Os Cursos de Tecnólogos

O mercado de trabalho brasileiro está em franco processo de crescimento o que faz surgir uma diversificação das áreas de atuação exigindo uma maior especialização dos profissionais, ou seja, o tipo de ocupações de segmentaram criando uma demanda por profissionais qualificados para atuarem nesses segmentos específicos.

Esse cenário abriu espaço para o crescimento dos cursos de tecnólogos em todo o Brasil, que são cursos de nível universitário, que seguindo as tendências do mercado estão mais focados na aplicação da prática e com duração menor. Neste artigo nós vamos falar sobre os cursos de tecnólogos, seu histórico, área de atuação, mercado de trabalho e as diferenças entre o curso tradicional e o curso de tecnólogo.

O que é um tecnólogo?

Os Cursos de Tecnólogos

Os Cursos de Tecnólogos

Diferente do que ainda muitos possam pensar, tecnólogo não é um profissional que trabalha com tecnologia ou que possui um curso técnico. O tecnólogo é um profissional com formação de nível universitário, em curso de graduação de tecnologia em diversas áreas. A graduação de tecnólogo, no entanto, é um curso superior de formato mais compacto que os tradicionais, e visa formar profissionais que vão preencher necessidades específicas do mercado de trabalho, atendendo uma demanda gerada pelo desenvolvimento e evolução do mercado de trabalho.

Habilitação em tecnólogo

Mercado

Mercado

O curso de graduação em tecnólogo tem uma grade curricular focada específicamente para o mercado de trabalho, dispensando as disciplinas mais genéricas e abrangentes, de forma que sua duração é menor, durando de 2 a 3 anos.

Para ingressar num curso de graduação de tecnólogo o candidato também deverá prestar vestibular, e também a pessoa que conclui o curso de tecnólogo recebe um certificado de conclusão de curso de graduação em nível superior exatamente como quem conclui o curso de graduação tradicional, com direito a seguir os estudos realizando cursos de especialização, pós-graduação, mestrado e de doutorado de acordo com suas áreas e interesse.

Áreas de atuação

Nível

Nível

O tecnólogo surgiu no setor tecnológico, porém logo o termo passou a definir o profissional de diversas outras áreas em que a metodologia aliada a conhecimentos de nível superior são necessárias, assim o tecnólogo hoje é um profissional capacitado para atuar em diversas áreas como: tecnólogo em gestão ambiental, tecnólogo em comércio, tecnólogo em turismo, tecnólogo em comunicação, tecnólogo em desenvolvimento e análise de sistemas, tecnólogo em processos gerenciais, tecnólogos em sistemas para internet, tecnólogo em automação industrial, tecnólogo em logística, tecnólogo em processos gerenciais, além de outros cursos.

Mercado de trabalho para os tecnólogos

Os cursos de tecnólogo atendem uma demanda do mercado, assim apesar de ainda existir uma certa resistência por parte de algumas empresas a cerca dos profissionais com essa formação, o mercado vem se abrindo, e um grande percentual de ofertas de emprego vem sendo preenchidas por profissionais com essa formação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.