Agentes de Saúde

Agente comunitário de saúde ou agente de saúde é uma profissão relativamente nova entre nós, foi criada no ano de 2002 através da Lei Federal 10.507 para atuar no SUS – Sistema Único de Saúde integrando as equipes do PACS / PSF  que são o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e o /Programa de Saúde da Família desenvolvidos pelo Governo federal através do Ministério da Saúde e tem como objetivo principal  a prevenção das doenças e a promoção da saúde da família, através de ações educativas e também controlando os índices epidemiológicos da comunidade onde atua. Os agentes de saúde são então a extensão dos serviços públicos de saúde, promoção social e também de proteção da cidadania que chegam nas casas dos indivíduos, possibilitando o acesso universal que é direito de todos.

Agente de Saúde

Agente de Saúde

Se traçarmos um paralelo poderemos perceber que o agente de saúde assume o papel dos médicos ou parteiras das comunidades do interior de décadas atrás. Pessoas que detinham um pouco mais de conhecimento, não como receitar um cardápio regime, e conheciam toda a comunidade passando segurança, assim como eram conhecidos pela comunidade, angariando a confiança de todos. O papel do agente de saúde dos dias atuais é justamente o de conhecer as comunidades onde estará inserido e assim, gozando da confiança dessas pessoas poder levar conhecimentos básicos de saúde, higiene e saneamento básico, servindo também de elo com os demais recursos de saúde e assistência social, encaminhando todas as situações que se apresentarem necessárias. Sendo pessoas da própria comunidade os agentes de saúde possuem as mesmas características e naturalmente tem condições de identificar suas necessidades, buscando a melhoria da qualidade de vida dessa população.

Trabalho

Trabalho

O projeto do PSF e PAC é uma grande iniciativa, assim como o Investimento Amazônia, do governo de levar atendimento de saúde pública e assistência social a toda a população, especialmente aquelas das comunidades mais distantes dos grandes centros urbanos. Entretanto o grande desafio desse programa é a capacitação desses profissionais. O agente de saúde é pelas características e peculiaridades das atribuições um profissional diferenciado, pois além  de possuir conhecimentos técnicos na área de saúde e enfermagem, é preciso também saber passar as informações necessárias e importantes de forma que essas populações, especialmente as mais carentes, identificando-se com os profissionais, possam assimilar e perceber a importância das ações preventivas de saúde, os cuidados com a água contaminada por esgotos,  higiene pessoal, e muitas outras informações.

Serviço

Serviço

O agente de saúde deve ser a ponte entre as comunidades e os serviços especializados e  profissionais de saúde, um profissional identificado com a comunidade onde atua e conhecedor da sua realidade, pronto a ajudar a defender seus interesses como indivíduo e como comunidade. O agente de saúde pretende ser um agente transformador das suas comunidades, levando informações capazes de gerar ações benéficas, em assuntos que influenciam diretamente na saúde da família, como a questão do lixo e a relação estreita entre lixo e doença, além de muitas outras questões que envolvem o meio ambiente e que dizem respeito diretamente a saúde e beleza do indivíduo e por conseqüência das famílias e da população como um todo.


Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário