Seres Humanos Podem Ser Ameaçados Por Aquecimento Global

O Aquecimento Global

O aquecimento global é um assunto que vem sendo cada vez mais tratado entre as pessoas hoje em dia e isso acontece entre as mais diversas conversas, sejam ela de caráter mais científico e acadêmico, em forma de conscientização entre as pessoas de maneira geral ou ainda em rodas de conversas informais. Porém, acaba que muitas informações acabam sendo distorcidas ou ocultadas, então agora será apresentado o que de fato é o aquecimento global.

De maneira mais técnica e conceitual, o aquecimento global é basicamente o processo que faz com que a temperatura média da atmosfera e dos oceanos da Terra se elevem, e isso tudo acontece principalmente pela grande quantidade de gases que são emitidos e que acabam por intensificar o efeito estufa na terra. O principal causador dessa alta na emissão de gases é de fato a atividade humana, principalmente no que diz respeito a queima de combustíveis fósseis e mudanças diretas em como se usa a terra, como é o caso do desmatamento, por exemplo. Existem ainda outras fontes de emissão de gases secundárias, mas que acabam sendo um pouco menos significativas.

As causas do aumento da emissão de gases também sofrem efeitos diretamente ligados ao imenso aumento populacional que tem acontecido nos últimos tempos, o que é conhecido como explosão demográfica, o que acarreta consequentemente no aumento do uso e no maior desenvolvimento das mais diversas tecnologias, no crescimento econômico, mas também no maior uso de energias que tenham fontes poluidoras e em um estilo de vida que não é nem um pouco sustentável, onde a natureza é vista única e exclusivamente como uma matéria prima para ser explorada.

Ilustração de Aquecimento Global

Ilustração de Aquecimento Global

Os principais gases que são emitidos pelos seres humanos e que acabam intensificando o efeito estufa são o CO2, também conhecido como gás carbônico ou como dióxido de carbono e também p CH4, que é o metano. O que acontece é que esses gases, quando emitidos em excesso, acabam ficando concentrados na atmosfera e consequentemente proporcionam a obstrução da dissipação do calor da terra para o espaço, o que faz com que a temperatura aumente. Inclusive, esse aumento de temperatura vem sendo observado desde meados do século retrasado (século XIX), mas deve continuar aumentando e sendo observada enquanto esses gases citados continuarem sendo emitidos de maneira excessiva.

Todo esse aumento na temperatura terrestre e essa alteração na composição da atmosfera faz com que sejam desencadeadas alterações muito relevantes na Terra e em seus ciclos naturais, que podem ser observadas claramente. Essas modificações afetam os mares, seja a alteração química de sua água, na elevação do nível das águas ou até mesmo nas mudanças das correntes marítimas. A respeito da composição química, muitas vezes em mares é possível analisar mudanças como uma maior acidificação – que é a mudança do pH da água –, uma dessalinização = que é a retirada de sais e de outros tipos de minerais dos oceanos – ou ainda uma desoxigenação, que é um fenômeno que acontece e ocasiona a baixa concentração de oxigênio na água.

Efeito Estufa

Efeito Estufa

A emissão de gases juntamente com o aquecimento global como um todo faz também com que as estações e seus ritmos passem a ficar alterados, bem como ciclos de componentes para a vida terrestre, como é o caso do ciclo da água, do ciclo do carbono, no ciclo do nitrogênio entre outros. Elas causam também o derretimento das calotas polares – regiões cobertas de gelo – bem como o degelo de outros solos congelados e glaciares, o que afeta diretamente na modificação dos ecossistemas e também na redução da quantidade de água potável que está disponível na Terra, o que influencia diretamente na vida humana.

Assim sendo, outros vários fatores acabam se tornando irregulares, como é o caso dos regimes de chuvas e de ventos, o aumento da tendência a desertificação de locais que sempre foram floresta tropicais, além de maiores incidências de secas e de enchentes, onde tudo fica mais agravado. A intensidade da ocorrência de tempestades e de outros fenômenos climáticos também aumenta, juntamente com as ondas de frio e de calor.

Muitas mudanças advindas do aquecimento global sobre a terra acabam sendo praticamente irreversíveis, já que elas afetam afetando sistemas biológicos, físicos e químicos do planeta, podendo assim durar muitos e muitos anos, ou até mesmo nunca mais voltarem ao que era, como foi dito anteriormente.

Nesse segundo caso, as mudanças acabam acontecendo de forma a desestruturar e modificar os ecossistemas em uma escala  grandiosa, o que acaba gerando consequências complicadas em relação aos mais diversos campos, principalmente ao de produção de alimentos, de suprimento e fornecimento de água, o que acaba influenciando também diretamente na produção de vários bens e serviços que são necessários para a humanidade.

Como é possível perceber, todos os efeitos do aquecimento global acabam sendo relacionados entre si, o que faz com que todos os impactos negativos desse problema sejam amplificados imensamente e produz  também outros fatores em potencial que intensificam ainda mais a situação.

Ainda que as mudanças relacionadas ao aquecimento global aconteçam de forma diferente em cada lugar do planeta, nenhuma região sai ilesa, sendo que a que tem maior prejuízo – ou seja, a área que está aquecendo mais rapidamente – é a região do Ártico. Em nenhum dos locais é possível prever o que exatamente todo esse aquecimento irá ocasionar, mas já se tem noção de que principalmente as regiões mais pobres irão sofrer mais severamente, já que elas são as que contam com menos recursos para se adaptarem.

Aquecimento Global em Área Ártica

Aquecimento Global em Área Ártica

Mesmo que hoje a emissão de gases fosse cessada, a temperatura da terra ainda iria continuar se elevando por alguns anos, já que os efeitos dos gases não tem a capacidade de se manifestar de maneira imediata, ficando assim ativos por bastante tempo. Porém, essa interrupção emissão de gases é utópico, assim como a redução drástica dos mesmos também dificilmente acontecerá tão cedo, e dessa forma, as consequências mais graves ganham ainda mais força para acontecer verdadeiramente.

Como O Aquecimento Global Influencia Os Seres Humanos

Como já foi apresentado acima, as consequências do aquecimento global são realmente pesadas e sérias, e ainda assim muitas pessoas ignoram e não dão atenção, bem como o governo, que também deveria estar totalmente ligado a busca por soluções em relação a esse problema, e acaba muitas vezes fechando os olhos para isso, o que faz com que cada vez isso se agrave mais e mais.

O que muitas pessoas deixam também de levar em consideração, é que o aquecimento global influencia também diretamente a população humana, principalmente em aspectos ligados a maior ocorrência de catástrofes naturais, maior propagação de doenças infecciosas, além de pessoas mais vulneráveis a esse tipo de doença, o que deixa todos menos produtivos e até mesmo mais desnutridos, já que existem estudos que apontam que cada vez que a média da temperatura mundial aumenta um grau Celsius, a produção de itens como trigo e arroz caem entre seis e dez por cento.

Outros fatores que acabam sendo agravados em decorrência do aquecimento global são a baixa na expectativa de vida além do aumento de doenças como o câncer e de problemas como o aborto.

É necessário que todas as pessoas passem a se responsabilizar mais por esses problemas que atingem o planeta, e que cada um faça sua parte, principalmente que as autoridades trabalhem tanto na conscientização, quanto colocando de fato a mão na massa pensando em alternativas de como trabalhar para reduzir o máximo possível esse problema e suas consequências.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.