Novo Modelo de RG Chegará em Breve

O Novo Modelo

Novo Modelo de RG Chegará em Breve

Novo Modelo de RG Chegará em Breve

A partir de dezembro de 2010 teremos um novo modelo de RG, que promete agilizar nossas tarefas diárias e centralizar os documentos. O novo modelo que o documento deve ter foi definido pelo Comitê Gestor do Registro de Identidade Civil (RIC).

O novo documento de RG será um cartão com chip. Os dados que deverão constar sobre a pessoa nesta nova versão são o nome, o sexo, a nacionalidade e naturalidade, uma foto, a data de nascimento, a filiação, a assinatura e a impressão do indicador direito.

As informações obrigatórias sobre o documento são o local e a data da expedição, o órgão que emitiu o documento, e a data de validade do cartão de identidade.

Detalhes do Novo Documento

Fotos

Fotos

De acordo com o Ministério da Justiça, que também é coordenador do Comitê Gestor do Registro de Identidade, os números antigos do RG e do CPF não precisarão constar obrigatoriamente do novo documento, mas podem ser adicionados ao cartão sem problemas.

O cartão ainda conterá um campo para observações. Uma das informações que o Ministério diz que poderá ser inclusa no campo é a preferência da pessoa quanto a doação de órgãos ou até mesmo o tipo sanguíneo, facilitando o acesso a essas informações importantes em um momento de precisão.

Outro objetivo do RIC é seguir o padrão internacional para ser compatível com vários mecanismos de identificação usados em diversos lugares do mundo. Para isso o documento adotará o uso de um código MZR, que consiste em três linhas preenchidas com uma combinação de letras e números.

Com este novo padrão transitar em locais de grande circulação em países estrangeiros ficará muito mais rápido, devido à padronização. Além disso até a circulação dentro do Brasil em locais como estádios de futebol e aeroportos ficará mais fácil.

Calendário da Implantação

Objetivo

Objetivo

O objetivo do Ministério da Justiça e do Comitê Gestor de Registro de Identidade é conseguir substituir completamente o modelo atual do documento em até 9 anos, ou seja, até 2020 todos os brasileiros já seriam portadores do novo modelo de documento.

Os detalhes da implantação, como o calendário previsto para a mudança e se a substituição irá seguir uma estratégia de acordo com a idade, região ou outro critério serão divulgados durante a próxima reunião do Comitê Gestor de Registro de Identidade, que está prevista para os dias 14 e 15 de setembro.

Nesta reunião será divulgado também o custo total do projeto até agora e a previsão de custo até o término da implantação. O novo documento facilitará a identificação das pessoas. Como tem chip, futuramente outros documentos como CPF poderão ser unificados sem provocar um impacto muito grande no atual sistema de identificação nacional.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.