Como Saber se Sou Mesomorfo?

A partir do momento em que nascemos e a medida que vamos nos desenvolvendo, existem biótipos corporais que vão se mostrando mais evidentes. Os biótipos representam genótipos que são comuns a vários indivíduos de um grupo.

Os genótipos são a constituição celular no âmbito da genética, sendo avaliado pelo material genético herdado pelos pais, que se localiza no núcleo das células.

Esses biótipos que foram citados acima, são divididos em três tipos: os ectomorfos, os endomorfos e os mesomorfos – sendo a última categoria o foco desse artigo. É importante frisar que ainda que as características do biótipo não sejam mutáveis por serem determinados por fatores genéticos, elas são adaptáveis principalmente por meio de exercícios físicos e de uma alimentação diferenciada.

Metabolismo

O biótipo também está intimamente ligado ao metabolismo de cada pessoa. O metabolismo engloba todas as transformações de substâncias que ocorrem nos organismos. Ele pode ser dividido em duas áreas, o anabolismo e o catabolismo. O anabolismo designa reações de síntese, ou seja, reações que criam novos compostos no corpo, através de moléculas menos complexas.

Já o catabolismo, são as reações que realizam a quebra das substâncias complexas, e que produzem uma grande quantidade de energia na forma de ATP (Trifosfato de adenosina)

Dessa forma, quando o catabolismo de um indivíduo é maior que o anabolismo, esse organismo acaba perdendo massa. Agora, quando a situação é contrária, e o anabolismo se torna maior que o catabolismo, o organismo acaba aumentando sua massa e crescendo, e é assim que os biótipos se relacionam com o metabolismo, já que algumas pessoas podem ter o metabolismo mais lento, enquanto outras possuem o funcionamento do metabolismo de uma forma mais rápida.

Assim, existem diferentes níveis de necessidades de cuidado com a alimentação para cada tipo de biótipo. Por exemplo, pessoas com características ectomorfas devem consumir hipercalóricos para aumentar a massa quando necessário, já os mesomorfos e os endomorfos precisam ser mais cuidadosos ao consumir carboidratos, caso não queiram ganhar massa, mas isso será detalhado mais a frente.

Características dos Biótipos

Como já foi citado acima, existem três principais tipos de biótipos, e eles serão apresentados agora, juntamente com suas principais características.

Ectomorfos

Indivíduos ectomorfos são aqueles que são magros e ainda possuem dificuldade em ganhar peso. Em geral, essas pessoas possuem uma estrutura óssea e ombros pequenos, além de peitoral reto. O metabolismo tende a ser mais rápido, fazendo com que o catabolismo seja maior do que o anabolismo.

Para as pessoas que possuem esse biótipo e que querem aumentar sua massa, devem fazer um tipo de exercício diferenciado dos demais e preferencialmente acompanhado de um profissional, para superar essa dificuldade.

A respeito de dietas, indivíduos desse grupo podem seguir uma alimentação hipercalórica e rica em carboidratos, contribuindo para o aumento muscular.

Endomorfos

Seguindo a direção contrária dos ectomorfos, os indivíduos endomorfos costumam ter facilidade para acumular gordura, então, caso a pessoa que possui esse biótipo deseje definir seu corpo, ela terá um pouco mais de dificuldade, já que é necessário que a gordura seja perdida primeiramente.

Essas pessoas também podem ter dificuldades para controlar a ingestão de calorias e facilidade de acumular gordura, além de possuir o metabolismo mais lento.

Um modo de acelerar o metabolismo através de treinos é focando em exercícios de hipertrofia, já que a quantidade de massa muscular influencia nesse processo. Atividades aeróbicas também são muito importantes para endomorfos que desejam perder peso.

Mesomorfos

Enfim será citado o biótipo que é a ênfase desse artigo, os mesomorfos. Eles em geral possuem uma estrutura óssea maior e mais massa muscular, resultando em uma aparência mais atlética.

Pessoas com esse biótipo tem maior facilidade em ganhar massa e perder gordura, tendo também ombros e peitoral mais alargados. A alimentação para quem deseja ganhar massa é basicamente livre, porém, para se obter maiores resultados, devem tentar manter uma dieta equilibrada e rica em proteína, já que elas são uma espécie de material reconstrutor do músculo.

Tendo conhecimento dessas características apresentadas e até mesmo procurando a orientação de um profissional é possível identificar se você é um mesomorfo, e assim otimizar seus hábitos para conseguir atingir os objetivos de ter o corpo desejado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.