Alimentos Que São Antiinflamatórios

Quem se alimenta com os alimentos sérios pode dizer adeus aos medicamentos contra s doenças conhecidas como inflamatórias. As inflamações do corpo são controladas no corpo por hormônicos que diminuem ou intensificam o sentido processo inflamatório.

Saiba Quais São

Saiba Quais São

Os alimentos podem servir para reparar lesões ou proteger contra futuras infecções, visto que possuem efeitos importantes nos níveis hormonais. Inflamação é componente doloroso de artrite (os sintomas incluem dor, coloração, inchaço vermelho para a área, e, por vezes, perda de movimento ou função), e pode ser componente de doenças cardiovasculares.

Significado: Dieta Anti-Inflamatória

A dieta anti-inflamatória não representa dieta no sentido popular – Não representa programa de perda de peso nem é um plano alimentar para permanecer por um período limitado de tempo sem fome. Pelo contrário, é forma de seleção e preparação de alimentos com base no conhecimento científico de como eles podem ajudar o corpo a manter saúde em níveis qualitativos.

Alimentos Anti-Inflamatórios        

01: Óleos e Gorduras – Omegas-3 representa conjunto de ácidos gordos encontrados em peixes de água fria oleosa, sementes de linhaça, óleo de canola e sementes de abóbora. O consumo de ácidos graxos monoinsaturados, encontrados no azeite de oliva, abacate e nozes está associado à redução do risco de doença cardiovascular. Outros óleos saudáveis incluem os óleos de: Farelo de arroz, semente de uva e noz.

02: Frutas e Legumes – Frutas inteiras e vegetais são ricas em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e fitoquímicos. Escolha legumes coloridos e frutas apetitosas, como brócolis, acelga, morangos, amoras, espinafre, cenoura e abóbora. Necessário consumir pelo menos cinco porções de frutas e legumes todos os dias.

http://www.youtube.com/watch?v=F12-W4mo0Gk

03: Fontes de Proteínas – Possíveis anti-inflamatórios com proteína magra fontes incluem aves, peixes e frutos do mar (proteína ofertada por peixes gordos, bem como ômega-3 dos ácidos). De preferência aos alimentos de soja, tais como tofu, junto com outros legumes, nozes e sementes utilizadas como fontes de proteínas de origem vegetal. As melhores castanhas são nozes, amêndoas, nozes e castanha do Brasil.

04: Bebidas – O corpo precisa de água. Beber da torneira, água com gás ou engarrafada, cem por cento de sucos de frutas, chá de ervas, baixo teor de sódio, suco de vegetais e leite de baixa ou sem gordura são fontes saudáveis de H2O.

Quais Alimentos Evitar?

Carga em cima de lixo alimentos, alto teor de gordura, açúcar, carnes e alimentos processados pode aumentar o potencial de inflamação no corpo. Reduza o consumo de gorduras TRANS e saturadas cortando para trás os alimentos processados e carnes vermelhas, como o bacon e salsicha. Cortar refinados com farinhas brancas em pão e macarrão (olhar para cem por cento de grãos integrais ao invés). Elimine a adição de açúcares, diminua o consumo de refrigerantes açucarados, bolos, doces, sobremesas ricas e cereais pré-adoçados.

Outra fonte possível de irritação vem da família de plantas, que inclui batatas, tomates e berinjelas. Os vegetais possuem substância química alcalóide chamada solanina, o que pode provocar dor em algumas pessoas.

Alimentos Anti-Inflamatórios: Dicas de Dieta

01: Escolha alimentos frescos com mais frequência. Evite alimentos muito processados;

02: Faça pequeno-almoço, servido com aveia, frutas e nozes;

03: Coma frutas integrais, nozes, sementes e legumes frescos em vez de biscoitos e doces;

04: Consuma mais peixe e menos carne vermelha gordurosa;

05: Cozinhe com azeite de oliva e óleo de canola;

Fique Ligado

Fique Ligado

06: Tofu refogado;

08: Tenha salada com muitos vegetais frescos na refeição;

09: Fique longe de alimentos fritos; assar;

10: Escolha legumes verde escuro ou coloridos como pratos secundários – eles devem preencher metade do prato de jantar;

11: Mantenha peso saudável para reduzir a dor e inflamação.

Dieta Alimentar Saudável

O conceito de dieta está relacionado com hábitos alimentares. Existem pessoas com rotina saudáveis, outras não. Neste sentido, refere-se a algo particular. Porém, de forma popular, a palavra está relacionada com formas de manter a saúde e cortar pesos em busca da condição física perfeita.

A maioria das revistas especializadas afirma que é sempre aconselhável procurar a assistência de algum médico especializado antes de começar dietas. Isso acontece porque esta representa a melhor forma para conhecer o organismo com informações legítimas dadas pelos nutricionistas ou médicos especialistas no tema.

A escolha da alimentação correta junto com prática de fitness, ambas orientadas por profissionais preparados, pode resultar na evolução da saúde contra a vida sedentária, que na atualidade representa principal fator para incidências de doenças mortíferas.

Dieta mal elaborada que não leva em conta todos os tipos de nutrientes básicos demandados pelo organismo pode trazer efeitos desastrosos. Interessante notar que desde os anos oitenta e do século passado, começou o boom de dietas elaboradas por especialistas consideradas milagrosas. Em cada semana surge alguma revista especializada em boa forma com discussões a respeito, concedidas por diversos profissionais famosos.

Em termos gerais as dietas de emagrecimentos são seguidas por corte das calorias. Porém, nem sempre esta metodologia é sempre a mais indicada. Isso acontece porque a relação está muito além do excesso calórico. O grande segredo está na variedade e quantidade de alimentos ingeridos durante o dia a dia. Fórmulas restritivas que não levam em consideração as necessidades do organismo podem prejudicar a saúde de forma desastrosa.

Importância do Fitness Para Evitar Inflamações e Manter Corpo Saudável

A perda de peso representa um  ponto ambicionado por quase todas as pessoas que estão acima da medida certa ou longe formato do corpo ideal. Exercícios físicos são atividades mais indicadas do que as dietas que, além de não trazer garantias, também podem demandar de remédios que ao longo prazo pode causar, inclusive, cegueira. Representam as formas mais naturais para combater a obesidade.

Fitness feitos com ritmos regulares podem resultar em perda de gordura e massa muscular. De certa forma, o músculo pode ser considerado com tecido com alto teor de atividade no qual acontece bastante consumo calórico ao longo do dia.

Interessante notar que grande parte dos especialistas indicam os exercícios físicos como forma de tratamento e controle do diabetes. Os níveis de açúcar no sangue ficam controlados em consequência da diminuição da resistência contra as ações da insulina – hormônio indispensável à entrada de glicose dentro das células.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.