Alimentos Que Protegem a Pele De Queimaduras Solares

Apesar de sempre muito bem vindo, o sol pode ser um grande vilão para a saúde da nossa pele. Deixar a pele exposta ao sol por horas e sem nenhuma proteção provoca desidratação da pele, irregularidades na pigmentação da pele, linhas de expressão, aceleração do processo de envelhecimento e, ainda, outros danos mais prejudiciais, como por exemplo o câncer de pele.

Para alívio dos mais descuidados, há sim recursos para reverter até mesmo os quadros mais graves de doenças na pele. O uso do filtro solar todos os dias pelo menos nas partes do corpo que ficam descobertas, como por exemplo, é o cuidado mais básico e preventivo. Somado a isso, é sempre indicado fazer o uso de barreiras protetoras, sendo as mais comuns os chapéus, os bonés os óculos escuros no dia a dia e o guarda sol quando se vai à praia.

Ainda assim, tomando as atitudes citadas como hábitos, podemos sofrer com as altas incidências de luz solar ocasionadas nos dias de verão, principalmente. Fazer caminhadas longas ao ar livre, passar horas deitada na praia ou curtindo a piscina aumentam significativamente a probabilidade de as queimaduras solares se formarem na pele. Nesses momentos, para que a sensibilidade da pele seja reduzida a alimentação se torna um grande aliado. De acordo com pesquisas da área, determinados alimentos, como os que são fonte de licopenos e de betacarotenos, auxiliam o colágeno e colaboram para que a pele se recupere de prováveis danos.

Confira logo abaixo uma lista com vários alimentos os quais são excelentes para serem inclusos nas suas compras da estação mais quente do ano, pois mantém a sua pele saudável e bonita. Fontes de nutrientes bons à pele, esses alimentos melhoram a sua imunidade e deixam a pele menos sensível aos danos do sol, podendo até mesmo prevenir queimaduras. Mantenha uma dieta saudável e use o filtro solar sempre para aproveitar tudo de melhor que o verão tem para oferecer.

Romã: Essa fruta é rica em ácido elágico, o qual é um polifenol que tem a função de dar a cor avermelhada para essa fruta. Além disso, esse ácido possui uma significativa propriedade antioxidante a qual atua no combate aos prováveis danos causados pelo sol. A dica é colocar a romã em saladas, como molho ou fazer suco da fruta juntamente com outro alimento de sua preferência.

Romã

Romã

Espinafre: Essa verdura é fonte de ácido fólico, o qual reforça a capacidade de regeneração da pele, conseqüentemente prevenindo o envelhecimento precoce. Como sugestão vale assar um suflê de espinafre.

Tomate: Esse alimento quando aquecido solta o licopeno, um antioxidante o qual estimula a eliminação dos radicais livres e previne o envelhecimento da cútis motivado pelos raios ultra violeta. Como uma sugestão de ingestão diferente desse alimento, você pode fazer um suco de tomates.

Tomate

Tomate

Uvas vermelhas: É um alimento fonte de quercitrina, outro excelente antioxidante. A dica para colocar uvas na sua dieta é deixá-las por um tempo no congelador e então servir com iogurte natural.

Morangos: São fontes de Vitamina C, a qual ajuda fortalecer a defesa do organismo e retarda o envelhecimento natural da pele. De acordo com especialistas, essa vitamina também estimula a absorção do ferro, melhorando a resistência a infecções e, ainda, predispondo  a cicatrização de queimaduras. As receitas com morangos são inúmeras, mas vale lembrar que a fruta in natura é a forma mais saudável de ingestão do alimento.

Castanha do Pará: É fonte de selênio, um nutriente o qual estimula a conservação da elastina, que é uma proteína com a capacidade de manter a pele lisa e firme. A dica é comer até quatro castanhas em um dos intervalos das principais refeições no dia a dia.

Frutas vermelhas: Os mirtilos e as framboesas também possuem significativas quantidades de ácido elágico e, ainda, colaboram para a prevenção e a redução das manchas. Segundo pesquisas, há indícios de que esse ácido melhora em até vinte e cinco por cento o fator de proteção do filtro solar que passamos na pele. A sugestão é fazer um mix de frutas vermelhas, cereais matinais e iogurte natural para começar bem o dia.

Cenoura e goiaba: Ricos em betacaroteno, esses alimentos são poderosos antioxidante precursores da vitamina A. O betacaroteno combate os males dos radicais livres provocados pela exposição da pele ao sol. E a vitamina A estimula a regularizar a pigmentação da pele, prevenindo ainda a formação da acne. O mais indicado é comer esses alimentos frescos. A sugestão é fazer saladas e sucos.

Frutas cítricas: Famosas por serem fonte de vitamina C, essas frutas como por exemplo a laranja e o limão possuem limoneno, um nutriente com propriedades antioxidantes. A dica é fazer uma salada de frutas e usar esse tipo de fruta para temperar a salada ou fazer um suco para ser tomado entre o intervalo das principais refeições.

Chá verde: A erva da qual é feito o chá verde possui as catequinas, uma substância que colabora na prevenção de doenças, também, com a capacidade de proteger a formação de  inflamações, de queimaduras solares e de outros danos da radiação ultra violeta. O consumo diário de água de água deve ser, em média, de dois litros. Uma forma de variar, é bebendo chás durante o dia. Lembrando que os líquidos devem ser tomados meia hora antes e duas horas depois de cada refeição.

Melancia: Essa fruta possui significativa concentração de licopeno e de água. Isso quer dizer que podemos consumir melancia sem medo e com a certeza de que estamos ingerindo um aliado da nossa pele. A dica é deixar a melancia dez minutos no congelador e cortar em cubos nos dias de muito calor.

Semente de linhaça: Os ácidos graxos e o ômega-3 suavizam as manchas da pele e estimulam a redução das indesejáveis rugas, além de ajudarem a conservar a hidratação da pele por mais tempo, mesmo no verão. Vale colocar sementes na receita do pão, em saladas, na feijoada e moída em vitaminas.

Todas essas dicas foram sugestões de como prevenir se do sol. Porém, se surgir qualquer mancha suspeita na pele procure imediatamente um dermatologista. E para tirar todas as dúvidas sobre qual é a melhor dieta alimentar para você, consulte um nutricionista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.