Principais Guerras Mundiais

A guerra é uma das formas mais utilizadas pelo homem para determinar seus domínios além de questões financeiras. Podemos dizer que ao longo do tempo as guerras travadas tiveram em essência os mesmos motivos, ou seja, poder e dinheiro. O que vai mudando com o tempo é a forma de poder e dinheiro que se disputa. A seguir vamos falar um pouco sobre as principais Guerras Mundiais da história. Continue lendo e saiba mais.

Quais Foram as Principais Guerras Mundiais

Grécia Antiga

Um dos assuntos mais estudados em relação a Grécia Antiga é com certeza as guerras que aconteceram ao longo dos anos. Confira abaixo quais foram as principais guerras da Grécia Antiga:

Guerra de Tróia – 1300 e 1200 a.C

A Guerra de Tróia se deu entre gregos e troianos, de acordo com a mitologia o motivo do conflito foi que o Príncipe Páris de Tróia seqüestrou Helena que era a esposa do rei Menelau. Quando Páris foi a Esparta para negociar a paz acabou se apaixonando por Helena e a levou embora o que desencadeou a guerra. Através do mar Egeu mais de Mil navios foram enviados para Tróia.

Não se tinha certeza se a guerra realmente havia acontecido ou se era apenas parte da mitologia grega. Arqueólogos encontraram na região da Turquia os restos da cidade de Tróia que foi queimada pelos gregos. Entretanto acredita-se que o motivo real da guerra foi a disputa por rotas comerciais e não amor.

Tróia foi cercada pelos gregos por 10 anos até que Odisseu sugeriu presentear a cidade de Páris com um cavalo cheio de guerreiros. A ideia era transpor os portões de Tróia que eram impossíveis de atravessar. Tróia foi queimada e nessa disputa Aquiles, o maior herói troiano foi morto quando lhe acertaram o calcanhar.

Guerras Médicas (490 a.C e 480 e 479 a.C)

As Guerras Médicas também são conhecidas como Guerras Greco-Persas, Guerras Greco-Pérsicas ou Guerras Persas. As guerras podem ser divididas em duas fases a 1 ª Guerra Médica, em 490 a.C e a 2 ª Guerra Médica entre 480 e 479 a.C. Consistiram em conflitos entre gregos e persas.

Roma Antiga

As principais Guerras relacionadas com a Roma Antiga são as Guerras Samnitas (343 – 290 a.C.), as três Guerras Púnicas ocorridas respectivamente em 264 – 241 a.C., 218 – 202 a.C. e 149 – 146 a.C.. Também foram importantes as guerras macedônicas de 215 – 168 a.C., Guerra civil de Sulla (82 – 81 a.C.), Guerras da Gália (58 – 50 a.C.) entre outras.

Diversas outras guerras aconteceram além dessas, mas quando se trata da Antiguidade essas são as principais guerras. A seguir vamos fazer um compilado a respeito das Grandes Guerras Mundiais ocorridas no século XX.

As Grandes Guerras Mundiais

O Século XX e as Grandes Guerras Mundiais

Quando o assunto são as Guerras Mundiais é impossível não pensar no século XX. As consequências dessas guerras estão presentes em nosso dia a dia até hoje. O que diferenciou essas guerras das demais foi a tecnologia bélica desenvolvida e utilizada nas duas.

Foi por meio dessas guerras que o mundo conheceu a devastação de uma bomba nuclear pode causar. Além disso, essas guerras deram origem a conflitos muito significativos como a Guerra Fria e o conflito que persiste entre Israel e Palestina. Se os Estados Unidos são hoje a principal potência econômica devem isso as guerras já que cresceram através da sua indústria bélica.

1ª Guerra Mundial (1914-1918)

Contexto

Foram vários os motivos que desencadearam a 1ª Guerra Mundial, os principais foram imperialismo, corrida armamentista, nacionalismo e alianças. O estopim para o início da guerra foi o assassinato do arquiduque austro-húngaro Franz Ferdinand que era o herdeiro do trono. Dentre os principais países europeus envolvidos nessa guerra estavam Sérvia, Alemanha, Rússia, Áustria, Inglaterra, Bélgica, França entre outros.

Como Aconteceu

As alianças feitas entre os países que participaram da Guerra foram duas: Tríplice Aliança que era formada pela Alemanha, Império Astro-Húngaro e Itália e a Tríplice Entente que era formada pela Rússia, França e Inglaterra. Isso acabou gerando uma situação hostil entre os países europeus.

Como as nações desconfiavam cada uma da outra houve uma corrida armamentista. Foi no dia 28 de julho de 1914 que o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia e isso fez com que as nações aliadas se manifestassem em favor do seu lado. Basicamente até o fim do mês de agosto 08 declarações de guerras foram feitas.

Até chegar ao fim da Guerra outros países entraram no conflito, até mesmo o Brasil participou em outubro de 1917. A guerra teve fim em 1918 e podemos dizer que a Tríplice Entente foi a vencedora embora a maioria dos países tenha perdido muito na guerra.

2ª Guerra Mundial

Contexto

A Segunda Guerra era apenas uma questão de tempo após o término da primeira. A Alemanha estava motivada a iniciar uma nova guerra devido a todas as sanções que sofreu pelo Tratado de Versalhes redigido pelos países que haviam vencido a primeira disputa.

Nesse contexto os discursos nazistas proferidos por Adolf Hitler, o Füher ganharam todo sentido para os alemães que haviam sido humilhados. A Itália passava por uma grande crise financeira que parecia ser remediada pelas ideias extremistas de Benito Mussolini, il Duce e o seu fascismo. O grande objetivo dos dois líderes era a expansão de suas nações.

O Eixo

Como tinham ideologias bem parecidas Alemanha e Itália se unem formando o chamado Eixo. Em 1940 o Eixo é completado pelo Japão. O começo oficial da guerra foi em 1º de Setembto do ano de 1939 quando mesmo tendo firmado um tratado de não agressão com a URSS a Alemanha invadiu território da Polônia.

A Alemanha se mostrou uma verdadeira máquina de guerra vencendo muitas nações e conquistando muitos territórios. A Itália também se destacou nas batalhas. A partir de 1941 EUA e URSS entraram na guerra. Em dezembro desse ano o Japão atacou a base de Pearl Harbor nos EUA.

No mês de julho de 1943 os Aliados atacaram a Itália e provocaram a queda de Mussolini. No chamado Dia D quase um ano depois norte-americanos e ingleses chegaram as praias da Normandia, França que estavam ocupadas por alemães e em agosto de 1944 a cidade de Paris foi libertada.

No dia 7 de maio de 1945 os EUA atacam as cidade japonesas de Hiroshima e Nagasaki com duas bombas atômicas. O ataque ocorreu mesmo depois que o Japão já havia se rendido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.