A cerveja é uma das mais antigas e mais consumidas bebidas alcóolicas do mundo, e a terceira bebida mais popular em geral (apenas chá e água são superiores). Foi fabricada pela primeira vez há 7 000 anos. Ela é citada em cerimônias religiosas, elogiada na literatura e valorizada pelas suas propriedades medicinais. O que os antigos suspeitavam sobre os benefícios da cerveja para a saúde benefícios a ciência moderna continua a provar.
Ironicamente, beber demais (mais de duas garrafas por dia para o homem e uma para a mulher) pode não só naular os benefícios como prejudicar sua saúde. Confira como usar a cerveja em seu benefício:
Um estudo de 2001 da Universidade de Praga relatara que flavonóides encontrados na cerveja, semelhante ao estrógeno pode diminuir o risco de hormônio-relacionados, tais como cancer da mama e da próstata. Eles também têm mostrado promessa no alívio de sintomas da menopausa.
De acordo com investigadores na Tufts University, a cerveja contém altos níveis de silício, que ajudam a acelerar a entrega de cálcio e outros minerais de tecido ósseo, especialmente em homens e mulheres jovens.
Um estudo da Universidade de Harvard publicado no New England Journal of Medicine relatou que o consumo moderado cerveja contribui para aumento da capacidade mental em mulheres idosas. Além disso, um artigo de 2003 da Revista da Associação Médica Americana alegou que os indivíduos a partir de 65 anos que bebiam de uma a seis bebidas por semana eram menos propensos a sofrer de demência.
Os pesquisadores da Rockefeller University concluíram que o álcool aumenta os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o bom colesterol que transporta excesso de mal colesterol do fígado para a eliminação, e confere ao sistema circulatório capacidade anti-inflamatória e anti-entupimento. Além disso, um estudo conduzido por 2006 do Harvard School of Public Health descobriu que homens saudáveis que bebiam moderadamente viu uma diminuição de 40 a 60 por cento no risco de ataque cardíaco.
Investigadores dos Países Baixos considerou que bebem cerveja tinham níveis mais elevados de vitamina B6, que desempenha um papel essencial no metabolismo dos glóbulos vermelhos e na síntese de neurotransmissores vitais para a função cerebral normal.
Talvez devido ao seu elevado teor de magnésio, a cerveja tem demonstrado reduzir a incidência de pedras nos rins, segundo os pesquisadores na Finlândia, o consumo de uma cerveja por dia ajudou a cortar o risco de pedras nos rins em 40%.