Como Acabar Com O Mau Hálito

O mau hálito ou halitose, como também é chamado, é um grande problema que atormenta muitas e muitas pessoas. Esse não é um problema novo, ele existe há muito tempo. Existem muitos relatos de tratamentos do mau hálito até mesmo na bíblia, no livro Gêneses constam informações sobre o tratamento para se ter um hálito fresco.

Muitas pessoas que não possuem mau hálito se preocupam exageradamente com o seu hálito, mas já boa parte das pessoas que tem não sabe. Mais de vinte porcento das pessoas que procuram médicos para tratar o mau hálito não o possuem, pois é muito difícil que a própria pessoa perceba que tem.

Como Acabar Com O Mau Hálito

Como Acabar Com O Mau Hálito

Causas do Mau Hálito 

São mais de quarenta causas diferentes para o mau hálito, mas algumas são as responsáveis pelo maior número dos casos. Mais de oitenta por cento das halitoses se origina da própria boca, e são causadas pela flora bacteriana da nossa orofaringe, pelos alimentos que ingerimos. Só na nossa boca, possuímos mais de seiscentos tipos de bactérias orais, e algumas delas são capazes, até mesmo, de gerar gases com odor que se originam de alimentos orgânicos, principalmente as proteínas.

Os lugares onde são mais acumuladas bactérias são os dentes e a região posterior da língua, ali então acontece a proliferação dos odores. Como desde pequenos aprendemos, quanto menos forem seus cuidados com a boca, mais problemas você terá a respeito disso, como a halitose, que é uma das principais causas da má higienização.

Como é previsível, quanto menor for sua higiene bucal, mais bactérias existirão, mais resíduos alimentares permanecerão na cavidade oral e mais intenso será o mau hálito. Inflamações como gengivites e periodontites, causadas por má higiene oral, também favorecem a halitose. A saliva é um antisséptico natural que nós possuímos, ela possui antibactericidas que combatem as bactérias e também ajudam a eliminar os restos de alimentos depositados na boca. Quanto mais resseca for à boca, pior será o mau hálito.

A saburra lingual é uma manifestação de placa esbranquiçada que é composta por bactérias e células descamadas, elas acabam se aderindo a nossa língua, e também causa o mau hálito. A saburrosa surge por falta de hidratação na boca, que é responsabilidade da saliva. Outros fatores que ajudam a formar a saburra é dormir de boa aberta, roncar, usar antissépticos a base de álcool e também o uso de aparelhos ortodônticos.

Outro fator que pode ser causador de mau hálito são as amígdalas e a faringe quando estão em desenvolvimento, por isso, é muito comum nas crianças e também quando estamos com dor de garganta. Outro causado da halitose é o nariz, quem tem sinusite sofre com um gotejamento pós-nasal, isso pode causar o depósito de substâncias de mau cheiro na base da língua.

Às vezes, o mau hálito pode ser motivo de algum tumor oculto na laringe, então, quem tem deve fazer exames para saber se está tudo bem com sua saúde. O tipo mais comum é o que acontece quando acabamos de acordar, mas essa halitose é passageira. alguns fatores que são responsáveis por esse mau hálito são:

Muitas pessoas são acostumadas a dormir de boca aberta, o que acaba levando ao ressecamento da boca, como já foi explicado. O fator mais importante desse tipo de mau hálito é que ficamos, em média, oito horas dormindo. Com isso, o nosso organismo precisa de energia e acaba queimando calorias que produzem corpos cetônicos, que são substâncias com um forte odor. Mas esse odor é fácil de resolver, basta comer ou escovar os dentes.

http://www.youtube.com/watch?v=1jPqqcLx06c

Algumas doenças sistêmicas podem também ser causadoras do mau hálito, como a cirrose e insuficiência renal mais avançada. Este caso deixa a pessoa com um hálito com cheiro de urina, por causa do grande acúmulo de urina e de outras substâncias que não conseguem ser eliminadas pelos rins.

O tipo de alimentação também pode interferir no seu hálito, como por exemplo, o alho e também a cebola podem deixa uma pessoa com um hálito nada agradável por várias horas. Alguns outros alimentos também podem ocasionar a halitose.

Tratamento do Mau Hálito ou Halitose

Como a maioria dos maus hálitos vem da boca, então o mais recomendado é procurar um dentista para poder tratar seu problema. Já os casos que são provocados por problemas na faringe, amígdalas ou nariz é recomendado a consulta com um otorrinolaringologista.

Algumas coisas que podem ser feitas para poder diminuir esse problema são:

  • Uma higienização bucal mais adequada e o uso diário de fio dental;
  • Um controle regular com o dentista;
  • Gargarejos diários com anticépticos bucais, principalmente à noite;
  • Beber líquido constantemente para não deixar a boca ressecada;
  • Escovar a língua com anticéptico bucal ou apenas com água e pasta de dente pelo menos duas vezes ao dia, para manter sempre a língua limpa;
  • Quando estamos com a boca muito seca, se mastigarmos um chiclete sem açúcar durante uns cinco minutos a boca salivará muito e hidratará a boca;
  • Evitar bebidas alcoólicas, café e também o grande vilão, o cigarro;
  • Comer bem e coisas saudáveis no seu desjejum;
  • Evitar ficar muito tempo sem comer.

Tratamentos Caseiros Para Acabar com o Mau Hálito

Algumas pessoas possuem solução para tudo, se você tiver com qualquer coisa alguém tem um remédio para curar, e para o mau hálito não podia ser diferente. Mas muitas dessas receitas podem não funcionam e podem, até mesmo, piorar a situação, então o mais indicado é procurar um especialista que entenda do caso. As duas receitas caseiras mais conhecidas são:

Ferva um copo de água e depois coloque um cravo da índia, deixe tampado por 15 minutos para poder acontecer a fusão. Faça gargarejos com essa solução após escovar os dentes.

Ferva em um copo de água três folhas de louro, depois deixe tampado em fusão durante 15 minutos. Coe, coloque um pouco de suco de limão e adoce com um pouco de mel. Tome uma xícara a cada seis horas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.