Sudeste Asiático

A Ásia é o continente de maior extensão existente, sendo subdividido em 5 subcontinentes abrigando mais de 50% da população mundial, que se aglomera principalmente no sudeste asiático, fazendo com que paises como a China e o Japão cheguem a índices demográficos de cerca de 800 habitantes por quilômetro quadrado, enquanto as regiões mais frias do continente chegam a ser despovoadas. A maioria dos países asiáticos com alto índice demográfico tem investido em programas de controle de natalidade, muitas vezes de forma coerciva, mas mesmo com a taxa de natalidade diminuindo os índices continuam a subir, pois também a expectativa de vida da população subiu, devido as melhoras na qualidade de vida.

Economia

Economia

Embora os índices populacionais dos últimos tempos venham mostrando uma intensificação do processo de urbanização do sudeste Asiático, de uma forma desorganizada e acelerada sem planejamento, os grandes centros urbanos vêm recebendo uma grande parcela da população que começa a acarretar muitos e sérios problemas sociais, como desemprego, doenças, aumento do volume de lixo, iluminação, esgotos, água tratada e serviços de saúde adequados, ou seja, falta de Saneamento Básico, de infra-estrutura. Um destes indicadores dos problemas sociais está na saúde, aonde em algumas cidades o percentual de mortalidade infantil chega a atingir 72,5%. Mas este indicador não reflete a realidade de algumas cidades como no caso de Cingapura que tem um dos melhores índices de renda per capita.

Países

Países

A falta de Agentes de Saúde é um problema sério. A parte costeira do continente asiático é um dos berços das mais antigas civilizações do mundo registradas pela história, com uma cultura rica e milenar. Hoje com a Crise Mundial que assola a grande maioria dos países também os líderes do sudeste asiático se preocupam em implantar políticas econômicas capazes de evitar que esta crise se abata sobre suas economias, estudando formas de Como Vencer a Crise. Esses líderes políticos afirmam que coordenarão políticas expansionistas inclusive com pacotes de estímulo fiscal, afrouxamento do sistema monetário e planos que possam alavancar a demanda doméstica instituindo vantagens ao produto local em detrimento as questões externas referentes à crise.

Sudeste Asiático

Sudeste Asiático

Nos últimos anos, economias como de alguns países do continente asiático são as que mais cresceram conforme mostram os dados com taxas médias de crescimento da economia em torno de oito por cento ao ano. Pela sua grande oferta de mão-de-obra barata, muitas empresas multinacionais foram levadas pelo interesse econômico a se instalarem nesta região, entretanto a crise mundial traz o Aumento Desemprego Europa e a séria preocupação das autoridades e tensão entre a população. Conhecidos como os tigres asiáticos estes países começam a enfrentar crises internas no sentido de regular o grande aumento populacional, a sua economia e a importância no contexto mundial de todo o potencial de recursos e serviços capazes de acelerar o crescimento muito embora os problemas sociais começam a ficar estampados e reconhecidos pelos seus governantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.