Biótipo – Características (Endo, Mesomorfo)

O nosso planeta surgiu, segundo estimativas dos cientistas, por volta de 4,6 bilhões de anos atrás, depois de uma mega explosão, o Big Bang, que deu origem a diversos componentes, onde foi possível a formação de sistemas de galáxias, galáxias, estrelas, planetas, astros menores e, também, vida. Isso mesmo, se não fosse a explosão que foi causada há quase 14 bilhões de anos atrás, provavelmente não estaríamos aqui lendo esse post. Nossa composição é, basicamente, de poeira estelar que sobrou da formação do nosso universo.

E, por falar em nós, seres humanos, não devemos nos esquecer que somos mais de 7 bilhões espalhados por esse imenso planeta, que, para nós, é gigantesco, para os padrões espaciais, é um mero grão de areia. E, esses sete bilhões não são iguais em nenhum quesito, ou seja, somos únicos, temos nossa própria essência, mental e fisicamente falando: umas pessoas são magras, outras são gordas, outras são atléticas, outras tem corpo normal, e assim vai. Não são as nossas condições físicas que nos definem, mas sim, o nosso caráter.

Falando em forma física, iremos entrar agora em um assunto que é bastante abordado entre as pessoas: o biótipo, usado, na maioria das vezes, para explicar algo relacionado à reação do nosso corpo com o passar dos anos. Confira, nesse artigo, alguns conceitos básicos sobre o biótipo, além de algumas curiosidades bastante interessantes. Vamos lá?

O Que É O Biótipo?

Quando nascemos, carregamos conosco informações genéticas que irão definir o nosso corpo pelo resto da vida. Isso é conhecido como biótipo, e ele explica bem como, por exemplo, uma pessoa come bastante, mas não tem alteração no formato físico do seu corpo, bem como uma pessoa que também muito e o peso e o formato do corpo acompanham a quantidade de comida ingerida.

No ano de 1940, um estadunidense, de nome William Sheldon, decidiu definir o que é o biótipo, o separando em três características principais: endo, mesomorfo e ectomorfo. Essas três divisões facilitaram e muito para as pessoas poderem identificar em qual dessas ela se encaixaria melhor. Eles definem como serão os nossos corpos, lembrando que podem se manifestar até dois biótipos no organismo, mas apenas um, mas se sobressair, e é que irá definir a forma física da pessoa. Confira, a seguir, a descrição de cada uma delas:

Ectomorfo

Um ectomorfo é aquela pessoa naturalmente magra, com um percentual bem baixo de gordura corporal. Nesses casos, essas pessoas geralmente não conseguem engordar de maneira fácil, não importando se é gordura ou o ato de ganhar músculos. A sua estrutura óssea se caracteriza em ombros curtos, cintura fina, caixa torácica estreita, entre muitas outras características.

Nesses casos, quando se realiza algum tipo de treino em uma academia, o ectomorfo deve estar ciente de que, para ele, é mais difícil conseguir engordar, seja comendo ou crescendo músculos.  Nesses casos, o treino deve ser mais pesado, ter paciência, pois ela é a virtude determinante para o sucesso da prática de exercícios físicos, se alimentar corretamente, não pulando nenhuma refeição, além de, aos poucos, participar dos primeiros treinos de adaptação, aumentando os pesos dos exercícios assim que for notado um avanço em seu estado.

O Mesomorfo

Esse é o biótipo considerado o melhor, visto que ele pode ganhar ou perder peso de uma maneira fácil, sendo por meio de gordura ou de músculo. Também tem uma invejável estrutura óssea, com ombros largos e cintura estreita, possuindo, também, uma caixa torácica larga. Essas pessoas não conseguem encontrar dificuldades nos exercícios, por terem um corpo bastante próximo do ideal, que é o atlético.  Ou seja, os resultados obtidos com treinos já são mais fáceis de serem conseguidos.

As dicas para o mesomorfo em treinos na academia são poucos justamente por conta da facilidade que eles possuem de angariar massa muscular. Criar um bom plano de dieta e exercícios, bem como fazer diversos exercícios compostos e utilizar de técnicas do estilo “drop set” fazem um diferencial tremendo na hora de executar os exercícios.

O Endomorfo

Esse biótipo está, como dizem, “no meio termo”, já que ele possui uma estrutura óssea boa, com ombros e caixa torácica largos, mas com a cintura larga, também. Pessoas com esse biótipo tem uma facilidade muito grande em angariar peso, já sendo naturalmente pesados. No entanto, o peso que acabam adquirindo é mais proveniente de gordura do que de massa muscular, sendo que esse peso adquirido é mais difícil de ser perdido.

Assim como o mesomorfo, as dicas para o endomorfo não são muitas, somente precisa ter foco nos exercícios aeróbicos e um bom planejamento da dieta, cortando o que puder de carboidratos.

Malhar É Uma Boa Opção?

Muitos têm essa dúvida ao procurar uma academia para realizar exercícios, pois têm medo de não conseguir acompanhar o ritmo ou por acharem, simplesmente, que é muito difícil fazer os exercícios que forem passados a ele. No entanto, esse é um medo bastante comum que é sanado, pelo menos, já na primeira semana de prática. É preciso ser realista: durante as duas primeiras semanas, o seu corpo irá doer, ficando difícil até para realizar coisas simples, como dormir. Mas não é porque o corpo está dolorido que é para deixar a academia de lado: quanto mais você treinar, mais irá acostumar seu corpo para as cargas de pesos, o que o fará acostumar mais rápido com a situação.

Inicialmente, como você está começando os primeiros exercícios, é normal que o professor responsável pelo seu treino comece passando exercícios com séries e repetições mais leves, como forma de você se acostumar com os equipamentos. A partir do segundo mês, já começam as alterações no treino, para que você possa aproveitar ainda mais da “guinada” conseguida nos exercícios primários, para poder ter alguma base para os exercícios mais “elaborados”.

Geralmente, três dias de treino por semana são o suficiente para causar um impacto na sua aparência, mas isso pode ser potencializado se o comparecimento na academia for, pelo menos, de 5 dias na semana. Isso pode ser discutido com o seu professor, já que ele está mais inteirado do seu caso e, assim, indicar o ritmo de treino certo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.