a menstruação desaparece, a barriga cresce, e todos os outros sintomas de uma gravidez real acontece então.

Quando a mulher recebe a noticia de que não esta gravida de verdade, e sim psicologicamente, a reação dela, é não aceitar a verdade. Sendo assim, é necessário que exista um acompanhamento médico, um psicólogo talvez, o qual terá a missão de trazer a mulher a realidade e fazer com que ela entenda realmente que não está grávida. Isso não é uma coisa fácil, é um processo bem difícil, mas, necessário.

Caso isso aconteça com uma pessoa bem próxima de você, procure um médico e um psicólogo que possa ajudar. Isso fará que a mulher se recupere o mais rápido, e saiba que o quanto antes melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.