Protocolo de Kyoto

O mundo discute a preservação do Planeta

Muitos são os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. O Protocolo de Kyoto é um destes acordos que busca diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos por todos os tipos de atividades humanas que realizam a queima do carbono e de outros gases. São milhares as teses levantadas sobre o efeito estufa, o aquecimento global, as chuvas ácidas, enfim, todos estes efeitos conseqüências do processo de desenvolvimento dos países de todo o mundo.

Brasil

Brasil

As regras não são iguais para todos

Não esqueça que em países como o Brasil em desenvolvimento e com uma grande reserva de floresta tropical, no caso a maior reserva de floresta do mundo ainda não receberam metas de redução, mas outros países especialmente os já desenvolvidos receberam altas taxas de redução de agentes poluidores do ar. São mais ou menos doze anos desde a sua discussão e negociação, em Kyoto, no ano de 1997. Mas de alguns anos pra cá a emissão de gases foi comprovada por estudiosos da NASA e de outras organizações que fazem o controle da qualidade doa ar no Planeta e em cada região mais especificamente. Se o Protocolo de Kyoto for rigorosamente cumprido estima-se que a partir de 2010 os feitos serão sentidos no Planeta.  O Brasil assinou o acordo em 29 de abril de 1998.

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto

Causas do efeito estufa

As principais causas do efeito estufa para a maioria dos estudiosos é a utilização de combustíveis derivados de carvão e petróleo cuja queima libera o dióxido do carbono na atmosfera. As florestas têm a capacidade de transformar através da fotossíntese o carbono em oxigênio, mas as reduções das reservas florestais do mundo intensificam ainda mais a gravidade da situação. Desafios como a utilização de biocombustíveis, a utilização de filtros antipoluentes nas descargas de automóveis e nas chaminés das fábricas são desafios que começaram a ser enfrentados nesta última década. O efeito estufa ocorre naturalmente na atmosfera embora a situação nos dias de hoje tenha agravantes importantes que são as grandes quantidades de emissão de gases poluentes lançadas diariamente.

Países

Países

Novo acordo em 2012

O Protocolo de Kyoto se expira em 2012, mas outros acordos já estão sendo discutidos com o objetivo de substituir o atual tratado. Estes acordos internacionais são assinados pelos governantes de um País, mas a consciência de cada cidadão deve levar a cada um buscar alternativas e maneiras de contribuir nas coisas práticas do dia a dia como a utilização de transportes não poluentes como os metros, as bicicletas, os passeios a pé, a carona solidária, enfim, qualquer iniciativa vem a somar na qualidade de vida do Planeta. A manutenção da vida sobre o Planeta está nas mãos de todos. Cada um contribuindo de alguma forma o conjunto de pequenas ações garantirá mais qualidade de vida da população e do Planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.