Aparelho Ortodôntico

O aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é atualmente uma espécie de fetiche, uma verdadeira moda jovem, e muitos sonham em um dia colocarem um aparelho, que tem o objetivo principal de corrigir a posição dos dentes seja para fins funcionais ou para fins estéticos. Existem diversos tipos de aparelhos dentários, dentre eles os aparelhos removíveis e os aparelhos fixos. A escolha do aparelho ideal é diferente para cada função e deve ser avaliada pelo ortodontista criteriosamente, com o auxílio de exames de raio-X. Assim como os óculos os aparelhos dentários eram tidos como uma das principais características dos jovens que tinham a alcunha pejorativa de CDF’s. Nos dias atuais essa concepção está cada vez mais distante, e os aparelhos passaram a ser um acessório muito desejado por boa parte dos jovens e também pelos adultos.

Aparelho Ortodôntico

Aparelho Ortodôntico

Os aparelhos são usados por muitas celebridades instantâneas, como Tom Cruise, Lila McCann, Brett Favre, Nancy Kissinger e muitos outros. O uso dos aparelhos dentários passa assim a categoria de adorno cada vez mais comum em muitas partes do mundo a tal ponto que na Tailândia jovens usaram aparelhos falsos para estarem em dia com a moda. Mas independente da moda dos aparelhos ortodonticos eles tem uma função muito importante na correção da arcada dentaria dos indivíduos, cada vez mais jovens. Hoje pacientes em fase de crescimento já podem usar os aparelhos, que nesse caso são normalmente móveis. Nessa fase o ortopedista aproveita justamente a fase de cresimento dos jovens para alterar os ossos da face, resultando numa arcada dentária perfeita e a estética e beleza dos seus sorrisos.

Ortodontia

Ortodontia

Já nos jovens e adultos os aparelhos fixos são os mais comuns, eles favorecem uma maior movimentação dos dentes, corrigindo defeitos de posição e evitando inclinações inadequadas, enfim, os aparelhos móveis são indicados para pequenos ajustes enquanto os aparelhos fixos são indicados para correções maiores, por indicações estéticas ou não. Um tratamento com aparelho ortodontico dura cerca de 2 anos, tempo mínimo necessário para corrigir a posição dos dentes, nesse período o aparelho deve passar por vários ajustes, que são feitos pelo serviço profissional periodicamente, trocando os fios e as famosas borrachinas, que atualmente existem em varias cores para que os jovens possam combinar com suas preferencias.

Foto

Foto

No entanto assim como existem os aparelhos coloridos, pra quem faz questão de mostrar que está usando, há também aparelhos quase invisíveis para as pessoas mais discretas. Esses aparelhos, tão eficientes quanto os outros, são chamados de aparelho fixo transparente. No entanto, independente da idade e do tipo de aparelho se discreto ou colorido, o que vale é a busca por um profissional experiente que possa realmente fazer um bom trabalho nos seus dentes, pois o resultado do tratamento com aparelho ortodontico tem muitas vezes resultados surpreendentes na aparência das pessoas. Vale a pena investir no próprio bem estar e na própria aparencia, além é claro, de muitas vezes tratar-se de uma questão de beleza e saúde.


Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Recentes

Comentários

Deixe um comentário