Dormir de Barriga Cheia Faz Mal?

Sabe aquela hora do almoço, onde você esquece um pouco dos problemas cotidianos que a vida escolar ou profissional te proporciona? Então. É um ótimo momento para relaxar, descansar e, claro, repor as energias.

E, depois de feitas todas as refeições, o melhor mesmo é dar aquela cochilada revigorante, que faz qualquer um ficar forte o resto do dia. E lá vamos nós, se ainda sobrar tempo, ‘’puxar um ronco’’, até o horário de voltar ao trabalho chegar.

http://www.youtube.com/watch?v=2p_3b3pv0xo

Mas será que esse procedimento, bastante difundido e considerado normal, faz bem á sua saúde? É sobre isso que iremos ver o nosso artigo de hoje. Vamos lá?

Por Que Dormimos Depois do Almoço?

Aquela sensação de preguiça que nos acomete depois de uma refeição farta, como o almoço, tem uma explicação científica. Devemos dizer que a sensação de sono é totalmente falsa, já que em longo prazo você não sentirá sonolência. O que ocorre é que, com o bolo alimentar já no estômago, um fluxo de sangue maior é liberado para essa área, com o intuito de facilitar a digestão dos alimentos ingeridos.

Outro fator também é a desativação de algumas células que visam nos manter alertas. Isso também pode ser explicado: Os açúcares presentes nos alimentos fazem com que essas células enviem ao cérebro sinais de que já está satisfeito com a comida recebida, provocando aí a sensação se saciedade.

E aí vai uma dica, para que você não sinta o sono depois do almoço: evite ou apenas diminua o consumo de alimentos que sejam muito ricos em glicose, que é o responsável por deixar as células interrompidas. Cortando o excesso de açúcar, o cérebro ficará sempre em alerta.

Mas, Afinal: Estar de Barriga Cheia Realmente Prejudica o Sono?

Pois bem. Todos já estão carecas de saber que uma boa noite de sono propicia um dia mais alegre, e mais animado, claro. Dizem que as crianças devem dormir, pelo menos, 9 horas por dia. Já os adultos, 8 horas já são suficientes.

Sabe aquele jantar em família, de Natal, por exemplo, onde possui várias opções de comidas e afins? Pois é. É inevitável não exagerarmos um pouco na quantidade. E, logo depois, vamos dormir, já que, além de estar á noite, o trabalho do organismo se concentra na digestão, aumentando ainda mais a sensação de sono. O problema está aí. Quando você imediatamente dorme depois de se alimentar, o corpo demora mais a processar e a digerir os alimentos. Por isso, sempre quando comemos demais no jantar, ganhamos alguns quilos a mais do que se comemos mais no almoço.

O recomendável é que você somente vá dormir depois de passadas mais ou menos 2 horas da refeição. Você pode optar também por não ficar parado neste intervalo de tempo, se dedicando a alguma atividade (Não pode, de jeito nenhum, ser um exercício físico, mas sim um passatempo) que visa uma leve movimentação dos membros.

Mas claro que não podemos somente culpar os alimentos de atrapalharem uma boa noite de sono. Vários outros fatores contribuem para que ele seja prejudicado, tais como:

  • Ambiente não propício para o descanso;
  • Problemas que envolvam o emocional e o psicológico (Aí se encaixa também problemas pessoais)
  • Peso acima do recomendado;
  • Problemas de saúde variados;
  • Insônia, entre muitos outros.

Perguntas Frequentes

Algumas das perguntas abaixo são sempre frequentes, por pessoas que querem manter o peso ideal, mas tem dúvidas sobre qual alimentação é a mais adequada.  Veja:

É Melhor Jantar ou Ficar Sem Comer?

Muitas pessoas acham que, para emagrecer, o melhor mesmo é não comer nada na hora do jantar. Elas pensam erroneamente.  As principais refeições que devemos fazer para deixar o nosso corpo em estado de ‘’funcionamento’’ normal são o café da manhã, almoço e jantar. Ou seja, você não pode menosprezar o horário de jantar. O que se pode fazer é diminuir a quantidade de comida em seu prato, mas deixar de comer é errado.

Comer Carboidratos Depois das 18 horas é Errado?

Antes de qualquer coisa, devemos dizer que os carboidratos são muito importantes para o organismo, sendo obrigatória sua presença em todas as refeições feitas em um dia. Para se ter uma ideia, aproximadamente 60% de  todas as calorias devem ser de origem dos carboidratos.

Então, podemos concluir que os carboidratos podem sim ser consumidos depois das 18 horas. Essa lenda de que comer carboidratos depois deste horário pode engordar é puro mito.

Eu Sinto Muita Fome Durante a Noite. É Normal? Como Posso Controlar?

Geralmente, quando as pessoas sentem uma vontade enorme de se alimentar durante a noite, o problema está nas refeições anteriores. Pode ser que a comida ingerida na hora do almoço, por exemplo, não foi suficiente para suprir as necessidades de calorias. Ou pode até mesmo ser a ausência de alimentação nesse horário.

Para que você comece a se adequar e a evitar esse comportamento, o melhor é começar a prestar atenção nos seus momentos de alimentação. Faça todas as refeições necessárias para manter as energias (São de 5 a 6) e observe. Se o seu apetite for normal à noite, o problema está solucionado.

Mas, se mesmo assim sua vontade de comer é obsessiva, isso pode ser um sintoma de uma doença conhecida por compulsão alimentar. O melhor mesmo é você procurar seu médico de confiança, pois ele pode te indicar o melhor tratamento a se seguir a fim de erradicar essa doença.

Algumas Dicas

Fugindo um pouco do tema, confira aqui algumas dicas para você que não quer exagerar:

  • Se, á noite você tiver algum compromisso, como uma festa, por exemplo, não deixe para fazer suas refeições no local. Antes de sair, coma algum alimento leve, como biscoitos de água e sal ou uma fruta, a fim de deixar você mais ou menos satisfeito, e não o fazendo pagar mico ao exagerar nas comidas servidas;
  • Opte jantar até às 21 horas, pois será mais fácil a digestão, evitando alimentos muito pesados, como frituras, massas e molhos. Se comer mais cedo, irá digerir mais cedo, portanto, não irá dormir com a sensação de barriga cheia.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.