Como Lidar Com o Clima Seco

Em algumas épocas do ano é mais difícil encontrar uma região com chuva, com isso, falta umidade no ar, deixando-o extremamente seco e fazendo com que os seres vivos, tanto as pessoas quantos os animais, fiquem mais sujeitos a algumas doenças. Nas épocas de tempo seco as matas acabam também ficando secas, com isso as queimadas são constantes, fazendo com que o organismo sinta ainda mais a mudança de clima, dificultando ainda mais a respiração, surgindo assim vários problemas respiratórios.

A grande maioria das pessoas não sabe como prevenir os efeitos de um tempo seco, como ajudar e melhorar a umidade em sua casa para que não surjam doenças. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a umidade esteja em torno de 60%, para que se evite os problemas possíveis.

http://www.youtube.com/watch?v=78l8Cx1oeRM

Os principais efeitos de um tempo seco são: muita dor de cabeça; nariz ressecado, dificultando a respiração nasal e torna necessária a respiração bucal; garganta e olhos irritados. As pessoas que mais possuem problemas respiratórios são aquelas que moram em grandes cidades e possuem um ar muito poluído. Com isso, quando o tempo seco chega muitas pessoas ficam com doenças respiratórias, lotando os centros médicos a procura de inalações.

Dicas de Como Melhorar Sua Vida Nos Dias de Tempo Seco

Beber Líquidos:

Uma das dicas mais importantes é que se deve tomar muito líquido todos os dias e nos dias em que o tempo está mais seco essa quantidade deve ser até mesmo dobrada. Além da água, sucos e água de coco também podem ser ingeridos, pois como o tempo está seco, consequentemente, está calor com isso o corpo transpira mais fazendo-se necessária a ingestão de mais líquido.

A recomendação dos médicos é de que se deve beber no mínimo dois litros de água por dia e nos tempos mais secos o recomendado são quatro litros. É muito importante prestar bastante atenção nas crianças, sempre oferecer e se for preciso obrigue-as, convencendo-as a beber bastante água, pois elas desidratam com mais facilidade e o mesmo deve ser feito com os idosos que também possuem uma imunidade mais baixa.

Casa Limpa:

Com as condições deste tempo é muito importante sempre preservar sua casa limpa e livre de poeiras que podem agravar algum problema respiratório. É importante passar panos bem molhados nos móveis e no chão e os estofados também devem ser limpos com água e vinagre para que não aconteça a proliferação de ácaros, que são grandes inimigos de pessoas que já possuem problemas respiratórios. Mas para você limpar sua casa deve-se aspirá-la e não varrer para que a poeira não voe.

Lubrificar os Olhos:

Os olhos ficam bastante ressecados. Com isso, é bastante importante que se use colírios lubrificantes, mas consulte seu médico para que ele indique o correto, e soro fisiológico, assim os olhos ficarão lubrificados e não irritados. As narinas também devem ser lubrificadas com soro fisiológico para facilitar na respiração.

Cuidados Com a Pele:

O cuidado com a pele é bastante importante no tempo seco, pois a pele fica seca e pode também ficar irritada. Por isso é importante evitar banhos, mas como eles são necessários, evite os com água quente, quanto mais gelada a água melhor. Aproveite o vapor do banho para poder umedecer suas narinas e evitar também lugares muito quentes para que não transpire muito e perca a oleosidade natural da pele. Abuse dos hidratantes corporais, o rosto deve ser bem lavado com sabonete e usar hidratante apropriado e sempre hidrate seus lábios com manteiga de cacau.

Cuidados Com a Prática de Exercícios:

Nesta época não é muito saudável fazer atividades físicas intensas, pois elas podem levar a perda de água. Como existem pessoas que não conseguem ficar sem fazer atividades físicas, opte por exercícios aquáticos, como a natação e a hidroginástica, ou se você precisa fazer outros tipos de exercícios, não faça entre os horários das dez da manhã até as cinco da tarde.

Como Umidificar o Ar

O mais importante para poder se livrar da falta de umidade no ar é umidificá-lo. O método mais eficaz é usar um umidificador elétrico, que podemos encontrar com facilidade em farmácias e em lojas, mas existe um jeito certo de se umidificar o ar. É importante ligar o aparelho uma hora antes de dormir e deixá-lo ligado por, no máximo, três horas, durante o dia ele pode ficar o tempo todo ligado, mas em uma potência baixa.

Existem outros tantos métodos que são bastante eficazes, como colocar baldes e bacias com água fresca que devem ser trocados todos os dias, para que evapore com mais eficácia e umedeça o ambiente. Uma dica bastante fácil é colocar a toalha molhada usada após o banho nos quartos para que a noite o ar esteja um pouco mais umedecido, facilitando a respiração.

Casa Arejada:

Além da umidade, deixe a casa muito bem arejada, para que fique mais fresquinha, deixe todas as janelas e portas abertas por bastante tempo para que não fique um ambiente abafado. O jeito mais eficaz de se usar a toalha é colocando-a pendurada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas submergida na água para que ela não fique seca.

Cuidados Com Idosos e Crianças

É muito importante dar atenção redobrada para idosos e crianças, pois eles são os que mais sofrem com o tempo seco porque possuem uma baixa imunidade e podem adquirir mais facilmente algumas doenças respiratórias.

Alimentação:

Na alimentação é muito importante comer de preferência alimentos frescos e ao preparar algo coma-se logo. É bom chupar sorvetes e picolés de preferência de frutas, que são feitos a base de água, eles ajudam a refrescar e diminuem a transpiração.

Higiene Pessoal:

Uma dica importante é que como nessa época muitas doenças aparecem é necessário que as pessoas possuam ainda mais higiene, lavando muito bem as mãos, evitando muito contato físico com outras pessoas e aglomerações para que você não seja infectado com alguma dessas doenças desta época seca. Use também álcool em gel quando estiver longe de alguma torneira para higienizar as mãos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário