Preconceitos Sociais

Preconceito Social – O Que é?

Quando se fala em preconceito é bem comum que pensemos em diversos tipos de preconceito antes do social. Muitos talvez nem saibam que existe um tipo de preconceito social. Esse tipo de discriminação tem a ver com o poder aquisitivo de uma determinada pessoa assim como a sua posição social, acesso a renda, nível escolar e padrão de vida.

Um preconceito que está arraigado no dia a dia do nosso país, no cotidiano ocorrem muitas demonstrações desse tipo de discriminação. Podemos exemplificar como quando uma pessoa é discriminada devido as roupas que usa, roupas que não são de grife ou caras. Também podem ser considerados como preconceitos sociais distinguir uma pessoa pela sua moradia, condição financeira, sexo, estilo de vida entre outros.

Sala de Aula

Um dos ambientes em que melhor se observa o fenômeno do preconceito social é a sala de aula em que visivelmente se formam grupos. Embora seja natural que as pessoas se agrupem em grupos menores que o grupo geral também é bastante prejudicial quando dos grupos passa a discriminar outro que pensa de forma diferente ou mesmo que não tem as mesmas condições financeiras.

Vestuário

Existe ainda um forte preconceito social ligado a forma como uma pessoa se veste. Perceba que uma pessoa que chega com roupas simples e bastante usadas acaba chamando a atenção negativamente dos demais. Numa loja, por exemplo, os funcionários tendem a não querer atender essa pessoa esnobando no sentido de pensar que ela não tem dinheiro para realizar uma compra ou ainda que se trata de alguém que quer roubar.

Preconceito Social X Preconceito Financeiro

O preconceito social não pode ser visto meramente como um preconceito financeiro, pois não se baseia somente no fato de a pessoa julgada pelos demais não ter dinheiro. A discriminação vai mais além uma vez que a pessoa é vista como sendo inferior pelo fato de não ter tido uma boa educação na visão de quem sempre teve uma vida abastada. Uma pessoa que teve uma infância simples e que acabou ganhando muito dinheiro quando jovem pode continuar sendo vítima de preconceito uma vez que não teve a mesma educação que os demais que compõem o seu novo círculo social.

Violência

Embora seja motivado pela situação econômica esse tipo de preconceito também gera uma espécie de violência. Quem discrimina outras pessoas por sua condição financeira e social está manifestando o ódio que sente por aquele que é diferente e que não faz parte do seu círculo social. Quando uma criança é vítima desse tipo de preconceito por colegas ricos na escola, por exemplo, tende a desenvolver um sentimento de inferioridade assim como pode acontecer com adultos.

Preconceito no Brasil

Embora o Brasil goste de vender uma imagem de país em que todo mundo convive pacificamente juntos e no qual não existem problemas sociais não se pode negar que existem diversas formas de preconceito. O preconceito social ou de classe é um dos que mais são manifestados no dia a dia e que mais se camuflam.

Por exemplo, observe a forma como as empregadas domésticas foram tratadas por anos sem ter seus direitos reconhecidos devidamente (algo que melhorou em parte com as mudanças nas leis do trabalho). Mas, muito mais do que ter direitos trabalhistas essas pessoas que ajudam na educação dos filhos de seus patrões acabam muitas vezes esquecidas em escondidos quartinhos dos fundos.

Ainda hoje existe uma ideia de que a empregada é tratada como uma pessoa da família somente porque tem o benefício de poder dormir no serviço. Contudo, não pode se sentar na mesma mesa que os patrões e nem mesmo participar de comemorações em família. Os empregados domésticos são pessoas invisíveis para muitas famílias.

Discriminação Estudantil

Como já foi citado aqui o ambiente estudantil é um dos favoráveis para o desenvolvimento desse tipo de preconceito social. Isso porque é um ambiente em que muitas pessoas diferentes e com origens distintas convivem. Atualmente, muito mais jovens de origem humilde tem conseguido ter acesso ao ensino superior – seja as universidades federais ou então nas particulares por meio de bolsas.

Os dois ambientes eram de domínio das classes A e B, faz pouco tempo que pessoas das classes C e D tem entrado neles e como se pode imaginar a convivência tem sido conflituosa. Os menos abastados precisam mais do que os seus colegas provar todos os dias que tem o direito de lutar por uma vida melhor e estudar.

A graduação numa universidade se mostra como um objetivo cercado de desafios como conseguir entrar na universidade, se manter custeando o material e o transporte além de suportar os olhares discriminatórios de quem acredita que mais colegas da escola cara e particular deviam ter entrado no curso ao invés de cotistas da escola pública.

Segregação

Foi uma grande conquista que pessoas com menos condições financeiras pudessem estudar e ingressar em boas universidades, porém, ainda existe a necessidade de se desfazer a segregação que as cotas ainda criam. Os jovens oriundos das escolas públicas deveriam receber um ensino de qualidade de maneira que pudessem ter as mesmas chances que estudantes das escolas particulares.

Assim não seria mais necessário se valer de cotas para ingressar no ensino superior e receber os tais olhares dos outros colegas. As diferenças sociais promovidas pelo dinheiro continuarão a existir, mas é importante que encontrem caminhos para combater esse problema e garantir que as pessoas que lutam tanto para vencer as dificuldades da falta de dinheiro não precisem passar por mais isso.

Você Tem Preconceito Social?

Pense com sinceridade se você já discriminou alguém pela roupa que a pessoa usa ou mesmo por ela não ter um carro ou andar num carro velho. Todo forma de diferenciação que se baseia nas condições financeiras sociais dessa pessoa podem ser enquadradas como preconceito social.

Agora pense até que ponto faz realmente diferença a questão do dinheiro e a família de que essa pessoa é proveniente no que diz respeito aos seus sentimentos e a forma como ela se relaciona com o mundo. Somos todos seres humanos da mesma forma.

O preconceito está em toda parte e pode ser por muitos outros motivos, além da cor da pele ou da religião. Um dos tipos de preconceito mais comuns atualmente é o social, em que se discriminam as pessoas de classes sociais mais pobres. O grande cerne da questão está em acreditar que pessoas que têm menos dinheiro ou posição social são inferiores. Como todo tipo de preconceito se baseia apenas numa condição que não interfere diretamente no caráter da pessoa, ou seja, julgar alguém apenas por não ter um carro do ano, não faz o mínimo sentido.

Preconceitos Sociais

Preconceitos Sociais

A discriminação é feita de várias formas diferentes, e um exemplo claro disso, mas muito triste, é como jovens de classes altas maltratam e até matam pessoas que vivem na rua apenas por diversão e por acreditarem que não há nada de errado em por fogo em alguém que é pobre e não tem onde morar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.