Por Que Muçulmanas Usam Véu?

O conjunto de vestimentas das mulheres muçulmanas recebe o nome de hijabe ou hijab. De acordo com a doutrina do Islã o hijab é a vestimenta que oferece a mulher a privacidade, modéstia e moralidade de que ela necessita. É normal que a palavra hijab seja usada para se referir ao véu, mas na verdade ele se refere ao conjunto que forma a vestimenta.

O hijab é usado pelas mulheres que seguem a doutrina islâmica inclusive por aquelas que moram nos países ocidentais. Contudo, existem variações nessa vestimenta que pode ser uma burca como no caso do Talibã afegão ou no véu da Turquia. O uso do hijab é obrigatório na Arábia Saudita e na República Islâmica do Irã bem como em governos regionais de outros países como é o caso da província de Achém na indonésia.

O Que Significa Hijab e Porque é Usado

A palavra vem do árabe e quer dizer “cobertura”, pode significar ainda “proteger de estranhos”. O uso dessa vestimenta foi decretada para proteger a modéstia e a honra da mulher muçulmana. A justificativa para tal uso está no seguinte trecho do Alcorão Sagrado:

“Cquote1.svg  Ó profeta, dizei a vossas esposas, vossas filhas e às mulheres dos crentes que quando saírem que se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que se distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo   Cquote2.svg”

— 33.ª Surata, Al-Ahzab, versículo 59

Esse versículo foi revelado por Deus ao seu Profeta Maomé e tem como objetivo dizer que a mulher muçulmana deve se cobrir com as suas mantas quando sair do seu lar para que os seus atrativos fiquem escondidos de maneira que ela não seja incomodada. A mulher que se cobre é uma mulher casta e honrada de maneira que os homens não se atreveriam a lhe incomodar.

O Uso do Véu

O mais curioso é que o hijab que causa tanta comoção no ocidente já não é tão importante para algumas correntes de muçulmanos. Algumas mulheres não usam o véu nem para a celebração religiosa realizada as sextas-feiras. O uso do véu é uma questão pessoal e o que realmente importa é o motivo que leva a mulher a escolher usá-lo.

Os Diferentes Véus Islâmicos

Hijab

A palavra “hijab” vem do árabe “hajaba” e significa esconder, ocultar dos olhares. Esse tipo de véu é aquele que esconde o cabelo, as orelhas e também o pescoço. O rosto ainda permanece visível com o uso do hijab. Em geral esse véu é usado junto com uma túnica ou então um casaco impermeável. O seu uso é promovido pela Irmandade Muçulmana que possui vínculos políticos com o Islã.

O uso do hijab é disseminado no mundo muçulmano e pode substituir o uso de roupas tradicionais ligadas a época romana como o “haik”, comum no norte da África, que é uma peça grande de lã ou algodão que pode ter 5 m por 1,6 m e que esconde o formato do corpo bem como rosto.

O véu ainda pode ser chamado de “litham” (aquele que esconde o nariz) ou “khimar” que é um termo mais genérico que se refere a todo e qualquer véu que cubra a cabeça. Normalmente esse véu chega até a cintura como uma manta, um chalé ou uma echarpe.

Burca

A “burca” é uma das vestimentas muçulmanas que mais chocam o ocidente, pois consiste num longo véu marrom ou azul que cobre toda a cabeça e o corpo da mulher, os olhos ficam escondidos através de uma rede que oferece uma visão limitada do mundo pela mulher. Essa vestimenta teve origem como traje tradicional das tribos pashtuns do Afeganistão. O regime talibã do Afeganistão tornou o uso da burca obrigatório e por isso essa vestimenta se tornou um símbolo desse regime autoritário no ocidente.

Niqab

O “niqab” é um tipo de burca árabe que acabou se disseminando por influência wahabita. Basicamente consiste num longo véu que ainda tem um pedaço de tecido em que apenas os olhos ficam de fora. Tem algumas mulheres que usam o niqab com óculos e luvas. O nome dessa busca vem da palavra árabe “naqaba” e quer dizer “esburacar” sendo que os tecidos podem ter buracos para deixar os olhos livres.

Chador

A vestimenta conhecida como chador (vem do persa “chaddar”) é usada pelas mulheres muçulmanas do Irã. A peça cobre todo o corpo e é composta por um pedaço de tecido semicircular que é aberto na frente e que não tem espaço para as mãos e nem mesmo onde fechar. Pode ser fechado com as mãos ou com os dentes, ainda pode ser envolvido nas extremidades em volta da cintura.

Por Baixo do Véu

Muitos se perguntam como é a mulher muçulmana por baixo do véu e em alguns países as mulheres são muito vaidosas e estão muito bem arrumadas por baixo das suas mantas. Obviamente em países de regime mais duro como o Afeganistão as mulheres não podem se preocupar tanto com a aparência.

Preconceito

Usar o véu muçulmano em países ocidentais pode ser um grande desafio em especial depois dos ataques terroristas realizados na França em 2015. Os muçulmanos são vistos com desconfiança e assumir o uso do véu pode representar certa dificuldade na vida social dessas mulheres.

Contudo, ainda assim muitas mulheres ainda tem lutado pelo seu direito de usar o véu. O que para os ocidentais parece ofensivo a mulher é interpretado como uma segurança e respeito a Deus por muitas dessas mulheres. É bastante difícil para os ocidentais compreenderem o uso de vestimentas como véu, burca e afins, no entanto, para os muçulmanos, deve ser impactante de alguma maneira o modo de vestir ocidental.

Em 2011 a França gerou polêmica ao aprovar através do seu senado a proibição do uso da burca e niqab em espaços públicos. A verdade é que o véu islâmico muito mais do que uma vestimenta é cultural e sempre irá gerar algum estranhamento em que está de fora. Devemos tentar olhar para além do véu e nos voltar pela busca de mais direitos para a mulher.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.