Perigo Das Plantas Tóxicas Para o Organismo Humano

Ao longo de milhões de anos, as plantas desenvolvem formas ardilosas para afastar animais famintos. Neurotoxinas mortais, espinhos capazes de perfurar pneus de carro e enzimas digestivas poderosas são apenas alguns exemplos do perigo existente nas plantas tóxicas. O verão é a época perfeita para estar fora com seus filhos no quintal e jardim. Mas você já verificou as espécies em seu jardim para certificar do que é seguro para os pequeninos? Algumas plantas ganhadas de presente durante o berçário podem ser perigosas.

Interessante notar que até mesmo os animais de estimação correm o risco de sofrerem prejuízos para a saúde em consequência do nível tóxico de alguns tipos que podem estar presentes no jardim. A cada dia que passa os cientistas descobrem produções tóxicas produzidas por diversas espécies, surpreendendo o mundo e modificando o modo de produção no sentido de escapar do envenenamento.

01 – Planta De Jarro Gigante: Nepenthes Attenboroughii

Espécie descoberta há cinco mil metros acima do nível do mar, no Monte Victoria, nas Filipinas. A planta de jarro carnívora segrega uma substância como néctar para atrair presas inocentes em piscinas de enzimas tóxicas e ácidos. O diâmetro da planta de trinta centímetros é grande o suficiente para capturar roedores azarados, embora os insetos representem a refeição mais comum. Plantas carnívoras, dos quais existem cerca de seiscentas espécies diferentes, tendem a crescer em deficientes ambientes, obtendo os nutrientes de vítimas em decomposição.

Planta De Jarro Gigante: Nepenthes Attenboroughii

Planta De Jarro Gigante: Nepenthes Attenboroughii

02 – Planta Mamona: Ricinus Communis

Mamona, plantas que podem ser compradas em quase todas as floriculturas, apesar de possuir ricina. Jardineiros interessados em se livrar do mal podem arrancar as sementes fora da planta, nas quais as ricinas são armazenadas. Em 2008, autoridades do FBI descobriram a toxina existente em quartos de hotel de hotéis situados em Las Vegas, implantados pela KGB no sentido de envenenar membros da oposição norte-americana.

Este veneno tem sido amplamente utilizado como uma toxina nociva se ingerida, causando diarreia, náuseas e irregularidades cardíacas potenciais. Ingestão de várias sementes de mamona-pode levar à morte.

Planta Mamona: Ricinus Communis

Planta Mamona: Ricinus Communis

03 – Cicuta Douglasii: Paralisia Respiratória

Considerada como a mais violenta planta tóxica que cresce na América do Norte. A cicuta água contém toxina que prejudica o sistema nervoso central do ser humano, causando convulsões – que incluem perda de consciência, contrações musculares e morte. A história aponta que o filósofo grego Sócrates teria se matado na prisão com veneno de Cicuta. As espécies podem gerar a paralisação do sistema respiratório. Espécies membra da família das cenouras.

04 – Eupatorium Rugosum: Álcool Insaturado

Cada parte desta planta perene contém álcool insaturado que pode causar tremores musculares em animais antes de matá-los. As pessoas estavam tentando de maneira desesperada ao longo do século XIX descobrir o que estava envenenando os animais. Não foi entendido até a virada do século, quando o Departamento de Agricultura dos EUA identificou a causa nas espécies florais.

05 – Aconitum Napellus e Asfixia

A planta roxa vibrante, encontrada no quintal dos jardins, está carregada com o alcalóide venenoso acônito, que tende a causar asfixia nos seres humanos. Necessário muito cuidado e experiência por parte do produtor para fazer a administração deste tipo de cultura.

06 – Mala Mujer: Cnidoscolus Angustidens

Encontradas em partes do sudoeste mexicano, está coberta de espinhos desagradáveis, que podem ser transformados em arame farpado improvisados, principalmente quando a espécies se sente ameaçada.

O perigo real, no entanto, vem da cáustica, seiva leitosa que pode escapar da planta, uma característica comum entre muitas plantas do gênero. Pode causar irritações cutâneas dolorosas nos olhos, principalmente ao longo prazo.

07 – Oleandro: Perigo Ao Toque e à Digestão

Uma das plantas com maior nível tóxico, cada pedaço da espirradeira é prejudicial. Os sintomas típicos de ingestão incluem: Mudança na frequência cardíaca, náuseas, vômitos e reações no sistema nervoso, tais como tremores, convulsões e colapso. A ingestão de uma única folha provou ser fatal para bebés ou crianças. Tocar nas plantas no momento de libertação do néctar pode levar às transferências o para a boca, proporcionando assim efeitos prejudiciais.

08 – Lírio Do Vale e Hortênsias: Perigoso Para Ingerir

Lírio do Vale são flores brancas perfumadas encontradas na sombra em áreas úmidas. As pequenas unidades em forma de sino podem causar náuseas, vômitos, dor e diarreia, quando ingeridos em grandes quantidades. Irregularidades de coração representam problemas consideráveis.

Hortênsias possuem cores como rosas, azuis ou brancas. Arbustos floridos são utilizados em paisagismo e como flores de corte. As flores devem causar dor de estômago se ingeridas, gerando assim, coceira, fraqueza e suores, bem como possíveis quebra na circulação do sangue do corpo.

09 – Peônias e Vômitos

Estas belas flores pode chegar a até treze centímetros de diâmetro e aparecem em todos os tons de vermelho, rosa e branco. Comumente cultivada em jardins, a ingestão pode resultar em vômitos e batimento cardíaco acelerado.

10 – Narciso: Cuidado Com a Cor Amarela

As lindas flores amarelas possuem lâmpadas que podem ser tóxicas. A ingestão pode causar náuseas, dor de estômago, cólicas e diarreia. As lâmpadas são confundidas com cebola, problema comum, principalmente entre os leigos.

11 – Azaleias: Paisagismo e Veneno

Arbustos de paisagismo comuns com belas flores. As folhas e o néctar de mel são feitos a partir de flores, ambos são considerados tóxicos se ingeridos e podem causar batimentos cardíacos irregulares, aumento da salivação e náuseas.

12 – DELPHINNIU e Veneno

Apresenta flores azuis e brancas e são utilizadas com frequência pelos floristas para representar o amor. A flor tem sido usada para fins medicinais e para repelir pragas, mas o consumo em grandes quantidades pode ser venenoso mesmo aos organismos humanos.

13 – WISTERIA Tóxica

Esta cascata azul, rosa ou flor branca é encontrada de forma predominante nas regiões do Sul e Sudeste. Ela cresce principalmente em trepadeiras lenhosas e podem ser vistas subindo em árvores ou caramanchões. A ingestão da planta que pode causar: Náuseas, vômitos, cólicas e diarreias.

14 – Crisântemo: Perigoso Para Animais De Estimação

Essas flores aparecem em uma variedade de cores (vermelho, amarelo, branco, roxo, variado). Para as crianças, tocar nelas pode causar reações alérgicas na pele. Para os seus animais, no entanto, a ingestão pode ser muito prejudicial, causando náuseas, vômitos, diarreia e falta de coordenação.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.