Países Socialistas: Conheça

Antes de falarmos dos países que são socialistas neste momento da história, vamos definir melhor esse sistema político e econômico. Isso mesmo, se trata de um sistema como o capitalismo, que prevalece na maioria dos países do mundo.

O socialismo é um sistema econômico e político com algumas características similares ao do comunismo, que tem como visão geral a igualdade da sociedade. Na prática quem passa a ter os poderes da nação em que o comunismo é colocado em prática é classe trabalhadora.

Na verdade, somente passando pelo socialismo é possível se tornar um país comunista, dizem os especialistas. Seria a fase de transição, que tiraria o poder da sociedade que o controla e dividiria entre os trabalhadores, que fariam Estado e dirigentes, que deixariam de existir.

As Características do Socialismo

Para entender melhor o socialismo vamos ver as suas principais características:

  • No capitalismo se observa as desigualdades sociais e não é só isso, a diferença entre uma pessoa que pertence a uma classe e a que pertence a outra é muito grande. No socialismo a organização social não permite que exista essa imensa diferença entre uma classe e outra.
  • As riquezas e as propriedades são divididas de forma igual, equilibrada, para que as pessoas, todas elas, tenham um estilo de vida justo.
  • As desigualdades sociais já existem há muito tempo e foram tema para estudos de muitos filósofos, que buscavam uma forma de vida em uma sociedade em que as pessoas tivessem as mesmas condições.
  • No socialismo a busca pela igualdade não se limita somente aos direitos, mas também, aos deveres. Vale ressaltar que não é possível precisar um momento em que a sociedade adotou o socialismo ou o comunismo.
  • Socialismo e comunismo ganhou mais evidência no mundo, na Europa, precisamente em Paris, no ano de 1840.
  • De acordo com o idealizador e pensador do socialismo, Karl Marx, o primeiro passo para implantar esse sistema é acabar com a classe burguesa. De acordo com o pensador ela só consegue enriquecer porque abusa do proletariado. Isso se faz no círculo de que ela contrata uma pessoa para trabalhar na sua empresa e em troca faz o pagamento. Mas, sem a burguesia, esses trabalhadores poderiam ir mais longe.
  • No socialismo a sociedade não tem classe sociais, uma vez que todas as pessoas possuem as mesmas condições de se desenvolver e de vida. Ganham o mesmo salário e fazem as mesmas despesas.
  • Os países que adotaram o socialismo no século XX foram: Cuba, China, Alemanha Oriental e a antiga União Soviética.
  • A experiência socialista que deu mais certo durante toda a história mundial foi em 1917, que aconteceu depois da Revolução Russa. Foram os bolcheviques que implantaram o sistema na União Soviética.
  • O sistema entrou em colapso diante de um mundo voltado para o acúmulo de riquezas e lucro. O país enfrentou muitas dificuldades.
  • A União Soviética começou a deixar o sistema socialista no final da década de 1980, no governo de Mikail Gorbachov. Ele começou a implantar um sistema visando a abertura tanto da economia quanto da política do país. E no mesmo momento, alguns países da Europa Oriental que eram socialistas também começaram a abandonar o sistema.
  • Se queremos falar de um país 100% socialista no mundo em 2014, o único é Cuba, que ficou sendo governada por anos por Fidel Castro, que passou o governo para o seu irmão Raúl Castro.
  • Cuba sendo um país socialista enfrenta um grande desafio, o bloqueio econômico dos Estados Unidos. Para manter o sistema, o governo vem usando ausência da democracia e a repressão.

As Correntes do Socialismo

O socialismo deu origem a várias correntes, sendo que as principais são: socialismo árabe, socialismo africano, socialismo democrático, comunismo, social anarquismo, socialismo utópico, social democracia, eco socialismo, socialismo revolucionário e socialismo de mercado.

Os Países Socialistas e Aqueles que são Uni Partidários

São países socialistas: a República Popular da China, Cuba, Coreia do Norte, República Democrática Popular do Laos e Vietnã. Lembrando que de todos eles, somente Cuba tem todas as reais características de um país socialista.

Como são os Países Socialistas da Atualidade

Falar que um país é socialista atualmente gera uma certa polêmica. Cuba, China, Coreia do Norte, Vietnã são considerados como tal, mas estudiosos garantem que é necessário fazer uma análise profunda. Segundo eles, cada país possui suas particularidades, o que faz ser muito genérico falar de país socialista.

A indústria do turismo, por exemplo, faz parte das características do sistema econômico do capitalismo, mas pode ser observada em Cuba. Porém, o Estado exerce um poder muito grande, principalmente, no planejamento, na educação e na saúde.

A China, que implantou o sistema econômico e político socialismo no ano de 1949 não copiou os moldes da antiga União Soviética. Para alguns especialistas, na verdade o país é dividido, de um lado o sistema econômico capitalista e do outro o sistema político socialista. O que caracteriza o socialismo é a participação dos trabalhadores na administração das empresas, a propriedade pública e o planejamento. Por outro lado, fazem parte do sistema capitalista: o salário, o lucro e a propriedade privada.

A Nova Ordem Mundial

Os estudiosos apostam que os países que ainda se intitulam socialistas podem ter visto na queda do país realmente socialista, União Soviética, uma necessidade de mudanças no sistema. O mesmo falando dos países do Leste da Europa. As mudanças devem ser lentas, com planejamento e agora o que chamam de Nova Ordem Mundial não tem a ver com o socialismo, mas o dinamismo da economia e da política do mundo todo.

Um país para entrar num sistema completamente diverso daquele que predomina o mundo porque está presente na grande maioria das nações, compromete-se, principalmente, com os bloqueios e a pressão que com
certeza virão.

Um processo de implantação do socialismo respeitando todas as suas características, deve representar um bloqueio com os demais países e um “fechar” as portas. A ideia da igualdade do socialismo entre a população parece estar ficando a cada dia mais longe da realidade e mais próxima a um sonho de muitas pessoas. Atualmente, o socialismo é aplicado em “pequenas doses”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.